Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36550
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNunes, Israel Pereira-
dc.date.accessioned2022-12-07T15:38:29Z-
dc.date.available2022-12-07T15:38:29Z-
dc.date.issued2022-08-17-
dc.identifier.citationNUNES, Israel Pereira. Uma proposta de jogo digital educativo para ensino contextualizado da Tabela Periódica. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36550-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectJogos digitaispt_BR
dc.subjectTabela periódicapt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectPhaser.jspt_BR
dc.subjectDesign participativopt_BR
dc.titleUma proposta de jogo digital educativo para ensino contextualizado da Tabela Periódicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Rafael Dias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3067137114142725pt_BR
dc.contributor.referee1Paulino, Alessandra Aparecida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8756345494319305pt_BR
dc.contributor.referee2Martinez, Ana Cláudia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6993507870608075pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA tecnologia vive uma evolução constante, com isso os professores estão buscando estratégias para evoluir as metodologias de ensino que são bastante tradicionais. Nesse contexto, os jogos podem ser utilizados como ferramenta de auxílio em diversas disciplinas escolares. EspeciĄcamente no contexto da disciplina de Química, nota-se um índice alto de diĄculdade de aprendizagem e é percebida pelos estudantes como complexa e desinteressante. Dessa forma, este trabalho propõe um jogo digital para ensino contextualizado da Tabela Periódica, para ser utilizado nas disciplinas introdutórias de Química no ensino básico. O processo de concepção do jogo incluiu potenciais usuários da ferramenta por meio de uma sessão de Design Participativo para construção colaborativa. Foi implementado um protótipo funcional como prova de conceito utilizando o framework Phaser.JS para validação da viabilidade técnica da proposta, com recursos para que os professores possam criar diferentes fases para explorar os conceitos dos elementos químicos com base na organização da Tabela Periódica atual.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseSistemas de Informaçãopt_BR
dc.sizeorduration49pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.orcid.putcode124335113-
Appears in Collections:TCC - Sistemas de Informação (Monte Carmelo)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UmaPropostaJogo.pdf2.9 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons