Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36468
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBraga, César de Almeida-
dc.date.accessioned2022-11-25T18:33:15Z-
dc.date.available2022-11-25T18:33:15Z-
dc.date.issued2022-10-21-
dc.identifier.citationBRAGA, César de Almeida. Processos rítmicos do século XX no piano popular: timelines, defasagem rítmica & live looping. 2022. 153 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.373 .pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36468-
dc.descriptionA pesquisa abrange tanto o texto escrito quanto os vídeos que podem ser acessados por meio de links disponíveis na dissertação. Há também um link geral que contém todos os vídeos, disponível em: https://linktr.ee/cesarbraga.pt_BR
dc.description.abstractThe object of study in this paper is about applications for popular piano that blend elements taken from the Rhythmic Series by José Eduardo Gramani and rhythmic phase-shifting processes developed by Steve Reich, Michael Udow and Cesar Traldi by live looping techniques using live electronics. As a base, theoretical and epistemological approximations between authors involved with methodologies and rhythmic processes of the 20th century were brought up to lay the foundations for the offer of a new propaedeutic of the application of timelines and ostinatos taken from those Rhythmic Series. Laboratories were conducted with a live looping workflow in the DAW Reaper to manage the sound material, submitting timelines taken from the Series to phase-shifting by rhythmic additive process – addition/subtraction, thus laying a comping base for popular piano idiomatic improvisation. Specialized methodology from Arts Based Research was adopted, such as the creation and performance of an audiovisual artistic product and its analysis, autoethnography and tangency with Patrik Proško’s anamorphic visual art. Visual tools were used for the analysis of the pieces generated in laboratory, such as Sonic Visualiser and MIDI take graphics. Finally, it has been considered that it is possible to apply the Rhythmic Series of Gramani and phase-shifting, going beyond, revealing a rhythmic aspect that became a catalyst element of harmony and melody, generating harmonic anamorphism. The innovative factor in this work lies in the combination of rhythmic concepts and live looping techniques, engendering a new artistic construct.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectSéries Rítmicas de Gramanipt_BR
dc.subjectTimelinept_BR
dc.subjectDefasagem rítmica por processo aditivopt_BR
dc.subjectLive loopingpt_BR
dc.subjectPiano popularpt_BR
dc.subjectAnamorfismo harmônicopt_BR
dc.subjectGramani’s Rhythmic Seriespt_BR
dc.subjectPhase-shifting by rhythmic additive processpt_BR
dc.subjectPopular pianopt_BR
dc.subjectHarmonic anamorphismpt_BR
dc.titleProcessos rítmicos do século XX no piano popular: timelines, defasagem rítmica & live loopingpt_BR
dc.title.alternative20th century rhythmic processes in popular piano: timelines, phase-shifting and live loopingpt_BR
dc.title.alternativeProcesos rítmicos del siglo XX en el piano popular: timelines, desplazamiento rítmico y looping en vivopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Traldi, Cesar Adriano-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6022645968535320pt_BR
dc.contributor.referee1Coelho, Marcelo Pereira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1899674035375292pt_BR
dc.contributor.referee2Menezes Júnior, Carlos Roberto Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0897956176968775pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/5889503426489168pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO tema desta dissertação trata de aplicações para piano popular que combinam elementos retirados das Séries Rítmicas de José Eduardo Gramani e processos de defasagem rítmica desenvolvidos por Steve Reich, Michael Udow e Cesar Traldi mediante técnicas de live looping utilizando live electronics. Para tanto, aproximações teóricas e epistemológicas entre autores envolvidos com metodologias e processos rítmicos do século XX foram levantadas a fim de lançar os alicerces para a oferta de uma nova propedêutica da aplicação de timelines e ostinatos retirados das Séries Rítmicas. Realizaram-se laboratórios com técnicas de live looping por meio da DAW Reaper para lidar com o material sonoro, submetendo timelines retiradas das Séries à defasagem rítmica por processo aditivo – adição/subtração, lançando bases para a improvisação idiomática do piano popular. Metodologia própria do campo da pesquisa em artes foi adotada, como a criação e performance de produto artístico audiovisual e sua análise, a autoetnografia e a tangência com a arte visual anamórfica de Patrik Proško. Ferramentas visuais foram utilizadas para a análise das peças engendradas na fase de laboratórios, como o Sonic Visualiser e gráficos da tomada MIDI. Concluindo, considerou-se que foi possível aplicar as Séries Rítmicas de Gramani e defasagem, indo além, revelando um aspecto rítmico que se tornou elemento catalisador da harmonia e improvisação, gerando Anamorfismo Harmônico. O fator inovador está na combinação de conceitos rítmicos e técnicas de live looping, engendrando um novo constructo artístico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Músicapt_BR
dc.sizeorduration152pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.373pt_BR
dc.orcid.putcode123565599-
dc.crossref.doibatchid0cf3ef79-be41-46a9-b357-f5723b2e29a6-
dc.subject.autorizadoMúsicapt_BR
dc.subject.autorizadoGramani, José Eduardo - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoPiano - Instrução e estudopt_BR
dc.subject.autorizadoMúsica para pianopt_BR
dc.subject.autorizadoImprovisação (Música)pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ProcessosRitmicosSeculo.pdfDissertação7.92 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons