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dc.creatorBelisário, Jenifer Evangelista Borges-
dc.creatorPereira, Bruna Souza-
dc.creatorOliveira, Islésia da Silva-
dc.creatorMeira, Camila Abadia Rodrigues-
dc.creatorPereira, Leandro Alves-
dc.creatorOliveira, Antônio Marcos Machado de-
dc.creatorRinaldi, Ana Elisa Madalena-
dc.date.accessioned2023-01-30T17:50:56Z-
dc.date.available2023-01-30T17:50:56Z-
dc.date.issued2023-01-13-
dc.identifier.citationBELISÁRIO, Jenifer Evangelista Borges. Infrações na comercialização de fórmulas infantis, bicos, chupetas e mamadeiras em supermercados em Uberlândia, Minas Gerais. 2023. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36843-
dc.description.abstractAbstract Objective: To verify the presence of infractions in the commercialization of infant formulas, teats, pacifiers and baby bottles in supermarkets in Uberlândia-MG. Methods: Cross-sectional study whose sample consisted of 140 supermarkets located in the five geographic sectors of the municipality (28 in the north sector, 27 in the south, 33 in the west, 31 in the east and 21 in the central sector). Violations in commercialization were analyzed using a questionnaire in which the products marketed (infant formulas for infants and follow-up formulas for infants, baby bottles, teats, pacifiers), the presence of any type of commercial promotion (exhibition and special presentation, gifts, offers, discount coupons, tie-in sales) and trademarks. The observed infractions were described in absolute and relative frequencies and a chi-squared test was performed to compare the presence of infractions according to geographic sector and type of supermarket administration (chain; independent). Results: There was variation between regions in the availability of products, with the central region being the one that most concentrated supermarkets that sold the children's products surveyed. The presence of products in supermarkets was higher in those belonging to a commercial network. Commercial promotions for infant formulas and infant follow-up formulas were verified in 0.7% of the establishments. For baby bottles, the promotion percentage was 7.9% (brands: Fiona®, Lolly®, Kuka®, Lillo®). For teats, the percentage was 2.2% (Kuka®, Lillo®, Neopan®) and for pacifiers, 5.7% (Cefisa®, Fiona®, Kuka®, Lolly®, Lillo®). Conclusion: Infractions still happen and they are a problem for breastfeeding. Strategies for enforcement and propagation of NBCAL are fundamental for the reduction of those violations.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAleitamento maternopt_BR
dc.subjectAlimentos infantispt_BR
dc.subjectInfraçõespt_BR
dc.titleInfrações na comercialização de fórmulas infantis, bicos, chupetas e mamadeiras em supermercados em Uberlândia, Minas Geraispt_BR
dc.title.alternativeViolations in the marketing of infant formulas, teats, pacifiers and bottles in supermarkets in Uberlândia, Minas Geraispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Rinaldi, Ana Elisa Madalena-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9256988624383740pt_BR
dc.contributor.referee1Soares, Luana Padua-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0508655443542173pt_BR
dc.contributor.referee2Conceição, Lisiane Lopes da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4498666063450184pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/7581438797424577pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoResumo Objetivo: Verificar a presença de infrações na comercialização de fórmulas infantis para lactentes, bicos, chupetas e mamadeiras nos supermercados em Uberlândia-MG. Métodos: Estudo transversal cuja amostra foi composta por 140 supermercados localizados nos cinco setores geográficos do município (28 no setor norte, 27 sul, 33 oeste, 31 leste, 21 central). As violações na comercialização foram analisadas utilizando-se um questionário no qual foram descritos os produtos comercializados (fórmulas infantis para lactentes e de seguimento para lactentes, mamadeiras, bicos, chupetas), a presença de quaisquer tipos de promoção comercial (exposição e apresentação especial, brindes, ofertas, cupons de desconto, venda casada) e marcas comerciais. As infrações observadas foram descritas em frequências absolutas e relativas e foi realizado teste qui-quadrado para comparar a presença de infrações segundo setor geográfico e tipo de administração do supermercado (rede; independente). Resultados: Houve variação entre as regiões na disponibilidade de produtos, sendo a região central a que mais concentrou supermercados que vendiam os produtos infantis pesquisados. A presença dos produtos nos supermercados foi superior naqueles que pertenciam à rede comercial. Foram verificadas promoções comerciais para fórmulas infantis para lactentes e seguimento de lactentes em 0,7% dos estabelecimentos. Para mamadeiras, o percentual de promoção foi de 7,9% (marcas: Fiona®, Lolly®, Kuka®, Lillo®). Para bicos, o percentual foi de 2,2% (Kuka®, Lillo®, Neopan®) e para chupetas, 5,7% (Cefisa®, Fiona®, Kuka®, Lolly®, Lillo®). Conclusão: As infrações ainda acontecem e são um problema para a amamentação. Estratégias para fiscalização e propagação da NBCAL são fundamentais para a redução das infrações.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseNutriçãopt_BR
dc.sizeorduration15pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVApt_BR
dc.orcid.putcode127707760-
Appears in Collections:TCC - Nutrição

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