Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36879
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Souza, Arthur de Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-31T18:12:10Z | - |
dc.date.available | 2023-01-31T18:12:10Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-27 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Arthur Almeida. A evolução cumulativa da linguagem: uma aproximação experimental da estrutura linguística e seu desenvolvimento. 2023. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) -- Universidade Federal de Uberlândia,Uberlândia, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36879 | - |
dc.description | We communicate with our peers through speech at all times, whether written or oral, to express ideas, desires, arguments and concerns. Language, the human faculty that encompasses these activities, is undoubtedly a powerful indicator for the definition of human. However, the mechanisms that underlie the development of this faculty in the human species are still very discussed. The objective of this work was to investigate linguistic evolution in the laboratory from an evolutionary-cultural paradigm and the influence of emotion in this process. For this, 15 volunteers, of both sex (10 women), replied to a questionnaire Depression, Anxiety and Stress Scale (DASS-21) and learned an artificial language. This has been reproduced in the form of a string in which a participant learned with the previous participant. The transmission error and the complexity of the linguistic structure were correlated, in addition to Pearson's transition with the participants' humor. The results indicates a lower Transmission Error as the generations progress, in addition to a more predictable linguistic structure. A negative dynamic has been observed between mood states and learning error (depression, r = -0.532; anxiety, r = -0.343; stress r = -0.472), but this relationship is statistically significant only for depression levels ( p = 0.041). It can concluded with the transition between mood states and the Language Transmission Error that participants with more depressive and anxious mood states generated an output with less facilities and participants with milder mood states in relation to anxiety, stress and depression receive the language more attentively and create a output more natural that facilitates the passing of the language to the next participant. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Estrutura linguística | pt_BR |
dc.subject | Evolução cumulativa | pt_BR |
dc.subject | Emoção | pt_BR |
dc.title | A evolução cumulativa da linguagem: uma aproximação experimental da estrutura linguística e seu desenvolvimento | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bernardino, Leonardo Gomes | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4936588375936437 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lopes, Ederaldo José | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9214152454769942 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Figueiredo, Thuany Teixeira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3860060907362545 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5784740206209714 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | A todo instante nos comunicamos com nossos iguais através da fala, seja escrita ou oral, para expressar ideias, desejos, argumentos e anseios. A Linguagem, faculdade humana que engloba essas atividades é, sem dúvidas, um poderoso indicativo para a definição de humano. Entretanto, os mecanismos que subjazem o surgimento dessa faculdade na espécie humana ainda são muito debatidos. O objetivo deste trabalho foi investigar a evolução linguística em laboratório a partir de um paradigma evolutivo-cultural e a influência da emoção nesse processo. Para isso, 15 voluntários, de ambos os sexos (10 mulheres), responderam ao DASS- 21 e aprenderam uma língua artificial. Esta foi reproduzida na forma de uma cadeia em que um participante aprendia com o participante anterior. Foram calculadas a taxa de erro na aprendizagem e complexidade da estrutura linguística. Além disso, a média do erro na aprendizagem e os estados de humor (depressão, ansiedade e estresse) foram submetidos a correlações de Pearson. Os resultados indicam uma taxa de erro menor à medida que as gerações avançam, além de uma estrutura linguística mais previsível. Observou-se uma correlação negativa entre os estados de humor e o erro na aprendizagem (depressão, r = -0,532; ansiedade, r = -0,343; estresse r = -0,472), porém essa relação é estatisticamente significativa apenas para os níveis de depressão (p = 0,041). Pode-se concluir com a correlação entre estados de humor e o Erro de Transmissão da língua que participantes com estados de humor mais depressivos e ansiosos geram um output com menos facilidades e participantes com estados de humor mais brandos em relação à ansiedade, estresse e depressão recebem a língua de forma mais atenta e criam um output mais natural que facilita a passagem da língua para o participante seguinte. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Psicologia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 59 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA COGNITIVA | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 127796964 | - |
Appears in Collections: | TCC - Psicologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EvoluçãoCumulativaLinguagem.pdf | TCC | 1.67 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License