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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36905
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Moraes, Pedro Henrique Batistela | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-01T21:28:54Z | - |
dc.date.available | 2023-02-01T21:28:54Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-13 | - |
dc.identifier.citation | MORAES, Pedro Henrique Batistela. Revisão bibliográfica de medidas mitigatórias de atropelamento de animais empregadas na malha viária brasileira. 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36905 | - |
dc.description.abstract | Highways change animal behavior and interfere with their survival. Every year, it is estimated that 475 million wild vertebrate animals are roadkilled on highways and railways in all brazilian biomes. Road ecology is an applied branch that aims to study the connection between the implementation of road infrastructure (highways, railways and waterways) and its maintenance with biodiversity. The growing expansion of these transport routes has negative impacts on biodiversity, such as wild fauna roadkill, landscape fragmentation, habitat degradation and dissemination of exotic species. Some mitigation actions were created and implemented on road infrastructures in order to reduce the frequency of collisions between vehicles and animals, for example trenches for fauna passage. This study aimed to do a data survey on the Sistema Urubu platform in order to determine the regions of Brazil with the highest rates of mammals being run over and a literature review on mitigation measures against roadkills used on brazilian highways and also cited by authors of selected articles. The regions of Brazil with the highest rates of mammals being run over were, in a decreasing way, southeast, south, midwest, northeast and north. The survey for the bibliographic review resulted in 12 articles. The brazilian biodiversity is one of the most affected by mortality due to roadkills. The use of mitigation measures to reduce road impacts on fauna is recent in Brazil and still lacks studies for a better planning and execution in order to not compromise their effectiveness. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Ecologia de estradas | pt_BR |
dc.subject | Road ecology | pt_BR |
dc.subject | Passagens de fauna | pt_BR |
dc.subject | Wildlife passages | pt_BR |
dc.subject | Colisões com animais | pt_BR |
dc.subject | Animal collision | pt_BR |
dc.subject | Brasil | pt_BR |
dc.subject | Brazil | pt_BR |
dc.title | Revisão bibliográfica de medidas mitigatórias de atropelamento de animais empregadas na malha viária brasileira. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Giaretta, Kátia Gomes Facure | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2430208641271686 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Custódio, Ana Elizabeth Iannini | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7567093856906601 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Lopes, Luma Astun | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4251695281519732 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2326509781352012 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | As rodovias alteram o comportamento animal e interferem em sua sobrevivência. Anualmente, estimam-se que 475 milhões de animais vertebrados silvestres são mortos atropelados nas rodovias e ferrovias em todos os biomas brasileiros. A ecologia de estradas é um ramo aplicado que visa estudar a conexão entre a implantação de infraestrutura viária (rodovias, ferrovias e hidrovias) e sua manutenção com a biodiversidade. A crescente ampliação dessas vias de locomoção tem impactos negativos sobre a biodiversidade, como atropelamento de fauna silvestre, fragmentação da paisagem, degradação de habitat e disseminação de espécies exóticas. Algumas ações mitigadoras foram criadas e implantadas em infraestruturas viárias a fim de diminuir a frequência de ocorrência de colisões entre veículos e animais, por exemplo as trincheiras para passagem de fauna. Este estudo teve como objetivos realizar um levantamento de dados na plataforma do Sistema Urubu a fim de determinar as regiões do Brasil com maiores índices de atropelamento de mamíferos e uma revisão bibliográfica sobre medidas mitigatórias contra atropelamentos empregadas nas rodovias brasileiras e, também, citadas pelos autores de artigos selecionados. As regiões do Brasil com maiores índices de atropelamentos de mamíferos foram, de forma decrescente, sudeste, sul, centro-oeste, nordeste e norte. O levantamento para a revisão bibliográfica resultou em 12 trabalhos. A biodiversidade brasileira é uma das que mais sofrem com mortalidade devido à atropelamentos. A utilização de medidas mitigatórias para a redução dos impactos das rodovias na fauna é recente no Brasil e ainda carece de estudos para um melhor planejamento e execução, a fim de não comprometer suas eficácias. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.sizeorduration | 21 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 127887364 | - |
Appears in Collections: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) |
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