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Tipo de documento: Memorial
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Puxando fios da memória: a invenção de uma professora pesquisadora
Título (s) alternativo (s): Pulling threads from memory: the invention of a research professor
Autor: Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza
Primer miembro de la banca: Araújo, José Carlos Souza
Segundo miembro de la banca: Machado, Maria Cristina Gomes
Tercer miembro de la banca: Silva, Elizabeth Farias da
Cuarto miembro de la banca: Cunha, Maria Teresa Santos
Resumen: Este memorial cumpre requisitos para promoção da classe de professor associado IV para a de professor titular, conforme portaria 982/2013 do Ministério da Educação, regulamentada pelo artigo 7 da resolução 3/2017 do Conselho Diretor da Universidade Federal de Uberlândia. Para promoção na carreira, a legislação permite escolher entre um memorial de trajetória acadêmico-profissional ou uma tese inédita sobre tema de interesse. Optei pelo memorial, mesmo ciente de que seria desafiador e trabalhoso. Escrevê-lo seria uma oportunidade de dialogar com a comunidade acadêmica, no âmbito da autorreflexão sobre docência e gestão, pesquisa e extensão. Procurei que não fosse um monólogo; antes, pretendi que fosse um diálogo condutor de uma autoavaliação. Apresento minhas memórias e memórias de outras pessoas, memórias coletivas, como forma de aprendizado. Ao me posicionar em relação aos quatro pilares da universidade, tentei recompor pontos que me pareceram mais pertinentes, em aproximadamente trinta e cinco anos de atuação; sobretudo, a escuta, a observação e os nãos recebidos. Tudo visto como oportunidade de aprender a fazer, dos erros, acertos. Puxar fios da memória não foi tarefa fácil, mas significativa por me colocar em relação com o tempo passado e presente, para vislumbrar o futuro. A dificuldade esteve em fazer escolhas e priorizar, selecionando o que fora frustração e revés, e que hoje não é mais, dadas a maturidade e as descobertas, como professora pesquisadora. Assim, o memorial permitiu rever caminhos teórico-metodológicos, vivências, sobretudo o encontro com a história da educação e a constituição da pesquisa na área. A metodologia para construção deste memorial seguiu a resolução 3/2017. O recorte cronológico vai de fatos antecedentes a meu nascimento ao presente desta escrita de mim. De minha vida, recupero fatos pré-nascimento afeitos à educação e à minha formação escolar, do elementar ao pós-doutoral. Procurei projetar minha construção como educadora e pesquisadora sempre de prontidão para lutar por uma educação pública. Cresci com esse espírito em minha casa: meu pai — envolvido na criação e na manutenção de escola; minha mãe — diretora escolar que, nos anos 1970, empenhada em instituir salas de aula de pré-escolar e de ensino especial, sem que houvesse ainda o respaldo da lei. Encerro-o, em 2022, no fim da pandemia de covid-19 e em plena luta pela qualidade da educação pública. Em grande medida, o texto do memorial tem a forma do relato com descrição, mas não escapa ao tom reflexivo-dissertativo aqui e ali. No plano geral, estruturou-se em função dos pilares docência, gestão, pesquisa e extensão; sobretudo, da pesquisa por mim desenvolvida ao longo de quinze anos na UFU. Foram tratados em capítulos à parte, mas permeiam o memorial em quase sua totalidade, porque são instâncias vividas antes. Concluo, destacando que me sinto em condições de mais movimentos profissionais em meu projeto pedagógico-intelectual, como professora pesquisadora. Projeto que espero ter ficado delineado neste texto, mas que se guia por convictas palavras: o substantivo esperança e o verbo esperançar. São palavras cuja compreensão me veio da leitura de Paulo Freire. Esperança não se confunde com espera; esperar é ter expectativa, mas com o sentido de aguardar, de passividade. Por isso, Freire diz: esperança coaduna-se com o verbo esperançar: “se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperança é juntar-se com outros para fazer de outro modo”. Eu digo: esperançar é acreditar.
Abstract: This memorial fulfills requirements for the promotion of “class-IV associate professor” to that of “full professor”, according to Ordinance 982/2013 of the Ministry of Education, regulated by the article 7 in the resolution 3/2017 of the management council at Uberlândia’s Federal University. For career promotion, the legislation allows choosing between a memorial of academic-professional trajectory or a thesis on a topic of interest. I chose the memorial, with full awareness that it could be challenging and laborious. Writing the memorial, however, would be an opportunity to dialogue with the academic community within the scope of self-reflection on teaching and management, research and extension. I did not want a monologue text. I wanted it to be a dialogue as driving part of the self-assessment. I present my memories and other people’s memories (collective memories) as a form of learning. In considering myself in relation to the university four pillars, I tried to present points that seemed more pertinent to me in a spin of thirty-five years of working professionally. All was seen as opportunities to learn more, including with mistakes. Pulling threads from memory was not an easy task, but was significant, for it placed me in relation to past and present time and to future. The difficulty was to make choices: give priorities, select what was frustration and setback and no longer is now, given maturity and discoveries, as a research professor. Thus, the memorial allowed me to review theoretical and methodological paths, experiences, especially the encounter with the history of education and the research in the area. The methodology for writing this memorial followed resolution 3/2017. It goes from facts prior to my birth to facts regarding this memorial. From my life, I recover pre-birth facts related to education and my school ingenuity, from elementary school to post-doctoral studies. I tried to develop the idea of me as a female educator and researcher always ready to fight for the public education. I grew up with this spirit at home. My father was involved in school building and maintenance; my mother was a school principal who in the 1970s committed her management to the establishing of preschool and special education classrooms, but without the legal support. I close the memorial in 2022m right at the end of Covid-19 pandemic and in the midst of a struggle for the quality of public education. To a large extent, this memorial writing has the narrative tone, but it does not escape the reflexive-analytical tone here and there. In a general level, it was structured according to the teaching, management, research and extension pillars; especially the research I’ve been developing for the past fifteen years at UFU. Each pillar appears as chapters, but they permeate the memorial in almost its entirety. I conclude, highlighting that I feel myself in full conditions of making more movements in my pedagogical-intellectual project as a researcher and teacher. As Freire says, his sense of waiting should be consistent with the verb to hope: “to stand up, to hope is to go after, to hope is to build, to hope is not to give up! To hope is to carry forward, hope is to join with others to do otherwise”. As to my case, I’d say to hope is to believe.
Notas: Memorial descritivo apresentado ao Instituto de Ciências Humanas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia, como parte dos requisitos exigidos para a progressão para a classe de professor Titular do magistério superior.
Palabras clave: Memorial Acadêmico
História
Educação
Pesquisa
Academic Memorial
History
Education
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Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Tema: História da educação
Professores - Formação
Professores universitários
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: RIBEIRO, Betânia de Oliveira Laterza. Puxando fios da memória: a invenção de uma professora pesquisadora. 2022. 269 f. Memorial Acadêmico (Concurso para Professor Titular Classe E) - Instituto de Ciências Humanas do Pontal , Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.5042.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.5042
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36592
Fecha de defensa: 11-nov-2022
Aparece en las colecciones:MEMORIAL DESCRITIVO - Instituto de Ciências Humanas (ICH / Pontal)

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