Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37016
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-6077-5973
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Término do embargo: 2025-01-13
Título: Privação de sono em mulheres primíparas no pós-parto: impactos e repercussões na qualidade de vida
Autor(es): Esteves, Laura Teixeira
Primeiro orientador: Biagini, Angelo Piva
Primeiro coorientador: Santos, Eduardo Henrique Rosa
Primeiro membro da banca: Baldon, Vanessa Santos Pereira
Segundo membro da banca: x
Resumo: Introdução: A chegada de um bebê é sempre uma grande mudança na rotina para a família e principalmente para as mães. Além de passarem por grandes alterações físicas, hormonais e psicológicas ainda precisam se adaptar a novas práticas de cuidado com o recém-nascido, o que demanda abdicação de seu tempo de forma integral, mas que também se estende ao período noturno devido a imaturidade do ciclo-circadiano do bebê, levando a mãe a estados de privação crônica de sono. Essa privação pode ter consequências significativas em sua qualidade de vida. Objetivos: Compreender os fatores que influenciam na privação do sono das puérperas primíparas e como eles impactam na sua qualidade de vida. Metodologia: Pesquisa qualitativa-quantitativa transversal. A abordagem qualitativa contemplou entrevista semiestruturada e, posterior análise de conteúdo de Bardin, com 5 perguntas e respectivas respostas que foram gravadas e transcritas. O preenchimento de um diário de sono como parte quantitativa. Resultados: O estudo contou com a participação de 20 puérperas as quais resultaram em 8 categorias analisadas da parte qualitativa. O diário de sono possibilitou a divisão entre dois grupos: dias com apoio (CA) e dias sem apoio (SA), porém que não apresentaram diferença significativa: O tempo total de sono foi de 07:42 em dias sem apoio e 07:50hrs dos dias CA; a qualidade autopercebida de sono foi de 6 para os dias CA e 7 para os dias AS; o número de despertares noturnos para os cuidados do bebê foi de 2 em ambos os grupos de dias. Conclusão: Através da análise das entrevistas e do diário de sono, foi possível entender que o nascimento de um bebê pode impactar a rotina de mulheres primíparas, influenciando da qualidade de sono, alterações emocionais, mudança de rotina e na autopercepção de sua qualidade de vida.
Palavras-chave: Privação de sono
Sono insuficiente
Pós-parto
Puerpério
Mulheres no puerpério
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: ESTEVES, Laura Teixeira. Privação de sono em mulheres primíparas no pós-parto: impactos e repercussões na qualidade de vida. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37016
Data de defesa: 13-Jan-2023
Aparece nas coleções:TCC - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PrivaçãoSonoMulheres.pdf
  Até 2025-01-13
671.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.