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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorRodrigues, Rogério Pacheco-
dc.date.accessioned2023-01-03T13:01:54Z-
dc.date.available2023-01-03T13:01:54Z-
dc.date.issued2022-12-09-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Rogério Pacheco. Produção de sinalário em LIBRAS para equipamentos laboratoriais utilizados no Ensino Tecnológico na área de produção de açúcar e álcool. 2022. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática ) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.673pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36648-
dc.description.abstractThe theme of this dissertation arises from academic experiences as a student in the field of Chemistry, especially those provided during the course of the Degree in Chemistry at the Federal Institute of Goiás (IFG) - Campus Itumbiara, in the period between 2012 and 2017. Thus, it is observed that one of the difficulties in the teaching and learning process in technical and professional education for deaf students is related to symbology/language. This is intensified in experimental classes, since various equipment is used, whose nomenclature is mentioned during the teaching and learning process, names that both deaf students and Libras interpreters do not know. In this context, this research aimed to develop a sign in Libras for laboratory equipment used in Technological Education in the area of sugar and alcohol production. The methodological path used was the mapping of 6 (six) pieces of equipment used in the practical classes of the curricular component of the Sugar and Alcohol Manufacturing Process of the Sugar and Alcohol Production Auxiliary course, offered by the National Service for Industrial Learning (SENAI ) and definitions, in the case of the Portuguese language, and the creation and registration of term signs in the Brazilian Sign Language. It is noteworthy that the development of signs relied on the presence of a deaf person, since a sign cannot be created without the presence, help and acceptance of the deaf community. The organization of the material was based on the grammatical parameters of the Brazilian Sign Language, which are: hand configuration, point of articulation, hand orientation, movement, and non-manual expression. This signal is disclosed through the access link to the website available in chapter 7 of this dissertation. Finally, it is highlighted that the material aims to contribute to an inclusive education and standardization of the special chemistry language.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectsinaláriopt_BR
dc.subjectlibraspt_BR
dc.subjectequipamentospt_BR
dc.subjectárea profissionalizantept_BR
dc.subjectaçúcar e álcoolpt_BR
dc.subjectsignalpt_BR
dc.subjectequipmentpt_BR
dc.subjectvocational areapt_BR
dc.subjectsugar and alcoholpt_BR
dc.titleProdução de sinalário em LIBRAS para equipamentos laboratoriais utilizados no Ensino Tecnológico na área de produção de açúcar e álcoolpt_BR
dc.title.alternativeProduction of signals in LIBRAS for laboratory equipment used in technological education in the area of sugar and alcohol productionpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Amauro, Nicéa Quintino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2868011234412385pt_BR
dc.contributor.referee1Silveira, Helder Eterno-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9626994578221224pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Edivaldo da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3868086261085410pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2257826494280397pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO tema desta dissertação surge a partir de experiências acadêmicas como estudante da área de Química, em especial aquelas propiciadas durante a realização do curso de Licenciatura em Química no Instituto Federal de Goiás (IFG) – Campus Itumbiara, no período compreendido entre 2012 e 2017. Assim, observa-se que umas das dificuldades no processo de ensino e aprendizagem no ensino técnico e profissionalizando para alunos surdos se relaciona com simbologia/linguagem própria. O que é intensificado nas aulas experimentais, uma vez que se faz o uso de vários equipamentos, cuja nomenclatura é mencionada durante o processo de ensino e aprendizagem, nomes estes que tanto os alunos surdos quanto os intérpretes de Libras não conhecem. Neste contexto, esta pesquisa teve como objetivo desenvolver um sinalário em Libras para equipamentos laboratoriais utilizados no Ensino Tecnológico na área de produção de açúcar e álcool. O percurso metodológico utilizado foi o de mapeamento de 6 (seis) equipamentos utilizados nas aulas práticas do componente curricular de Processo de Fabricação de Açúcar e Álcool do curso de Auxiliar de Produção de Açúcar e Álcool, ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem de Industrial (SENAI) e definições, no caso da Língua Portuguesa, e de criação, e registro dos sinais-termo na Língua Brasileira de Sinais. Destaca-se que o desenvolvimento dos sinais contou-se com a presença de uma pessoa surda, uma vez que um sinal não pode ser criado sem a presença, o auxílio e a aceitação da comunidade surda. A organização do material baseou-se nos parâmetros gramaticais da Língua Brasileira de Sinais, que são: configuração de mão, ponto de articulação, orientação das mãos, movimento, e expressão não manual. Esse sinalário é divulgado por meio do link de acesso ao site disponível no capítulo 7 desta dissertação. Por fim, destaca-se que o material visa contribuir para uma educação inclusiva e padronização da linguagem química especial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration106pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.673pt_BR
dc.crossref.doibatchid7cc9fe2a-5989-440b-8d06-6a1cab91a639-
dc.subject.autorizadoCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.autorizadoLíngua brasileira de sinais-
dc.subject.autorizadoComputadores e pessoas com deficiência-
dc.subject.autorizadoEducação inclusiva-
dc.subject.autorizadoSurdos - Educação-
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

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