Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36721
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Desafios de adolescer na pandemia de covid-19: um relato de experiência de um estágio em Psicologia de forma remota em orientação profissional |
Título (s) alternativo (s): | Challenges of adolescence in the Covid-19 pandemic: An experience report of a remote internship in Psychology in Professional Guidance |
Autor: | Tavares, Isadora Silva |
Primer orientador: | Reis, Carmen Lucia |
Primer miembro de la banca: | Lima, . Luana Mundim de |
Segundo miembro de la banca: | Siebert, Adrielly Garcia |
Resumen: | Este trabalho apresentará um relato de experiência de uma graduanda do curso de Psicologia sobre orientação profissional realizada com grupos diferentes de adolescentes (estudantes de escolas públicas e privadas) na cidade de Uberlândia/MG de forma remota devido a pandemia da COVID-19, seguindo a abordagem sócio-histórica. Foram realizados 9 encontros com os participantes de escolas privadas e 8 com os de escolas públicas, através da plataforma meetgoogle, durante o primeiro semestre de 2021. A divulgação do projeto “E agora, José?” se deu através das redes sociais e e-mail das escolas, houveram 71 inscritos, sendo que 49 eram de instituições particulares, enquanto 22 eram de escolas públicas. Após as inscrições foram feitos convites individuais através do whatsapp e num primeiro momento o grupo teve uma adesão de 20 pessoas da rede pública e 37 da privada. No entanto, ao final do período de estágio, havia 4 pessoas nos grupos de escolas públicas e 5 nos encontros de escolas privadas. Os pilares da Orientação Profissional: Autoconhecimento; Determinantes da escolha; Informação; Mundo do trabalho e Projeto de vida foram utilizados para respaldar as discussões sobre o processo de escolha profissional. No decorrer dos encontros, observouse a importância do desenvolvimento deste, já que estes grupos se tornaram espaços de escuta e acolhimento para esses adolescentes, entendendo as diferenças existentes nas vivências que os estudantes de escolas públicas tinham em relação aos de instituições privadas devido às diferenças socioeconômicas. Para além disso, destaca-se ainda as semelhanças entre os participantes dos grupos no que se refere às angústias do processo de escolha profissional e o período da adolescência vivenciada na pandemia da COVID-19. Por fim, os grupos de Orientação profissional foram importantes para poder compreender melhor e refletir, sobre o processo de escolha em tempos de pandemia e os impactos que esta teve na saúde mental desses estudantes. |
Abstract: | This work will present an experience report in professional guidance carried out with different groups of adolescents (students from public and private schools) in the Uberlândia/MG city remotely due to the covid-19 pandemic, following the sócio-historical approach.. 9 meetings were held with participants from private schools and 8 with those from public schools, through the meetgoogle platform, during the first half of 2021. The dissemination of the Project “E agora, José?” took place through the Project’ social mídias and schools’ emails, there were 71 subscribers, 49 of which were from private institutions, while 22 were from public schools. 20 people from the public schools and 37 from private institutions. However, at the end of the internship period, there were 4 people in the public school groups and 5 in the private school meetings. The pillars of Professional Guidance: Selfknowledge; Determinants of choice; Information; World of work and Life Project were used to support the discussions about the professional choice process. During the meetings, the importance of its development was observed, these groups became listening and welcoming spaces for these adolescentes, understanding the existing differences in the experiences that students from public schools had in relation to those from private institutions due to the socioeconomic differences. In addition, the similarities between the participants of the groups are highlighted with regard to the anxieties of the professional choice process and the period of adolescence experienced in the covid-19 pandemic. Finally, the Professional Guidance groups were important to be able to better understand and reflect on the choice process in times of a pandemic and the impacts it had on the mental health of these students. |
Palabras clave: | Orientação profissional Adolescência Abordagem sócio histórica Pandemia covid19 |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | TAVARES, Isadora Silva. Desafios de adolescer na pandemia de Covid-19: Um relato de experiência de um estágio em Psicologia de forma remota em orientação profissional. 2022. 47 f Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36721 |
Fecha de defensa: | 22-dic-2022 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Psicologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DesafiosAdolescerPandemia.pdf | TCC | 569.66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.