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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36497
ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-2397-8469 |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | As proposições de Evaristo da Veiga no Brasil pós-independência: educação como forma de alterar os costumes, 1824-1837 |
Título (s) alternativo (s): | Evaristo da Veiga's propositions in post-independence Brazil: education as a way to change customs, 1824-1837 |
Autor: | Azevedo, Alzenira Francisca de |
Primer orientador: | Carvalho, Carlos Henrique de |
Primer miembro de la banca: | Danelon, Márcio |
Segundo miembro de la banca: | Alves Filho, Eloy |
Tercer miembro de la banca: | Batista, Gustavo Araújo |
Cuarto miembro de la banca: | Borges Netto, Mario |
Resumen: | Este estudo apresenta uma pesquisa de doutorado que almejou compreender as ideias de Evaristo da Veiga sobre liberdade, instrução e organização social e política no Brasil pós-independência. A tese de estudo incidiu na concepção de Evaristo Veiga como sujeito singular na história do pensamento educacional no Brasil. Tal foco se traduz neste objeto de estudo: o pensamento educacional de Evaristo da Veiga e o debate sobre instrução pública e formação em profissões úteis como possibilidade para a educação de costumes. Veiga, ao debater problemas apresentados no governo regencial, se tornou um aglutinador de ideias em torno da necessidade de formação escolar em profissões úteis (manuais). Na problematização do objeto de estudo se projetou questionamentos sobre como a instrução se apresentava na cosmovisão de Veiga? Como expôs seu pensamento? Quais eram suas concepções de educação, escola, função, programas de ensino, aprendizagem etc.? Como foi a recepção para suas ideias educacionais? Como objetivos de pesquisa, foram definidos construir uma compreensão histórico-sistemática de processos, movimentos, circunstâncias, meios e modos indicativos de uma formação do pensamento educacional no Brasil pós-independência; compreender sistematicamente a figura histórica de Evaristo da Veiga como homem, intelectual e agente da produção de ideias e reflexões; produzir uma análise histórico-crítica de como Veiga materializou seu pensamento e de sua recepção; entender o pensamento de Veiga para instrução tendo em vista um ideal de construção nacional. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa supôs busca em acervos físicos em Minas Gerais e Rio de Janeiro, também arquivos digitais (hemeroteca). O resultado foi um rol de fontes históricas inclusivas de inventário post mortem, cartas, livros de poesias de homenagem, edições do jornal Aurora Fluminense, leis e relatórios ministeriais. A pesquisa histórica e documental está atrelada à linha de pesquisa “história e historiografia da educação” do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Os resultados permitem ver Evaristo da Veiga como alguém atento ao seu tempo e interessado no debate político; como figura proeminente e alguém cuja vida e obra se abrem à observação de constituição de um pensamento educacional brasileiro. Suas proposições para um modo de pensar na instrução e educação moral foram pinçadas de preocupações que lhe apareceram em um primeiro plano. Ao debater interesses políticos, econômicos, organizativos do Brasil com seus interlocutores, apontou uma preocupação com a instrução para conscientização do sistema político. Veiga viu como importante pensar em instruir a mulher como vetor qualificado para a educação da prole. A instrução e a educação moral poderiam, aos poucos, constituir condutas diferentes que formariam o homem tido como o brasileiro. |
Abstract: | This study presents a doctoral research that aims to understand Evaristo da Veiga’s ideas about freedom, education and social and political organization in post-independence Brazil. The study focused on the conception of Veiga as a singular subject in the history of educational thinking in Brazil. This focus converges to this research aim: the educational thinking of Veiga and the debate on public education and training in useful professions as a possibility for the education of customs. Veiga, when discussing problems presented in the regency government, became a binder of ideas about the need for school training in useful professions (manuals). In the problematization of this subject matter, questions were asked about how instruction presented itself in Veiga’s worldview? How did he expose his thinking? What were his conceptions of education, school, function, teaching programs, learning, etc.? How was the reception for his educational ideas? As research aims, we defined the following: to construct a historical-systematic understanding of processes, movements, circumstances, means and modes indicative of a formation of educational thinking in post-independence Brazil; to understand systematically the historical figure of Evaristo da Veiga as a man, intellectual and agent of the production of ideas and reflections; to produce a historical-critical analysis of how Veiga materialized his thinking and his reception; to understand Veiga’s thinking for instruction in view of an ideal of national construction. From the methodological point of view, the research assumed a search in physical collections in Minas Gerais and Rio de Janeiro, digital archives as well. The result was a list of inclusive historical sources of post mortem inventory, letters, books of tribute poetry, editions of the Aurora Fluminense newspaper, laws and ministerial reports. As historical research, it is tied to the research line “history and historiography of education” of the post graduation program in Education of the Federal University of Uberlândia. Results allow us to see Veiga as someone attentive to his time and interested in the political debate; as a prominent figure and someone whose life and work are opened to the observation of the constitution of a Brazilian educational thought. His propositions for a way of thinking about education and moral education were pinched with concerns that appeared to him in the foreground. When discussing political, economic and organizational interests of Brazil with its interlocutors, he pointed out a concern with the instruction to raise awareness of the political system. Veiga saw it as important to think about instructing women as a qualified vector for the education of offspring. Education and moral education could gradually constitute different conducts that would form the man who had as the Brazilian. |
Palabras clave: | História da Educação Evaristo da Veiga pensamento educacional educação moral instrução para profissões úteis Post-independence moral education social and political organization educational thinking |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Tema: | Educação Educação - História Veiga, Evaristo da, 1799-1837 - Crítica e interpretação Educação moral Pensamento criativo |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Cita: | AZEVEDO, Alzenira Francisca de. As proposições de Evaristo da Veiga no Brasil pós-independência: educação como forma de alterar os costumes (1824-1837). 2022. 372 f. Tese de doutorado (Doutorado em História ) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.5031 |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.5031 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36497 |
Fecha de defensa: | 25-ago-2022 |
Aparece en las colecciones: | TESE - Educação |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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