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Tipo de documento: Memorial
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Linhas de vida tecendo composições do memorial de uma professora em festa
Título (s) alternativo (s): Lifelines weaving compositions from the memorial of a teacher at a party
Autor: Estevinho, Lucia de Fatima Dinelli
Primer miembro de la banca: Augusto, Solange Cristina
Segundo miembro de la banca: Andrade, Elenise Cristina Pires de
Tercer miembro de la banca: Chaves, Silvia Nogueira
Cuarto miembro de la banca: Seles, Sandra Lucia Escovedo
Resumen: A escrita do memorial foi ativada a partir de uma pergunta que acompanhou minha travessia enquanto professora-pesquisadora-extensionista: Como acontece o processo criativo e fazer disso um projeto de vida acadêmica? Foi pela ventania, em como ela tira os nossos pés do chão. Ventania provocada por um turbilhão de textos, falas, literatura, obras de arte, e com esses materiais em mãos fui constituindo um memorial que convoca a arte, os modos de fazer arte-educação em ninhos que foram sendo construídos a cada graveto, folha, linha, papel, colocados em caixinhas. Caixinhas como lugar de guardar palavras e fazerem elas proliferarem em escritas. E em cada voo em busca de algo novo, mas que logo percebia um encaixe nesses ninhos que brotavam e alimentavam vidas pelos afetos, em como habitar mundo em co-existências, em co-criações. Um mundo que se faz pela imediação, conceito trabalhado pela filósofa e artista Erin Manning, pois as co-existências são consequências das imediações, que não elabora suposições a priori, são aproximações que acontecem pela dobra do tempo, no entre. Além da metodologia das caixinhas surpresas este memorial foi escrito a partir das marcas que se fizeram no tempo. Não um tempo cronológico, mas um tempo que se esculpi criando acontecimentos em devir. Uma cartografia do sensível, de fazer brotar pelas marcas um entendimento dos processos criativos que se constituíram ao longo do percurso de ser professora-pesquisadora-extensionista. Marcas que revelaram que um pensar-fazer-fazendo, metodologia da pesquisa-criação, aconteceu no experienciar docências, pesquisas, extensão, arte. E com esses termos conectados por um hífen – professora-pesquisadora-extensionista nessa escrita criada por caixinhas surpresas e pelas marcas vislumbrou-se uma professora que devém artista.
Abstract: The writing of the memorial was activated from a question that accompanied my journey as a teacher-researcher-extensionist: How does the creative process happen and make it an academic life project? It was because of the wind, how it takes our feet off the ground. A windstorm provoked by a whirlwind of texts, speeches, literature, works of art, and with these materials in hand, I started to build a memorial that summons art, the ways of doing art-education in nests that were being built with each stick, leaf, line, paper, placed in boxes. Boxes as a place to store words and make them proliferate in writing. And on each flight in search of something new, but soon realizing a fit in these nests that sprouted and fed lives through affections, on how to inhabit the world in co-existence, in co-creations. A world that is made through immediacy, a concept worked on by the philosopher and artist Erin Manning, as co-existences are consequences of immediacy, which does not elaborate a priori assumptions, they are approximations that happen through the fold of time, in between. In addition to the methodology of the surprise boxes, this memorial was written from the marks that were made in time. Not a chronological time, but a time that I sculpted by creating events in the future. A cartography of the sensitive, of making sprout through the marks an understanding of the creative processes that were constituted along the path of being a teacher-researcher-extensionist. Marks that revealed that a thinking-making-doing, research-creation methodology, happened in experiencing teaching, research, extension, art. And with these terms connected by a hyphen – teacher-researcher-extensionist in this writing created by surprise boxes and brands, a teacher who becomes an artist was glimpsed.
Notas: Memorial descritivo apresentado ao Instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia, como parte dos requisitos exigidos para a progressão para a classe de professor Titular do magistério superior.
Palabras clave: pesquisa-criação
cartografia
devir-professora
research-creation
cartography
becoming-teacher
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Tema: Biologia
Professores universitários
Ensino superior - Biologia
Professores - Formação
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: ESTEVINHO, Lucia de Fatima Dinelli. Linhas de vida tecendo composições do memorial de uma professora em festa. 2022. 154 f. Memorial Acadêmico (Concurso para Professor Titular Classe E) - Instituto de Biologia, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5372.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5372
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36562
Fecha de defensa: 2-dic-2022
Aparece en las colecciones:MEMORIAL DESCRITIVO - Instituto de Biologia (INBIO)

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