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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36458
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Perspectivas das obras de Agostinho da Silva e Jacques Rancière : uma análise didática |
Título (s) alternativo (s): | Perspectives on the works of Agostinho da Silva and Jacques Rancière: a didactic analysis |
Autor: | Sousa, Priscila Alves de |
Primer orientador: | Danelon, Márcio |
Primer miembro de la banca: | Pinho, Romana Isabel Brazio Valente |
Segundo miembro de la banca: | Mussi, Amali de Angelis |
Tercer miembro de la banca: | Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz |
Resumen: | A dissertação de mestrado “Perspectivas das Obras de Agostinho da Silva e Jacques Ranciére: Uma Análise Didática” foi produzida como parte do projeto de pesquisa “Filosofia e Educação em Agostinho da Silva: Demarcando um campo conceitual”, desenvolvido no interior do Grupo de Pesquisa “Policles – Grupo Agostinho da Silva de Estudos Humanísticos”, ligado à Cátedra Agostinho da Silva e à Linha de Pesquisa História e Historiografia da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. A presente pesquisa traz contribuições acerca de uma análise didática na perspectiva das obras de Agostinho da Silva e Jacques Rancière. A didática é uma teoria e uma prática do fazer pedagógico, um exercício praticável dentro do âmbito escolar. Justifica-se a magnitude dessa pesquisa ao apresentar diferentes estruturas didáticas dentro de obras literárias de grandes filósofos tão importantes no processo educacional. De modo social, há poucas pesquisas relacionadas ao arquétipo das conjunturas didáticas das obras de Agostinho da Silva e Jacques Rancière na academia. A problematização desta pesquisa se depara com a afirmação de Pinho, segundo a qual, para se educar o povo, exige-se, como Agostinho tanto enfatiza, o fim da fome e a abolição da técnica e da didática. No fundo, questiona-se o sentido da pedagogia. Diante do exposto, emergiu a seguinte pergunta: qual didática Agostinho quis abolir? È essencial fazer reflexão a respeito da interpelação do ensino da Didática na formação docente, suas profundidades técnicas, pedagógica e político social, e precipuamente, a prática educativa profusa, consoante com as conjunturas sociais. O objetivo geral deste trabalho é relacionar os elementos da didática e explorar teoricamente a perspectiva da didática nas obras de Agostinho da Silva e Jacques Rancière. De forma específica, conceitualizar a didática, apresentar a história de Agostinho da Silva e as Sete Cartas a um Jovem Filósofo, por meio de uma didática inspiradora, expor as contribuições de Jacques e Jacocot ao considerar a emancipação e o embrutecimento, bem como, por fim, descrever a confluência entre Agostinho da Silva e Jacques Rancière. A metodologia empregada nesta pesquisa foi uma revisão de literatura, considerando obras e trabalhos publicados em língua portuguesa. Conclui-se que Agostinho quis abolir a Didática Tradicional e ambos autores discordam das escolas que priorizavam a obtenção do diploma, deixando de lado a criação de valores humanos; eles defendem um sistema de ensino que possibilite o fortalecimento da personalidade e do caráter dos estudantes, fazendo com estes tivessem condições de enfrentar a vida com dignidade e de forma autônoma, podendo vencer os obstáculos impostos pela sociedade totalmente voltada para a expropriação humana. |
Abstract: | The master's dissertation "Perspectives on the Works of Agostinho da Silva and Jacques Ranciére: A Didactic Analysis" was produced as part of the research project "Philosophy and Education in Agostinho da Silva: Demarcating a conceptual field", developed within the Research Group “Policles – Grupo Agostinho da Silva for Humanistic Studies”, linked to the Agostinho da Silva Chair and to the Research Line History and Historiography of Education, of the Graduate Program in Education at the Federal University of Uberlândia. The present research brings contributions about a didactic analysis in the perspective of the works of Agostinho da Silva and Jacques Rancière. Didactics is a theory and a practice of pedagogical practice, a practicable exercise within the school environment. The magnitude of this research is justified by presenting different didactic structures within the literary works of great philosophers so important in the educational process. Socially, there is little research related to the archetype of didactic situations in the works of Agostinho da Silva and Jacques Rancière in academia. The problematization of this research is faced with Pinho's statement, according to which, in order to educate the people, it is required, as Agostinho emphasizes, the end of hunger and the abolition of technique and didactics. Basically, the meaning of pedagogy is questioned. In view of the above, the following question emerged: which didactics did Augustine want to abolish? It is essential to reflect on the interpellation of the teaching of Didactics in teacher training, its technical, pedagogical and social political depths, and above all, the profuse educational practice, in line with social conjunctures. The general objective of this work is to relate the elements of didactics and theoretically explore the perspective of didactics in the works of Agostinho da Silva and Jacques Rancière. Specifically, conceptualize didactics, present the story of Agostinho da Silva and the Seven Letters to a Young Philosopher, through an inspiring didactics, expose the contributions of Jacques and Jacocot when considering emancipation and brutishness, as well as, by Finally, describe the confluence between Agostinho da Silva and Jacques Rancière. The methodology used in this research was a literature review, considering works and works published in Portuguese. It is concluded that Agostinho wanted to abolish Traditional Didactics and both authors disagree with the schools that prioritized obtaining a diploma, leaving aside the creation of human values; they defend an education system that makes it possible to strengthen the personality and character of students, making them able to face life with dignity and autonomously, being able to overcome the obstacles imposed by society totally focused on human expropriation. |
Palabras clave: | Agostinho da Silva Jacques Ranciére Didática Autonomia Educação Aprendizagem Augustine da Silva Jacques Ranciere Didactics Autonomy Education Learning |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Tema: | Educação Educação - História Autonomia (Filosofia) |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Cita: | SOUSA, Priscila Alves de. Perspectivas das obras de Agostinho da Silva e Jacques Rancière: uma análise didática.2022.106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5078 |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5078 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36458 |
Fecha de defensa: | 20-sep-2022 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Educação |
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