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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36661
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Brito Júnior, José Fernandes de | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-04T18:42:20Z | - |
dc.date.available | 2023-01-04T18:42:20Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-21 | - |
dc.identifier.citation | BRITO JÚNIOR, Jose Fernandes de. Reforço estrutural de pontes rodoviárias em concreto armado com duas longarinas utilizando protensão externa. 2022. 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36661 | - |
dc.description.abstract | Currently in Brazil, there are several bridges and viaducts that are in a precarious state of conservation. This is due to the lack of maintenance of these works of art and even because these structures were not designed to withstand the current mobile loads of Brazilian highways. There are several methods and studies on the recovery of bridges, this work analyzes the application of external prestressing as an alternative to structural reinforcement, through an example of application in a concrete bridge with two girders of a class TB-36 train reinforced to resist class TB-45 exercises. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | External prestressing | pt_BR |
dc.subject | Structural reinforcement | pt_BR |
dc.subject | Bridges | pt_BR |
dc.title | Reforço estrutural de pontes rodoviárias em concreto armado com duas longarinas utilizando protensão externa | pt_BR |
dc.title.alternative | Structural reinforcement of road bridges in reinforced concrete with two stringers using external prestressing | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ciloni, Arquimedes Diógenes | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0990211823601341 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Delalibera, Rodrigo Gustavo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6277549281444797 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Cunha, Jesiel | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4774280773806061 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Atualmente no Brasil, existem diversas pontes e viadutos que se encontram em estado precário de conservação. Isso se dá pela falta de manutenção dessas obras-de-arte e até mesmo por essas estruturas não terem sido projetadas para resistirem às cargas móveis atuais das rodovias brasileiras. Existem diversos métodos e estudos sobre a recuperação de pontes, este trabalho analisa a aplicação de protensão externa como alternativa de reforço estrutural, através de um exemplo de aplicação em uma ponte de concreto com duas longarinas de trem-tipo classe TB-36 reforçado para resistir esforços da classe TB-45. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.sizeorduration | 98 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ESTRUTURAS::ESTRUTURAS DE CONCRETO | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 125856556 | - |
Appears in Collections: | TCC - Engenharia Civil |
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