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dc.creatorMoraes, Pedro Henrique Batistela-
dc.date.accessioned2023-02-01T21:28:54Z-
dc.date.available2023-02-01T21:28:54Z-
dc.date.issued2023-01-13-
dc.identifier.citationMORAES, Pedro Henrique Batistela. Revisão bibliográfica de medidas mitigatórias de atropelamento de animais empregadas na malha viária brasileira. 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36905-
dc.description.abstractHighways change animal behavior and interfere with their survival. Every year, it is estimated that 475 million wild vertebrate animals are roadkilled on highways and railways in all brazilian biomes. Road ecology is an applied branch that aims to study the connection between the implementation of road infrastructure (highways, railways and waterways) and its maintenance with biodiversity. The growing expansion of these transport routes has negative impacts on biodiversity, such as wild fauna roadkill, landscape fragmentation, habitat degradation and dissemination of exotic species. Some mitigation actions were created and implemented on road infrastructures in order to reduce the frequency of collisions between vehicles and animals, for example trenches for fauna passage. This study aimed to do a data survey on the Sistema Urubu platform in order to determine the regions of Brazil with the highest rates of mammals being run over and a literature review on mitigation measures against roadkills used on brazilian highways and also cited by authors of selected articles. The regions of Brazil with the highest rates of mammals being run over were, in a decreasing way, southeast, south, midwest, northeast and north. The survey for the bibliographic review resulted in 12 articles. The brazilian biodiversity is one of the most affected by mortality due to roadkills. The use of mitigation measures to reduce road impacts on fauna is recent in Brazil and still lacks studies for a better planning and execution in order to not compromise their effectiveness.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEcologia de estradaspt_BR
dc.subjectRoad ecologypt_BR
dc.subjectPassagens de faunapt_BR
dc.subjectWildlife passagespt_BR
dc.subjectColisões com animaispt_BR
dc.subjectAnimal collisionpt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectBrazilpt_BR
dc.titleRevisão bibliográfica de medidas mitigatórias de atropelamento de animais empregadas na malha viária brasileira.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Giaretta, Kátia Gomes Facure-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2430208641271686pt_BR
dc.contributor.referee1Custódio, Ana Elizabeth Iannini-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7567093856906601pt_BR
dc.contributor.referee2Lopes, Luma Astun-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4251695281519732pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2326509781352012pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoAs rodovias alteram o comportamento animal e interferem em sua sobrevivência. Anualmente, estimam-se que 475 milhões de animais vertebrados silvestres são mortos atropelados nas rodovias e ferrovias em todos os biomas brasileiros. A ecologia de estradas é um ramo aplicado que visa estudar a conexão entre a implantação de infraestrutura viária (rodovias, ferrovias e hidrovias) e sua manutenção com a biodiversidade. A crescente ampliação dessas vias de locomoção tem impactos negativos sobre a biodiversidade, como atropelamento de fauna silvestre, fragmentação da paisagem, degradação de habitat e disseminação de espécies exóticas. Algumas ações mitigadoras foram criadas e implantadas em infraestruturas viárias a fim de diminuir a frequência de ocorrência de colisões entre veículos e animais, por exemplo as trincheiras para passagem de fauna. Este estudo teve como objetivos realizar um levantamento de dados na plataforma do Sistema Urubu a fim de determinar as regiões do Brasil com maiores índices de atropelamento de mamíferos e uma revisão bibliográfica sobre medidas mitigatórias contra atropelamentos empregadas nas rodovias brasileiras e, também, citadas pelos autores de artigos selecionados. As regiões do Brasil com maiores índices de atropelamentos de mamíferos foram, de forma decrescente, sudeste, sul, centro-oeste, nordeste e norte. O levantamento para a revisão bibliográfica resultou em 12 trabalhos. A biodiversidade brasileira é uma das que mais sofrem com mortalidade devido à atropelamentos. A utilização de medidas mitigatórias para a redução dos impactos das rodovias na fauna é recente no Brasil e ainda carece de estudos para um melhor planejamento e execução, a fim de não comprometer suas eficácias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration21pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIApt_BR
dc.orcid.putcode127887364-
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

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