Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36377
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGonçalves, Arlinda Ferreira-
dc.date.accessioned2022-11-10T16:05:08Z-
dc.date.available2022-11-10T16:05:08Z-
dc.date.issued2022-10-11-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Arlinda Ferreira. A formação do/a leitor/a literário e a pedagogia: pontos de encontro. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36377-
dc.description.abstractThis research has as its central theme the formation of literary readers and it is justified based on personal experiences and on the graduation in Pedagogy at Instituto de Ciências Humanas do Pontal at Universidade Federal de Uberlândia (ICHPO/UFU). We understand that the paper has relevance for approaching a useful activity, because of the scarcity of works that foster discussions about the literary formation of the pedagogue. We established as a hypothesis that reading is more than decoding, that to encourage reading it is necessary to be a reader and that the Pedagogy Course can form professionals who encourage reading. In this way, we questioned: What is the relation between the formation in Pedagogy and the formation of literary readers, so that the pedagogue encourages the reading exercise? To answer this question, we defined as a general objective to analyze the relation between pedagogical formation considering the laws and literature. We went deeper into the theme with specific objectives focused on I) defining concepts of education and pedagogy; II) understanding the formation process of the pedagogue and the possibilities of work; III) analyzing information about reading in Brazil; and IV) understanding the formation process of the literary reader. Our methodology was based on Gil (2021) and on Prodanov and Freitas (2018), so that we built a mixed-methods research, with exploratory sequential design and technical procedures focused on bibliographic and documentary research. We concluded, among other things, that education, pedagogy, literature, and reading mediation are not neutral activities; all are situated in time, space, culture, and power relations. We also understand the importance of literature for the exercise of citizenship and for the construction of critical citizens. Furthermore, to instill a love for literature, one must first be a reader, preferably with a diversified repertoire.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação do leitorpt_BR
dc.subjectReader's formationpt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectPedagogypt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectTeacher educationpt_BR
dc.titleA formação do/a leitor/a literário e a pedagogia: pontos de encontropt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Passos, Simone Aparecida dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6427484879374588pt_BR
dc.contributor.referee1Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0767845397014319pt_BR
dc.contributor.referee2Marcelino, Mical de Melo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2523817942820098pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0293666436640142pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa possui como tema central a formação do/a leitor/a literário/a e se justifica a partir de experiências pessoais e da graduação em Pedagogia no Instituto de Ciências Humanas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia (ICHPO/UFU). Entendemos que o trabalho possui relevância por abordar uma atividade profícua, devido à escassez de trabalhos a fomentar discussões acerca da formação literária do/a pedagogo/a. Estabelecemos como hipótese que a leitura é mais que decodificação, que para incentivá-la é preciso ser leitor/a e que o Curso de Pedagogia pode formar profissionais que incentivem a leitura. Desse modo, questionamos: Qual a relação entre a formação em Pedagogia e a formação do/a leitor /a literário/a, de modo que o/a pedagogo/a incentive o exercício da leitura? Para responder tal pergunta, definimos como objetivo geral analisar a relação formação pedagógica, à luz dos marcos legais e da literatura. Aprofundamo-nos no tema, com objetivos específicos voltados a: I) circunscrever conceitos de educação e pedagogia; II) entender o processo formativo do/a pedagogo/a e suas possibilidades de atuação; III) analisar dados sobre a leitura no Brasil; e IV) compreender o processo formativo do/a leitor/a literário/a. Nossa metodologia foi pautada em Gil (2021) e em Prodanov e Freitas (2018), de modo que construímos uma pesquisa de métodos mistos, com delineamento sequencial exploratório e procedimentos técnicos voltados à pesquisa bibliográfica e documental. Concluímos, dentre outras coisas, que educação, pedagogia, literatura e mediação de leitura não são atividades neutras; todas estão situadas no tempo, espaço, cultura e relações de poder. Também compreendermos a importância da literatura para o exercício da cidadania e para a construção de cidadãos críticos. Ademais, para que se instigue o gosto pelo literário, é preciso, primeiramente, ser leitor/a, de preferência, com repertório diversificado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration44pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.orcid.putcode122578178-
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FormaçãoLeitorLiterário.pdfTCC733.12 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.