Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36550
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Nunes, Israel Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-07T15:38:29Z | - |
dc.date.available | 2022-12-07T15:38:29Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-17 | - |
dc.identifier.citation | NUNES, Israel Pereira. Uma proposta de jogo digital educativo para ensino contextualizado da Tabela Periódica. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36550 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Jogos digitais | pt_BR |
dc.subject | Tabela periódica | pt_BR |
dc.subject | Química | pt_BR |
dc.subject | Phaser.js | pt_BR |
dc.subject | Design participativo | pt_BR |
dc.title | Uma proposta de jogo digital educativo para ensino contextualizado da Tabela Periódica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Araújo, Rafael Dias | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3067137114142725 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Paulino, Alessandra Aparecida | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8756345494319305 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Martinez, Ana Cláudia | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6993507870608075 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | A tecnologia vive uma evolução constante, com isso os professores estão buscando estratégias para evoluir as metodologias de ensino que são bastante tradicionais. Nesse contexto, os jogos podem ser utilizados como ferramenta de auxílio em diversas disciplinas escolares. EspeciĄcamente no contexto da disciplina de Química, nota-se um índice alto de diĄculdade de aprendizagem e é percebida pelos estudantes como complexa e desinteressante. Dessa forma, este trabalho propõe um jogo digital para ensino contextualizado da Tabela Periódica, para ser utilizado nas disciplinas introdutórias de Química no ensino básico. O processo de concepção do jogo incluiu potenciais usuários da ferramenta por meio de uma sessão de Design Participativo para construção colaborativa. Foi implementado um protótipo funcional como prova de conceito utilizando o framework Phaser.JS para validação da viabilidade técnica da proposta, com recursos para que os professores possam criar diferentes fases para explorar os conceitos dos elementos químicos com base na organização da Tabela Periódica atual. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Sistemas de Informação | pt_BR |
dc.sizeorduration | 49 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 124335113 | - |
Appears in Collections: | TCC - Sistemas de Informação (Monte Carmelo) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
UmaPropostaJogo.pdf | 2.9 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License