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ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-7450-6109
Tipo do documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Fazendo ciência no ensino fundamental para a conservação das abelhas
Título(s) alternativo(s): Doing science in elementary school for bee conservation
Autor(es): Guimarães, Bárbara Matos da Cunha
Primeiro orientador: Oliveira, Paulo Eugênio Alves Macedo de
Primeiro coorientador: Ferreira, Fernanda Helena Nogueira
Primeiro membro da banca: Ghilardi-Lopes, Natalia Pirani
Segundo membro da banca: Koffler, Sheina
Terceiro membro da banca: Junqueira, Camila Nonato
Quarto membro da banca: Tavares Júnior, Melchior José
Resumo: Conhecer para conservar é o que inspira esta tese, cujo objetivo central é incentivar a conservação de abelhas através de ações de formação científica em escolas da Educação Básica. Entender a percepção dos estudantes sobre abelhas, colaborar com a construção de conhecimento sobre elas, com o entendimento e aproximação com essas polinizadoras. O estudo está organizado em três capítulos. O primeiro deles investiga a percepção dos estudantes sobre abelhas e polinização, e relaciona essa percepção com o tipo de escola (municipal, estadual ou federal), sexo (feminino e masculino) e faixa etária (10 a 15 anos de idade). Os resultados desta investigação mostram que os estudantes reconhecem principalmente Apis mellifera (50%), seguida de abelhas sem ferrão (39%) e abelhas solitárias (11%). A maioria dos estudantes pensam que as abelhas deveriam ser protegidas (93,14%), mesmo que vários deles não as reconhecerem como importantes para as pessoas (33,33%). Os resultados sugerem que quase metade dos estudantes (42%) não sabem ao certo o que é polinização, apesar de 72,28% acreditarem que sim. Essa pesquisa oferece um panorama da percepção de estudantes sobre as abelhas, sugere possíveis lacunas no conhecimento sobre abelhas que podem ser utilizadas como ponto de partida para ações educativas para a conservação de polinizadores. O segundo capítulo descreve a experiência de um projeto que aconteceu em uma escola municipal em Uberlândia - MG e busca compreender se a aproximação dos estudantes com a ciência pode tornar positiva a visão destes sobre as abelhas procurando estimular a conservação dessas polinizadoras. Os estudantes participantes do projeto passaram a reconhecer a importância da polinização e das abelhas, tornando-se aliados importantes, o que pode contribuir para o estabelecimento de ações de preservação da diversidade de abelhas. Já o terceiro capítulo, relata um projeto virtual sobre as abelhas com estudantes de uma escola federal, abordando Ciência Cidadã e Ensino por Investigação. O capítulo trata de uma investigação de criação de um protocolo de coleta de dados de interação, por estudantes, envolvendo abelhas e usando a plataforma iNaturalist como base de dados. Além disso, foi criado o projeto “Abelhas de Uberlândia” no iNaturalist, agrupando todos os registros de abelhas na cidade. Como consequência, um protocolo foi criado e melhorado e os participantes do projeto se tornaram mais conscientes sobre as abelhas no município de Uberlândia-MG.
Abstract: Knowing to conserve is the statement considered in this thesis, in which the main objective is to encourage the conservation of bees through scientific training actions in basic education schools. Understand the students' perception of bees, collaborate with the construction of knowledge about them, highlighting the understanding and approximation with these pollinators. The study is organized into three chapters. The first one investigates the students' perception of bees and pollination and relates this perception to the type of school (municipal, state or federal), gender (female and male) and age group (10 to 15 years old). The results of this investigation show that students mainly recognize Apis mellifera (50%), followed by stingless bees (39%) and solitary bees (11%). Most students think that bees should be protected (93.14%), although some of them do not recognize them as important to people (33.33%). The results suggest that almost half of the students (42%) are not sure what pollination is, although 72.28% believe that they do. This research offers an overview of students' perception of bees and suggests possible gaps in knowledge about bees that can be used as a starting point for educational actions for the conservation of pollinators. The second chapter describes the experience of a project that took place in a city school in Uberlandia - MG and seeks to understand whether the approximation of students with science can make their view of bees positive, seeking to stimulate the conservation of these pollinators through the Scientific Literacy of the involved. The students participating in the project began to recognize the importance of pollination and bees, becoming important allies for to preserve the diversity of bees. The third chapter, on the other hand, reports a virtual project on bees with students from a federal school, addressing Citizen Science and Inquired-based Science Teaching. The chapter deals with an investigation of the creation of a data collection protocol on pollinator-plant interaction, by students, involving bees and using the iNaturalist platform as a database. In addition, the project “Abelhas de Uberlândia” was created on iNaturalist grouping all records of bees in the city. As a result, a protocol was created and improved, and project participants became more aware of bees in the city of Uberlandia-MG.
Palavras-chave: percepção
perception
polinizadores
pollinators
análise multivariada para educação
multivariate analysis for education
alfabetização científica
scientific literacy
multivariate analysis for education
citizen science
ensino por investigação
inquiry education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA::ECOLOGIA APLICADA
Assunto: Ecologia
Abelhas - Criação
Ciência e cidadania
Ciências (Ensino fundamental)
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais
Referência: GUIMARÃES, Bárbara Matos da Cunha. Fazendo ciência no ensino fundamental para a conservação de abelhas. 2022. 140 f. Tese (Doutorado em Ecologia, Conservação e Biodiversidade) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.407
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.407
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36349
Data de defesa: 31-Ago-2022
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