Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36494
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorBatista, Patrícia Giselia-
dc.date.accessioned2022-11-29T17:11:07Z-
dc.date.available2022-11-29T17:11:07Z-
dc.date.issued2022-08-29-
dc.identifier.citationBATISTA, Patrícia Giselia. A pele que habito: o corpo negro no/do feminino como território de pesquisa acadêmica, da criação artística e da estratégia política. 2022. 211 f. Tese ( Doutorado em História ) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.509.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36494-
dc.description.abstractThis is a thesis developed in the area of history, based on axes of analysis of cultural, decolonial studies, and feminist theories, particularly fertilized by the recent production of Afro-Brazilian Studies. By establishing dialogues between History and Art, I try to decipher/recipher the historical construction of bodies/subjects/subjectivations that materialize in the creation, in the language and in the aesthetic and political effects of the “performance art” developed by Brazilian artists, instigated by the interrogation – what do female bodies mean in performances in Brazil? With the research and reflection on the technologies of sex-gender and race in the practices and theories in progress, the need was forged to discuss the object - performance - from an intersectional point of view - in particular, between race, gender, class and sexuality, in order to approach a reflection that could proceed toward the historical conditions of aesthetic, political, critical, intertextual, multiple identities in/of the feminine. It still did not seem possible to despise the problematization of the place of the research subject, a place of speech intersected by the same historical vectors of power, resistance and self-representation / subjectivation in the perspective of construction of a situated knowledge. In this trajectory of (re)knowledge and analysis, I propose to proceed toward in a privileged way works by Afro-Brazilian artists, subjects who, not by chance, present themselves as “new” or “emerging” socially, as they have only recently managed to conquer significant spaces in the world. social discourse, and above all academic, political and artistic spaces, thus being able to be recognized among libertarian practices.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectInterseccionalidadept_BR
dc.subjectTeorias feministaspt_BR
dc.subjectPerformance Artept_BR
dc.subjectRaçapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.titleA pele que habito: o corpo negro no/do feminino como território de pesquisa acadêmica, da criação artística e da estratégia políticapt_BR
dc.title.alternativeThe skin I inhabit: the black body in/of the female as a territory of academic research, artistic creation and political strategypt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Carneiro, Maria Elizabeth Ribeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4939665565955670pt_BR
dc.contributor.referee1Sao Bernardo, Ana Cláudia dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttps://www.linkedin.com/in/saobe001/pt_BR
dc.contributor.referee2Nganga, Camilla Soueneta Nascimento-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6986003080954938pt_BR
dc.contributor.referee3Santos, Rosana de Jesus dos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1611507718894404pt_BR
dc.contributor.referee4Nganga, João Gabriel do Nascimento-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8550287643881852pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8419708121417836pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoTrata-se de uma tese desenvolvida na área de história, a partir de eixos de análise dos estudos culturais, decoloniais, e das teorias feministas , fertilizada particularmente pela produção recente dos Estudos Afro-Brasileiros. Ao estabelecer diálogos entre a História e a Arte, procuro decifrar / recifrar a construção histórica de corpos/sujeitos/subjetivações que se materializam na criação, na linguagem e nos efeitos estéticos e políticos da “performance arte” desenvolvida por artistas brasileiras, instigada pela interrogação – o que significam corpos do/no feminino em performances no Brasil? Com a pesquisa e a reflexão sobre as tecnologias de sexo-gênero e raça nas práticas e teorias em andamento, forjava-se a necessidade de se discutir o objeto – performance – do ponto de vista interseccional - em especial, entre raça, gênero, classe e sexualidade, a fim de se tangenciar uma reflexão que pudesse acercar-se das condições históricas de produção estética, política, crítica, intertextual, múltipla de identidades no/do feminino. Não parecia possível desprezar, ainda, a problematização do lugar do sujeito da pesquisa, lugar de fala entrecortado pelos mesmos vetores históricos de poder, resistência e auto-representação / subjetivação na perspectiva de construção de um saber situado. Nessa trajetória de (re)conhecimentos e análises, proponho abordar de modo privilegiado obras de artistas afro-brasileiras, sujeitos que, não por acaso, apresentam-se como “novos” ou “emergentes” socialmente, porquanto apenas recentemente conseguiram conquistar espaços significativos no discurso social, e sobretudo espaços acadêmicos, políticos, artísticos, podendo, assim, serem reconhecidas entre as práticas libertárias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.sizeorduration211pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.509pt_BR
dc.orcid.putcode123824251-
dc.crossref.doibatchid47f15f7f-0f39-4763-8750-64d36de1bdb8-
dc.subject.autorizadoHistóriapt_BR
dc.subject.autorizadoPerformance (Arte)pt_BR
dc.subject.autorizadoEstudos feministaspt_BR
Aparece en las colecciones:TESE - História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PeleQueHabito.pdf7.96 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons