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dc.creatorCarilli, Cecília Soares Ferreira-
dc.date.accessioned2023-01-06T18:42:47Z-
dc.date.available2023-01-06T18:42:47Z-
dc.date.issued2021-10-27-
dc.identifier.citationCARILLI, Cecília Soares Ferreira. Validação do instrumento “basic ressucitation skills self-efficacy scale” para a população brasileira: estudo metodológico. 2021. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36674-
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectInquéritos e questionáriospt_BR
dc.subjectEducação em Enfermagempt_BR
dc.subjectSistema cardiovascularpt_BR
dc.titleValidação do instrumento “basic ressucitation skills self-efficacy scale” para a população brasileira: estudo metodológicopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida Neto, Omar Pereira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0799523503527692pt_BR
dc.contributor.referee1Scalia, Luana Araújo Macedo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8088836332961672pt_BR
dc.contributor.referee2Figueiredo, Valéria Nasser-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2227139061867181pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoIntrodução: Tornam-se imprescindíveis estudos que avaliem o conhecimento dos estudantes de saúde acerca das manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) uma vez que tais resultados possibilitam a elaboração de estratégias pedagógicas e clínicas voltadas as reais dificuldades encontradas na assistência à PCR. Objetivo: Validar o instrumento “Basic Ressucitation Skills Self-Efficacy Scale” (BRS-SES) para a população brasileira, em uma amostra de estudantes de graduação em enfermagem. Métodos: Estudo metodológico, quantitativo e analítico, realizado com estudantes de graduação em enfermagem em duas universidades brasileiras. Os estudantes responderam a versão traduzida e adaptada para o Brasil da BRS-SES além do Instrumento de Auto Eficácia Geral. Resultados: A idade média dos participantes foi de 22,71±5,40 anos, sendo o sexo feminino (n=171; 84,2%) o mais prevalente; 43,3% (n=88) possuíam curso prévio de RCP e somente 6,9% (n=14) dos constituintes possuem habilidades para manusear Desfibrilador Externo Automático. Os valores médios do escore do BRS-SES foram de 43,89±31,36 e 47,29±31,74, na primeira e segunda coleta de dados, respectivamente. O instrumento BRS-SES correlacionou-se com a escala de auto eficácia geral de forma positiva, magnitude moderada (r=0,375) e significante (p<0,01). Conclusão: O instrumento “BRS-SES” foi considerado válido e confiável para uso em estudantes brasileiros de graduação em enfermagem, tendo propriedades psicométricas semelhantes à versão original.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEnfermagempt_BR
dc.sizeorduration28pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpt_BR
dc.embargo.termspublicação em revista de artigo científicopt_BR
dc.description.embargo2023-10-27-
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