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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36660
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Lemes, Felipe Augusto | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-04T18:30:52Z | - |
dc.date.available | 2023-01-04T18:30:52Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-29 | - |
dc.identifier.citation | LEMES, Felipe Augusto. O que pode a professora byxa na escola? Pensamentos e reflexões acerca da identidade byxa na educação básica. 2022. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal de Uberlândia,Uberlândia, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36660 | - |
dc.description.abstract | The research in question seeks to reflect on the school institution, focused on basic education, from the doing, the body and byxa performavity. The reflections intend to occupy the space-time of the school and put it in check from the perspective of byxas bodies that occupy and act in this space. It is also intended to discuss the importance of the presence of these performativities for the construction and affirmation of the identity of students and teachers who, like the byxa teacher who writes, identify themselves as dissenting and disobedient bodies and identities. The conceptual articulations will be made from authors such as Paco Vidarte (2019) with Ética Byxa; Javier Sáez and Sejo Carrascosa (2017) with the annaises; Guacira Lopes Louro (2018) with queer pedagogy; Thiffany Odara (2020) who approaches the pedagogy of disobedience as a way of (re)existing within the school; and, finally, Rogério Diniz Junqueira (2013) with the Closet Pedagogy, which identifies, in a very objective way in school relations, the reflections of compulsive heterosexuality and heteronormativity in the teaching-learning processes of the basic education school. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Byxa | pt_BR |
dc.subject | Byxa | pt_BR |
dc.subject | Performatividade | pt_BR |
dc.subject | Performativity | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | School | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Basic education | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia queer | pt_BR |
dc.subject | Queer pedagogy | pt_BR |
dc.title | O que pode a professora byxa na escola? - pensamentos e reflexões acerca da identidade byxa na educação básica | pt_BR |
dc.title.alternative | What can the queer teacher in school? Thoughts and reflections about queer identity in basic education | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Paula, Wellington Menegaz de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4339892040710332 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Caon, Paulina Maria | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4440863322840233 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Nascimento, Fernando Augusto do | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6141279996342533 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8926649284343332 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | A pesquisa em questão busca a reflexão sobre a instituição escolar, focada na educação básica, a partir do fazer, do corpo e da performatividade byxa. As reflexões pretendem abarcar o espaço-tempo da escola e colocá-lo em xeque a partir da perspectiva de corpos e corpas byxas que ocupam e atuam neste espaço. Pretende-se também discutir a importância da presença dessas performatividades para a construção e afirmação da identidade de estudantes e professoras/es que, assim como a professora byxa que escreve, se identificam enquanto corpos e identidades dissidentes e desobedientes. As articulações conceituais serão feitas a partir de autores como Paco Vidarte (2019) com a Ética Byxa; Javier Sáez e Sejo Carrascosa (2017) com as políticas anais; Guacira Lopes Louro (2018) com a pedagogia queer; Thiffany Odara (2020) que aborda a pedagogia da desobediência como modo de (re)existir dentro da escola; e, por último, Rogério Diniz Junqueira (2013) com a Pedagogia do Armário, que identifica, de modo muito objetivo nas relações escolares, os reflexos da heterossexualidade compulsiva e da heteronormatividade nos processos de ensino-aprendizagem da escola de educação básica. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Teatro | pt_BR |
dc.sizeorduration | 70 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Teatro |
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