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ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-7802-8386
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Saia da caverna! de Platão a Paulo Freire, um convite a reflexão filosófica acerca da relação entre ignorância, conhecimento e liberdade.
Título(s) alternativo(s): Get out of the cave! from Plato to Paulo Freire, an invitation to philosophical reflection about the relationship between ignorance, knowledge and freedom.
Autor(es): Andrade, José Roberto Silva
Primeiro orientador: Almeida Júnior, José Benedito de
Primeiro membro da banca: Tomazetti, Elisete Medianeira
Segundo membro da banca: Guimarães, Ged
Terceiro membro da banca: Silva, Luiz Carlos Santos da
Resumo: O trabalho a seguir aborda filosoficamente os temas da educação, da liberdade e os males da ignorância. Usando como referência a educação pela liberdade a partir da teoria do filósofo e pedagogo Paulo Freire, nossa proposta aqui será apresentada como uma filosofia pelos oprimidos. Será traçada uma relação com a prática da dialética socrática, o que nos faz buscar as referências filosóficas na maiêutica como método educacional, isso a partir da obra de Platão. Portanto, nos capítulos que se seguem a relação entre liberdade, conhecimento e ignorância será analisada sob a ótica dos conceitos platônicos e freirianos. A relação entre ignorância, a privação de liberdade e a educação permite encontrar nuances na realidade educacional em diversos períodos históricos no Brasil dando lastro a proposta freiriana como atemporal. Nessa esteira, a relevância desta pesquisa está pautada na demonstração da legitimação do método freiriano de educação na proposta filosófica socrático/platônica. Dito isso, a ideia de uma educação pela liberdade se apresenta como uma superação não só da ignorância que exclui socialmente, mas também da falácia da liberdade individual que se sobrepõe aos interesses coletivos. Nesse sentido, traremos a luz a filosofia política de Jean Jacques Rousseau, que nos traz a tese de que a única liberdade possível é aquela garantida pela lei. Onde não há lei, não há liberdade. Assim, a reflexão acadêmica deste, visa questionar essa legitimação das liberdades individuais que se sobrepõe aos interesses coletivos. Não, não há liberdade quando essa se apresenta como um direito de oprimir os outros, seja em Platão ou em Paulo Freire, oprimir o outro não é liberdade, é na verdade ignorância. Sob essa ótica, imperioso destacar que esse texto tenta de forma embrionária discutir e refletir sobre tais questões, onde esperamos evidenciar a ignorância como uma mazela. A ideia proposta é destacar que o conhecimento representa a verdadeira liberdade, de forma que ele se torne o grande foco das existências humanas em todos os contextos e classes sociais.
Abstract: The following work philosophically addresses the themes of education, freedom and the evils of ignorance. Using education for freedom as a reference from the theory of the philosopher and pedagogue Paulo Freire, our proposal here will be presented as a philosophy for the oppressed. A relationship with the practice of Socratic dialectics will be drawn, which makes us seek philosophical references in maieutics as an educational method, based on the work of Plato. Therefore, in the following chapters, the relationship between freedom, knowledge and ignorance will be analyzed from the perspective of Platonic and Freirean concepts. The relationship between ignorance, deprivation of liberty and education allows us to find nuances in the educational reality in different historical periods in Brazil, giving support to the Freirean proposal as timeless. In this vein, the relevance of this research is based on the demonstration of the legitimacy of the Freirean method of education in the Socratic/Platonic philosophical proposal. That said, the idea of ​​an education for freedom presents itself as an overcoming not only of the ignorance that socially excludes, but also of the fallacy of individual freedom that overlaps with collective interests. In this sense, we will bring to light the political philosophy of Jean Jacques Rousseau, which brings us the thesis that the only possible freedom is that guaranteed by law. Where there is no law, there is no freedom. Thus, his academic reflection aims to question this legitimation of individual freedoms that overlaps with collective interests. No, there is no freedom when it is presented as a right to oppress others, whether in Plato or Paulo Freire, oppressing the other is not freedom, it is actually ignorance. From this point of view, it is imperative to highlight that this text tries in an embryonic way to discuss and reflect on such issues, where we hope to highlight ignorance as a disease. The proposed idea is to highlight that knowledge represents true freedom, so that it becomes the main focus of human existence in all contexts and social classes.
Palavras-chave: Ignorância
Ignorance
Liberdade
freedom
Conhecimento
Knowledge.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Assunto: Filosofia
Direitos fundamentais
Liberdade - Filosofia
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Filosofia
Referência: ANDRADE, José Roberto Silva. Saia da caverna: de Platão a Paulo Freire, um convite à reflexão filosófica à cerca da relação entre ignorância, conhecimento e liberdade. 2022. 73 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.385
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.385
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36381
Data de defesa: 5-Ago-2022
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