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ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-3781-5409
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Title: Efeitos da pandemia da COVID-19 aos agricultores familiares feirantes do município de Ituiutaba-MG
Alternate title (s): Effects of the COVID-19 pandemic on family farmers in the municipality of Ituiutaba-MG
Author: Andrade, Aline Calegari de
First Advisor: Santos, Joelma Cristina dos
First member of the Committee: Loboda, Carlos Roberto
Second member of the Committee: Chelotti, Marcelo Cervo
Summary: A pandemia da COVID-19 trouxe consequências em diversas esferas da vida cotidiana - saúde, política, socioeconômica, dentre outras. Para o segmento econômico da agricultura familiar não foi diferente. Entraves históricos, como a falta de políticas públicas mais efetivas, além das dificuldades enfrentadas na comercialização dos produtos, associaram-se durante a pandemia a fatores como a suspensão das feiras livres, fechamento de bares, lanchonetes, restaurantes e similares e a suspensão das aulas e, consequentemente, do fornecimento da merenda escolar. Escoar a produção a contento e garantir a renda tornou-se um desafio ainda maior para o pequeno produtor. Sendo assim, o objetivo geral desta pesquisa é compreender os efeitos da pandemia de COVID-19 na produção e comercialização de gêneros alimentícios produzidos por agricultores familiares feirantes do município de Ituiutaba-MG. Para tanto, tem-se como objetivos específicos: avaliar como a pandemia afetou a renda dos agricultores familiares feirantes; analisar se as políticas públicas foram capazes de dar suporte satisfatório aos agricultores familiares feirantes durante a pandemia; verificar se os agricultores familiares feirantes passaram a utilizar mais das tecnologias e redes sociais, bem como de outras possíveis estratégias para superação de efeitos da pandemia e adaptação às novas medidas sanitárias exigidas; e identificar quais as perspectivas dos agricultores familiares feirantes para o período pós-pandemia. Foi realizada uma pesquisa descritiva (registro e análise de fatos com técnica padronizada de coleta de dados), bibliográfica (através de revisão de literatura de material científico acadêmico para amplo embasamento teórico) e documental (análise de decretos municipais e outras legislações). A abordagem utilizada foi qualitativa/quantitativa. Os participantes da pesquisa de campo foram agricultores familiares (maiores de 18 anos) que residem e trabalham no município de Ituiutaba/MG e que comercializam seus produtos nas 4 feiras livres realizadas na cidade (Bairro Junqueira, Praça dos Trabalhadores, Avenida Sírio Libanesa e Praça 13 de Maio). Foram realizadas ainda duas entrevistas semiestruturadas, uma com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Assalariados e Agricultores Familiares de Ituiutaba-MG e outra com representantes da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Ituiutaba-MG para aprofundamento das reflexões sobre o tema. Com base na teoria estudada e nos resultados da pesquisa de campo verificou-se que a pandemia da COVID-19 afetou em maior escala a comercialização, do que a produção dos agricultores familiares feirantes em Ituiutaba-MG. Estes tiveram que adaptar-se às novas medidas sanitárias exigidas. As dificuldades geradas na comercialização não foram acompanhadas por respostas rápidas de auxílio e suporte por parte do poder público, que atuou basicamente no regramento necessário ao funcionamento das feiras livres. Muitos feirantes, buscando alternativas, tentaram aderir às novas formas de comercialização, mas esbarraram ainda em dificuldades com o uso das tecnologias. Todavia, a maioria dos agricultores familiares feirantes entrevistados manteve o pensamento de não abandonar a profissão em detrimento de outro tipo de negócio e comunga da expectativa de retomar o volume de vendas e, consequentemente, conseguir gerar a renda suficiente para garantir o sustento da família.
Abstract: The COVID-19 pandemic has had consequences in various spheres of daily life - health, politics, and socioeconomics, among others. It was no different for the economic segment of family farming. Historical obstacles, such as the lack of more effective public policies, in addition to the difficulties faced in the marketing of products, were associated during the pandemic with factors such as the suspension of street markets, the closing of bars, cafeterias, restaurants, and the like and the suspension of classes. and, consequently, the provision of school lunches. Producing production satisfactorily and guaranteeing income has become an even greater challenge for the small producer. Therefore, the general objective of this research is to understand the effects of the COVID-19 pandemic on the production and commercialization of foodstuffs produced by family farmers in the fairgrounds of the municipality of Ituiutaba-MG. To this end, the specific objectives are: to assess how the pandemic has affected the income of family farmers who sell the fair; to analyze whether public policies were able to provide satisfactory support to family farmers during the pandemic; to verify if the family farmers who sell the fair started to use more technologies and social networks, as well as other possible strategies to overcome the effects of the pandemic and adapt to the new health measures required; and identify the perspectives of fairground family farmers for the post-pandemic period. Descriptive research (recording and analysis of facts with a standardized technique of data collection), bibliographic research (through a literature review of academic scientific material for a broad theoretical basis), and documental research (analysis of municipal decrees and other legislation) were conducted. The approach used was qualitative/quantitative. The participants of the field research were family farmers (over 18 years old) who live and work in the city of Ituiutaba/MG and who sell their products in the 4 open markets held in the city (Junqueira district, Workers square, Sirio Libanesa Avenue and 13th of May Square). Two semi-structured interviews were also conducted, one with the president of the Union of Salaried Rural Workers and Family Farmers of Ituiutaba-MG and another with representatives of the Municipal Department of Agriculture, Livestock and Supply of Ituiutaba-MG to deepen the reflections on the subject. Based on the theory studied and the results of the field research, it was found that the COVID-19 pandemic affected marketing to a greater extent than the production of family farmers in Ituiutaba-MG. These had to adapt to the new health measures required. The difficulties generated in the commercialization were not accompanied by quick responses of assistance and support from the public power, which acted in the rules necessary for the operation of the fairs. Many marketers, looking for alternatives, tried to adhere to the new forms of commercialization, but they still ran into difficulties with the use of technologies. However, most of the family farmers interviewed kept the thought of not abandoning the profession to the detriment of another type of business and share the expectation of resuming the volume of sales and, consequently, being able to generate enough income to guarantee the livelihood of the family.
Keywords: Agricultura familiar
Family farming
Feiras livres
Free fairs
Feirantes
Marketers
Pandemia
Pandemic
COVID-19
COVID-19
Ituiutaba-MG
Ituiutaba-MG
Geografia
Geography
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Geografia (Pontal)
Quote: ANDRADE, Aline Calegari de. Efeitos da pandemia da COVID-19 aos agricultores familiares feirantes do município de Ituiutaba-MG. 2022. 163 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.662.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.662
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36732
Date of defense: 21-Nov-2022
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