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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36377
ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-5166-0525 |
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | A formação do/a leitor/a literário e a pedagogia: pontos de encontro |
Author: | Gonçalves, Arlinda Ferreira |
First Advisor: | Passos, Simone Aparecida dos |
First member of the Committee: | Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto |
Second member of the Committee: | Marcelino, Mical de Melo |
Summary: | Esta pesquisa possui como tema central a formação do/a leitor/a literário/a e se justifica a partir de experiências pessoais e da graduação em Pedagogia no Instituto de Ciências Humanas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia (ICHPO/UFU). Entendemos que o trabalho possui relevância por abordar uma atividade profícua, devido à escassez de trabalhos a fomentar discussões acerca da formação literária do/a pedagogo/a. Estabelecemos como hipótese que a leitura é mais que decodificação, que para incentivá-la é preciso ser leitor/a e que o Curso de Pedagogia pode formar profissionais que incentivem a leitura. Desse modo, questionamos: Qual a relação entre a formação em Pedagogia e a formação do/a leitor /a literário/a, de modo que o/a pedagogo/a incentive o exercício da leitura? Para responder tal pergunta, definimos como objetivo geral analisar a relação formação pedagógica, à luz dos marcos legais e da literatura. Aprofundamo-nos no tema, com objetivos específicos voltados a: I) circunscrever conceitos de educação e pedagogia; II) entender o processo formativo do/a pedagogo/a e suas possibilidades de atuação; III) analisar dados sobre a leitura no Brasil; e IV) compreender o processo formativo do/a leitor/a literário/a. Nossa metodologia foi pautada em Gil (2021) e em Prodanov e Freitas (2018), de modo que construímos uma pesquisa de métodos mistos, com delineamento sequencial exploratório e procedimentos técnicos voltados à pesquisa bibliográfica e documental. Concluímos, dentre outras coisas, que educação, pedagogia, literatura e mediação de leitura não são atividades neutras; todas estão situadas no tempo, espaço, cultura e relações de poder. Também compreendermos a importância da literatura para o exercício da cidadania e para a construção de cidadãos críticos. Ademais, para que se instigue o gosto pelo literário, é preciso, primeiramente, ser leitor/a, de preferência, com repertório diversificado. |
Abstract: | This research has as its central theme the formation of literary readers and it is justified based on personal experiences and on the graduation in Pedagogy at Instituto de Ciências Humanas do Pontal at Universidade Federal de Uberlândia (ICHPO/UFU). We understand that the paper has relevance for approaching a useful activity, because of the scarcity of works that foster discussions about the literary formation of the pedagogue. We established as a hypothesis that reading is more than decoding, that to encourage reading it is necessary to be a reader and that the Pedagogy Course can form professionals who encourage reading. In this way, we questioned: What is the relation between the formation in Pedagogy and the formation of literary readers, so that the pedagogue encourages the reading exercise? To answer this question, we defined as a general objective to analyze the relation between pedagogical formation considering the laws and literature. We went deeper into the theme with specific objectives focused on I) defining concepts of education and pedagogy; II) understanding the formation process of the pedagogue and the possibilities of work; III) analyzing information about reading in Brazil; and IV) understanding the formation process of the literary reader. Our methodology was based on Gil (2021) and on Prodanov and Freitas (2018), so that we built a mixed-methods research, with exploratory sequential design and technical procedures focused on bibliographic and documentary research. We concluded, among other things, that education, pedagogy, literature, and reading mediation are not neutral activities; all are situated in time, space, culture, and power relations. We also understand the importance of literature for the exercise of citizenship and for the construction of critical citizens. Furthermore, to instill a love for literature, one must first be a reader, preferably with a diversified repertoire. |
Keywords: | Formação do leitor Reader's formation Literatura Literature Pedagogia Pedagogy Formação docente Teacher education |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | GONÇALVES, Arlinda Ferreira. A formação do/a leitor/a literário e a pedagogia: pontos de encontro. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2022. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36377 |
Date of defense: | 11-Oct-2022 |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal) |
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