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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-3320-6166
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Juventude Negra, educação e exclusão: um estudo sobre o racismo cotidiano
Título(s) alternativo(s): Black Youth, education and exclusion: a study on everyday racism
Autor(es): Costa, Camila Aparecida Oliveira da
Primeiro orientador: Silveira, Diego Soares da
Primeiro membro da banca: Silva, Iraneide Soares da
Segundo membro da banca: Silva, Carlos Benedito Rodrigues da
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi investigar se o racismo é atualmente um vetor de exclusão de jovens negros no ambiente escolar. A pesquisa tem caráter qualitativo e foi desenvolvida com onze alunas e alunos de uma escola pública do estado de Minas gerais. A metodologia utilizada para a pesquisa apropriou-se de depoimentos orais de natureza biográfica, coletado através de entrevistas orientadas por roteiros semiestruturados, realizadas na casa dos estudantes em virtude da pandemia da Covid-19. Dessa forma, busquei investigar, também, como se percebem dentro do espaço escolar, no sucesso ou fracasso da sua formação escolar e quais são suas perspectivas para o futuro. Um critério importante da pesquisa foi escolher estudantes negros que estavam no ensino médio, pelo fato de possuírem uma trajetória dentro da escola e por considerar a importância do tempo de vivências, interações e comunicações necessárias à construção de representações sobre aquele espaço. Sendo assim, eles podem perceber melhor os eventos de racismo cotidiano que envolveram sua trajetória dentro do espaço escolar. Conversar com os jovens e escutá-los possibilitou refletir sobre seus depoimentos, suas denúncias sobre o racismo estrutural vivido na base da sociedade brasileira e que se reflete na educação, bem como a consequente desvalorização de legado cultural, as ofensas e insultos raciais devido aos seus corpos e cabelos, o abandono escolar, a aprendizagem escolar, a entrada rápida no mercado de trabalho, o círculo vicioso que sentencia a impossibilidade dos sonhos para as camadas menos favorecidas e as experiências sociais serem desperdiçadas pelo fato de serem negros. Pode-se concluir que as trajetórias dessa categoria se configuram como trajetórias de exclusão marcadas pelo racismo, pela discriminação racial, social e cultural. São excluídos por serem negros, categoria ignorada e estigmatizada pela sociedade, e por serem pobres.
Abstract: The objective of this research was to investigate if racism is a vector for the exclusion of black young people in the school environment nowadays. The research has a qualitative character and it was developed with eleven students from a public school in the state of Minas Gerais. The methodology of this study used oral testimonies of biographic nature, collected through semi-structured scripted interviews that took place in the students’ houses during COVID-19 pandemic. Therefore, I also aimed to investigate how they see themselves inside the school, in the success or failure of their educational background and what are their perspectives for the future. An important criterion of this research was to choose black students in high school, once they have been in school for longer and considering how important their experiences, interactions and communication are in the construction of representations in that space. That way, they can become aware of the daily racism events that happened through their school lives. Talking and listening to them made it possible for me to think about their testimonies, their complaint about structural racism lived in the foundation of brazilian society that reflects in education, as a consequence of the cultural legacy devaluation, racist slurs directed to their hair and bodies, early school leaving, learning process, the quick entry into the job market, the vicious circle that makes poor people’s dreams become impossible and the social experiences going to waste for being black. In conclusion, the paths this category goes are considered paths of exclusion marked by racism, racial, social and cultural discrimination. They are excluded for being black, for being young, an ignored and stigmatized category, and for being poor.
Palavras-chave: Juventude Negra
Racismo
Exclusão
Escola
Black Youth
Racism
Exclusion
School
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Assunto: Sociologia
Jovens negros
Racismo na educação
Exclusão social
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais
Referência: COSTA, Camila Aparecida Oliveira da. Juventude negra, educação e exclusão: um estudo sobre o racismo cotidiano. 2022, 164 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5356.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5356
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36441
Data de defesa: 12-Mai-2022
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