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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36831
ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-6145-6173 |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acceso: | Acesso Embargado |
Fecha de embargo: | 2025-01-26 |
Título: | Projeto e construção de hidrociclones com análise de incertezas e manufatura aditiva |
Título (s) alternativo (s): | Design and construction of hydrocyclones with uncertainty analysis and additive manufacturing |
Autor: | Garcia, Vitor Alves |
Primer orientador: | Vieira, Luiz Gustavo Martins |
Primer coorientador: | Lobato, Fran Sérgio |
Primer miembro de la banca: | Kyriakidis, Yanne Novais |
Segundo miembro de la banca: | Finzi Neto, Roberto Mendes |
Tercer miembro de la banca: | Ferreira, Maria do Carmo |
Cuarto miembro de la banca: | Libotte, Gustavo Barbosa |
Resumen: | Os hidrociclones são equipamentos industriais utilizados para promover separações entre uma fase discreta, sólida ou líquida, e uma fase contínua líquida. O desempenho desses equipamentos pode ser avaliado segundo três critérios, sendo eles poder de separação, capacidade de concentração e consumo energético, e essas características são altamente dependentes da geometria e das dimensões do equipamento. Ademais, a melhoria simultânea da performance do hidrociclone nesses três quesitos constitui um problema de otimização multi - objetivo, uma vez que tais características são conflitantes entre si. Adicionalmente, nas abordagens clássicas dos problemas de otimização, não são consideradas perturbações e incertezas, às quais o sistema está sujeito, o que pode acarretar na obtenção de resultados que, quando aplicados na prática, não correspondam às expectativas, tornando sua implementação inviável. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo projetar hidrociclones usando otimização baseada em confiabilidade no contexto multi-objetivo. Dessa forma, as otimizações foram realizadas considerando diferentes níveis de confiabilidade em quatro estudos de caso avaliando o poder de separação, a capacidade de concentração e o consumo energético. A partir dos resultados obtidos alguns hidrociclones foram selecionados para serem construídos, bem como alguns dos reportados por Garcia (2018), obtidos usando otimização robusta. Os separadores foram então construídos através da técnica de manufatura aditiva e foram testados experimentalmente. Os resultados obtidos mostraram que o aumento do nível de confiabilidade considerado provoca, como esperado, mudanças nas curvas de Pareto, podendo ser na forma de um encurtamento ou de um afastamento da curva em relação ao resultado do problema nominal, a depender das restrições que estão sendo ativadas. Além disso, verificou-se que os hidrociclones obtidos com confiabilidade possuem, na prática, uma maior tendência de respeitar as restrições definidas no problema de otimização. Por fim, foram obtidos hidrociclones com bons desempenhos experimentais em todos os quesitos considerados: poder de separação e clarificação, capacidade de concentração e consumo energético. |
Abstract: | Hydrocyclones are industrial equipment used to separate a discrete phase, solid or liquid, from a continuous liquid phase. The performance of these equipment can be assessed considering three criteria, which are separation, concentration capacity and energy consumption, and these aspects are highly dependent on the equipment geometry and dimensions. Moreover, the simultaneous improvement of hydrocyclone performance in these three features constitutes a multi-objective optimization problem since these characteristics are conflicting with each other. Furthermore, in the classical approach of optimization problems, disturbances and uncertainties, which the system is subjected, are not considered. This fact can lead to results that, when applied in practice, do not correspond to the expectations, making their application unfeasible. Therefore, the present work aimed to design hydrocyclones using reliability-based optimization in the multi-objective context. Thus, optimizations were accomplished considering different reliability levels for four study cases, evaluating the separation potential, the concentration capacity and the energy consumption. Hence, some of the obtained hydrocyclones were chosen to be constructed, along with some equipment reported by Garcia (2018), obtained using robust optimization. In this way, the hydrocyclones were fabricated using the additive manufacturing method and they were experimentally tested. The results showed that a raise in reliability level leads, as expected, to changes in the Pareto curves, which can be in the form of a shortening or a displacement from the original curve, depending on which constraints are being activated. Furthermore, it was found that hydrocyclones obtained with reliability tend, in practice, to respect more the constraints defined in the optimization problem. Finally, it was obtained hydrocyclones with good experimental performance in all considered aspects: separation and clarification potential, concentration capacity and energy consumption. |
Palabras clave: | Hidrociclone Hydrocyclone Otimização Optimization Confiabilidade Reliability Robustez Robustness Manufatura aditiva Additive manufacturing |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA |
Tema: | Engenharia química Equipamentos industriais Consumo de energia Máquinas - Indústria |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Engenharia Química |
Cita: | GARCIA, Vitor Alves. Projeto e construção de hidrociclones com análise de incertezas e manufatura aditiva. 2022. 145 f. Tese (Doutorado em Engenharia Química) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.7000 |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.7000 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36831 |
Fecha de defensa: | 16-dic-2022 |
Aparece en las colecciones: | TESE - Engenharia Química |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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ProjetoConstruçãoHidrociclones.pdf Hasta 2025-01-26 | Tese | 3.39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Request a copy |
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