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dc.creatorBrito Júnior, José Fernandes de-
dc.date.accessioned2023-01-04T18:42:20Z-
dc.date.available2023-01-04T18:42:20Z-
dc.date.issued2022-12-21-
dc.identifier.citationBRITO JÚNIOR, Jose Fernandes de. Reforço estrutural de pontes rodoviárias em concreto armado com duas longarinas utilizando protensão externa. 2022. 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36661-
dc.description.abstractCurrently in Brazil, there are several bridges and viaducts that are in a precarious state of conservation. This is due to the lack of maintenance of these works of art and even because these structures were not designed to withstand the current mobile loads of Brazilian highways. There are several methods and studies on the recovery of bridges, this work analyzes the application of external prestressing as an alternative to structural reinforcement, through an example of application in a concrete bridge with two girders of a class TB-36 train reinforced to resist class TB-45 exercises.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectExternal prestressingpt_BR
dc.subjectStructural reinforcementpt_BR
dc.subjectBridgespt_BR
dc.titleReforço estrutural de pontes rodoviárias em concreto armado com duas longarinas utilizando protensão externapt_BR
dc.title.alternativeStructural reinforcement of road bridges in reinforced concrete with two stringers using external prestressingpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ciloni, Arquimedes Diógenes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0990211823601341pt_BR
dc.contributor.referee1Delalibera, Rodrigo Gustavo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6277549281444797pt_BR
dc.contributor.referee2Cunha, Jesiel-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4774280773806061pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoAtualmente no Brasil, existem diversas pontes e viadutos que se encontram em estado precário de conservação. Isso se dá pela falta de manutenção dessas obras-de-arte e até mesmo por essas estruturas não terem sido projetadas para resistirem às cargas móveis atuais das rodovias brasileiras. Existem diversos métodos e estudos sobre a recuperação de pontes, este trabalho analisa a aplicação de protensão externa como alternativa de reforço estrutural, através de um exemplo de aplicação em uma ponte de concreto com duas longarinas de trem-tipo classe TB-36 reforçado para resistir esforços da classe TB-45.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Civilpt_BR
dc.sizeorduration98pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ESTRUTURAS::ESTRUTURAS DE CONCRETOpt_BR
dc.orcid.putcode125856556-
Appears in Collections:TCC - Engenharia Civil

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