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dc.creatorOliveira, Ludmila Campos de-
dc.date.accessioned2023-02-03T14:10:35Z-
dc.date.available2023-02-03T14:10:35Z-
dc.date.issued2023-01-09-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Ludmila Campos de. Formação de preço de venda para produtos de um microempreendedor individual do ramo alimentício. 2023. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36931-
dc.description.abstractIn the face of the current reality, in which there is an extensive emergence of individual micro-enterprises, the need for structuring this type of business emerges, as it is also seen, at the same time, a high number of closures of these companies due to failures in cost management and the revenue generation, which are directly influenced by the selling price of the products offered. In this context, the objective of this work is to analyze the sales prices practiced by an individual micro-entrepreneur in the food industry, with the purpose of proposing appropriate sales prices for her business. This study is characterized as applied research, with a qualitative and quantitative approach to the problem, its objective is characterized as descriptive and the technical procedures as a case study. The research involves a survey of the items that make up the sales price and the application of tools relevant to cost management, such as the contribution margin and the break-even point that can effectively contribute to sales strategies and, consequently, to the increase in revenue and markup for product pricing. Finally, the products that generate greater economic returns were identified and new sales prices were proposed for all products, according to the analyzes carried out, with such suggested values being higher than those that were already practiced. It is worth noting that this work seeks to clarify the individual micro-entrepreneur about the importance of managing their costs and how to start this practice, which directly contributes to the development of your business.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão de custopt_BR
dc.subjectCost managementpt_BR
dc.subjectPrecificaçãopt_BR
dc.subjectPricingpt_BR
dc.subjectMarkuppt_BR
dc.subjectMarkuppt_BR
dc.subjectMicroempresapt_BR
dc.subjectMicro-enterprisept_BR
dc.titleFormação de preço de venda para produtos de um microempreendedor individual do ramo alimentíciopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Miranda, Mara Rúbia da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3303695632457152pt_BR
dc.contributor.referee1Menegaz, Gabriela Lima-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7466687036754001pt_BR
dc.contributor.referee2Rosa, Vanessa Aparecida de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2547241520865681pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoDiante da realidade atual, em que há um grande surgimento de microempresas individuais, aflora a necessidade de estruturação desse tipo de negócio, pois também é visto, ao mesmo tempo, um alto número de fechamentos dessas empresas devido a falhas de gestão de custos e na geração de receita, que são influenciadas diretamente pelo preço de venda dos produtos oferecidos. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é analisar os preços de venda praticados por uma microempreendedora individual do ramo alimentício, com a finalidade de propor preços de venda adequados ao seu negócio. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem ao problema de forma qualitativa e quantitativa, seu objetivo é caracterizado como descritivo e os procedimentos técnicos como estudo de caso. A pesquisa envolve o levantamento dos itens que compõem o preço de venda e a aplicação de ferramentas relevantes à gestão de custos, como a margem de contribuição e o ponto de equilíbrio que podem contribuir efetivamente com estratégias de vendas e, consequentemente, com o aumento da receita e o markup para a precificação dos produtos. Por fim, foram identificados os produtos que geram maiores retornos econômicos e proposto novos preços de venda para todos os produtos, conforme as análises realizadas, sendo tais valores sugeridos maiores do que os que já eram praticados. Vale ressaltar que este trabalho busca esclarecer ao microempreendedor individual sobre a importância de realizar a gestão dos seus custos e a forma de iniciar esta prática, que contribui diretamente para o desenvolvimento do seu negócio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia de Produçãopt_BR
dc.sizeorduration44pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
Appears in Collections:TCC - Engenharia de Produção (Ituiutaba / Pontal)

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