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ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-2693-7865
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Término do embargo: 2024-09-26
Título: Uso do Sandplay no atendimento de crianças com sintomas de hiperatividade, impulsividade e/ou desatenção
Título(s) alternativo(s): Use of Sandplay in the care of children with symptoms of hyperactivity, impulsivity and/or inattention
Autor(es): Spini, Mariana Rezende
Primeiro orientador: Vectore, Celia
Primeiro membro da banca: Sant'Anna, Paulo Afranio
Segundo membro da banca: Pereira, Paulo José Baeta
Resumo: Trata-se de um estudo com o objetivo de avaliar a pertinência do uso do Sandplay, em crianças oriundas da educação infantil e com sintomas de hiperatividade, impulsividade e/ou desatenção. O estudo se justifica pelo aumento expressivo do diagnóstico do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e, na sequência, do uso de medicamentos para o controle da sintomatologia, a despeito dos possíveis efeitos deletérios dos mesmos. Participaram do estudo seis crianças, com idades de quatro a seis anos, seus responsáveis e professores. Os instrumentos utilizados para a pesquisa foram: entrevistas semiestruturadas com os professores, aplicação do questionário SNAP-IV e anamnese com os familiares; Jogo de Areia (Sandplay); miniaturas de personagens; e 10 sessões de atendimento psicológico com o uso do Sandplay. No final do estudo, foram realizadas entrevistas com os responsáveis e professores, e reaplicado o questionário SNAP-IV, a fim de verificar se houveram alterações na sintomatologia apresentada pelas crianças após a intervenção. Foi possível constatar uma diminuição nos sintomas de desatenção em todos os participantes, bem como nos sintomas relacionados à hiperatividade e impulsividade, com exceção de uma. Embora o estudo não possa ser generalizado devido as suas especificidades, lança luz acerca da utilização do Jogo de Areia em contextos educacionais, podendo ser um recurso para psicólogos escolares com conhecimento sobre seu procedimento, contribuindo para o desenvolvimento infantil e na diminuição de estereótipos presentes nas escolas. Observou-se que o Sandplay atuou como ponte de interação entre inconsciente e consciente, tornando possível a organização psíquica, auxiliando na diminuição dos sintomas.
Abstract: This study aimed to assess the relevance of using the Sandplay in children from kindergarten with symptoms of hyperactivity, impulsivity and/or inattention. The study is justified by the significant increase in the diagnosis of Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) and, as a result, the use of medication to control symptoms, despite their possible deleterious effects. Six children, aged four to six years, their guardians and teachers participated in the study. The instruments used for the research were: semi-structured interviews with teachers, application of the SNAP-IV questionnaire and anamnesis with family members; Sandplay Game; character miniatures; and 10 psychological sessions using Sandplay. At the end of the study, interviews were conducted with guardians and teachers, and the SNAP-IV questionnaire was reapplied, in order to verify if there were changes in the symptoms presented by the children after the intervention. It was obtained, through the research, that there was a decrease in the symptoms of attention-deficit in all participants, as for the symptoms related to hyperactivity and impulsivity, significant improvements were noticed in all children, with the exception of one. Although the study cannot be generalized due to the size of the sample, it brings important indications about the use of sandplay in educational contexts, demonstrating that it may be interesting for school psychologists to have knowledge about its procedure, since it can contribute to child development, such as to help reduce stereotypes present in the school context. It was observed that Sandplay acted as a bridge of interaction between the unconscious and the conscious, making psychic organization possible, helping to reduce symptoms.
Palavras-chave: Sandplay
Jogo de Areia
Desmedicalização
TDAH
Infância
ADHD
Demedicalization
Childhood
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO::DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DA PERSONALIDADE
Assunto: Psicologia
Educação infantil
Crianças com distúrbio do déficit de atenção
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Referência: SPINI, Mariana Rezende. Uso do Sandplay no atendimento de crianças com sintomas de hiperatividade, impulsividade e/ou desatenção. 2022. 159 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.497
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.497
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36338
Data de defesa: 8-Set-2022
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