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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36604
Document type: | Tese |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | “Vida Fecunda, Obra Imperecível” Ana Rímoli de Faria Dória à frente do Instituto Nacional de Educação de Surdos 1951–61 |
Alternate title (s): | Fecund Life, Imperishable Work” Ana Rímoli de Faria Dória at the head of the National Institute of Education for the Deaf 1951–61 |
Author: | Duarte, Ana Beatriz da Silva |
First Advisor: | Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza |
First member of the Committee: | Cunha, Maria Teresa Santos |
Second member of the Committee: | Araujo, Jose Carlos Souza |
Third member of the Committee: | Sá, Elizabeth Figueiredo de |
Fourth member of the Committee: | Santos, Sônia Maria dos |
Summary: | Em 1951, Ana Rímoli de Faria Dória se tornou diretora do Instituto Nacional de Educação de Surdos, na cidade do Rio de Janeiro, então capital federal. Assumir tal cargo era lidar com um problema que exigia uma diretoria apta a atuar em frentes diversas: administração, pedagogia, docência, formação de professores, escolha de material teórico pedagógico-didático e outros. Ana Rímoli assumiu o cargo sem vivência profissional com educação de pessoas surdas; mas conseguiu estruturar e renovar o currículo, a metodologia e os métodos do instituto. Essa percepção levou ao objeto deste estudo: a formação (intelectual) de Ana Rímoli, sua ação profissional e a materialização de seu trabalho. Tal objeto foi problematizado nos limites destes questionamentos: de que modo Ana Rímoli chegou a uma instituição tida como renovadora da educação de pessoas surdas no Brasil? Como fez ela para ir da condição de técnico em educação à de autora de livros sobre educação para pessoas surdas? Quais foram seus recursos? Como sua formação e atuação profissional prévia repercutiram em sua decisão de assumir a causa do instituto? A tentativa de desdobrar tais indagações se desdobrou no horizonte de compreensão delineado por objetivos de pesquisa: situar Ana Rímoli na intelectualidade da educação brasileira; compreender a trajetória de vida dela até 1961; caracterizar suas ações no instituto; delinear círculos sociais e lugares de sociabilidade dela antes de se tornar diretora; mapear sua produção intelectual. A pesquisa se caracterizou como documental na área de “história e historiografia da educação” brasileira: linha de investigação a que se filiou a pesquisa no programa pós-graduação. O método de pesquisa se alinhou no biografismo, ou seja, na recomposição documental de trajetórias de vida com intenções históricas de problematização. As fontes de pesquisa incluíram datiloscritos (currículo; histórico; documentos pessoais; certidões; declarações, certificados e diplomas; relatório de viagem); impressos (diplomas, documentos pessoais, certidões e declarações, certificados; edições de época de livros); imprensa (textos de jornais de revistas); iconografia (fotografias do foro íntimo e laboral); fontes orais (relatos de uma entrevista). O recorte temporal abarca o tempo da entrada de Ana Rímoli no instituto (1951) até sua exoneração (1961). Os resultados da pesquisa sugerem que Ana Rímoli seguiu uma trajetória marcada pela preparação para o exercício profissional e seus desdobramentos. Assim, estudou para ser professora primária, mas se empenhou para ser funcionária de carreira do então Ministério da Educação e da Saúde, cuja criação trouxe oportunidade para que profissionais da educação se projetassem na hierarquia funcional do governo federal. Os resultados apontam que as ações de Ana Rímoli no instituto nacional tiveram ênfase na formação docente e na publicação de obras sobre o oralismo como teoria pedagógica; ela, também, se associou a intelectuais paulistas alinhados no movimento escola nova e intelectuais que circundaram o ministro da educação Gustavo Capanema nos anos 1940. Tal produção situa Ana Rímoli no campo da intelectualidade da educação brasileira ligada à educação especial; sobretudo às relações entre educação, surdez e escola regular. Portanto, dentre suas contribuições mais notáveis como intelectual agente e pensadora da educação no Brasil, está a de pôr a criança surda na escola regular, ou seja, de desencadear a legislação que faria da inclusão educacional uma política pública central no sistema educacional brasileiro. |
Abstract: | In 1951, Ana Rímoli became director at the National Institute of Deaf Education in the city of Rio de Janeiro, Brazil. To hold such position was to deal with a problem requiring a board of directors able to act on several fronts: management, pedagogy, teaching, teacher’s training, pedagogical-didactic theoretical material etc. Ana Rímoli held the position without being professionally apt for the educational work with deaf people. Ana Rímoli, however, was able to structure and renew curriculum, methodology and methods. Such understanding about her led to this thesis’ subject matter, which covers her (intellectual) background, her professional action and the materialization of her work. This theme was developed within limits outlined by the following questions: how did Ana Rímoli come to manage an institution marked by the renewal of the education of deaf people in Brazil? How did she leave the condition of being a regular technical employee at the education ministry to become author of books on deaf education? What were the resources she relied on? How did her training and previous professional performance affect her decision to take hold of the institute management? The attempt to unfold these questions is based on aims such as: to place Ana Rímoli in the education intellectuality in Brazil; to describe facts of her in form of a profile personal and professional profile; to characterize actions of her in the institute; to map her intellectual output. The research relied upon document evidence with a focus on the history and historiography of Brazilian education. The method to develop it followed steps of the biographism, especially the life trajectories (background); but aimed at historical ends, analysis and interpretations. Research sources were typed sheets (résumé; history; personal documents; certificates; declarations, certificates and diplomas; travel report; diplomas, personal documents, certificates and declarations, certificates; book season editions); press (newspaper and magazines); iconography (family and work photographs); oral sources (accounts from one interview). The research time covers from the entering of Ana Rímoli in the institute (1951) as director to her exit in 1961. Research results suggest her background as an elementary teacher determined to work to the Ministry of Education and who saw a challenging opportunity to reach higher in the functional hierarchy; her actions at the institute had an emphasis on teacher’s education and on the publication of books on oralism as a pedagogical approach to educate deaf people. This production situates Ana Rímoli in the field of the education intellectuality in Brazilian and links her to special education: to the relations between education, deafness and regular school. She was among São Paulo intellectuals aligned in the progressive school movement and intellectuals who surrounded education minister Gustavo Capanema in the 1940s. Therefore, putting deaf children in the regular school was one of the most notable of Ana Rimoli’s contributions as an education intellectual agent and thinker since she led to the laying of legal bases of what has become the policy for educational inclusion in Brazil. |
Keywords: | Ana Rimoli Instituto Nacional de Educação de Surdos oralismo. administração formação docente oralismo |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO |
Subject: | Educação Surdos - Educação Historiografia |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Quote: | DUARTE, Ana Beatriz da Silva. “Vida fecunda, obra imperecível”: Ana Rímoli de Faria Dória à frente do Instituto Nacional de Educação de Surdos, 1951–61. 2022. 274f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.5038. |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.5038 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36604 |
Date of defense: | 26-Aug-2022 |
Appears in Collections: | TESE - Educação |
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