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dc.creatorPereira, Agnaldo Damasceno-
dc.date.accessioned2022-10-24T13:10:05Z-
dc.date.available2022-10-24T13:10:05Z-
dc.date.issued2022-08-17-
dc.identifier.citationPEREIRA, Agnaldo Damasceno. Novo ensino médio e a (des)integração entre educação-trabalho: uma análise documental dos projetos pedagógicos dos cursos técnicos integrados do IFTM - Campus Ituiutaba no contexto do neoliberalismo e das pedagogias das competências (2013 – 2022). 2022. 252 f. Tese (Dutortado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.5020pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36315-
dc.description.abstractWe defend, as a central point, the thesis that in a capitalist society, orchestrated by the bourgeois State, the education offered to the working class will be dual and unilateral, different from what the dominant and middle layers of society will have access to. Thus, the approval of the “new” High School (Law 13,415/2017), despite the clashes and disputes that have been and are being fought, represents another capital tactic to guarantee the accumulation and co-optation of the working class, so that policies public education, the hegemonic pedagogy, especially of “competence”, and the curriculum itself (BNCC) are constitutive parts of the center of capitalism, but also with the consent and dependence of the national bourgeoisies, to preserve the economic, political and cultural power over the other economies, in particular the peripheral countries. In this way, the maintenance of a technical-professional education, present even in the IFs, aimed at the children of the working classes (manuals) is incapable of articulating and integrating broader general knowledge (propaedeutic), which hinders, even more, the transformations and the very condition to which we are immersed, as a commodity supplier country, capital strategy to “feed back its socio-metabolic system”. With this work, we conclude that Marxism continues to be a methodological framework and a fundamental critical reading to build forms of sociability that is not the imprisonment of subjectivity and human potential, despite those who insist on denying it, erasing it, forgetting it. it.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject“Novo” Ensino Médio.pt_BR
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectPPCs IFTM - Campus Ituiutabapt_BR
dc.subject“New” High Schoolpt_BR
dc.subjectComprehensive educationpt_BR
dc.subjectIFTM PPCs - Campus Ituiutabapt_BR
dc.titleNovo ensino médio e a (des)integração entre educação-trabalho: uma análise documental dos projetos pedagógicos dos cursos técnicos integrados do IFTM - Campus Ituiutaba no contexto do neoliberalismo e das pedagogias das competências (2013 – 2022)pt_BR
dc.title.alternativeNew high school and the (dis)integration between education-work: a documentary analysis of the pedagogical projects of the integrated technical courses of the IFTM - Campus Ituiutaba in the context of neoliberalism and pedagogies of competences (2013 - 2022)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Previtali, Fabiane Santana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8154680248919577pt_BR
dc.contributor.referee1Morais, Sérgio Paulo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1338723525544602pt_BR
dc.contributor.referee2Corrêa, João Guilherme de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1813095510348820pt_BR
dc.contributor.referee3Brettas, Anderson Claytom Ferreira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1123425845213618pt_BR
dc.contributor.referee4França, Robson Luiz de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6494919511957208pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7542367921910420pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoDefendemos, como centralidade, a tese de que numa sociedade capitalista, orquestrada pelo Estado burguês, a educação oferecida para a classe trabalhadora será dual e unilateral, diferente daquela a que as camadas dominantes e médias da sociedade terão acesso. Assim, a aprovação do “novo” Ensino Médio (Lei 13.415/2017), guardadas os embates e disputas que foram e são travadas, representa mais uma tática do capital para garantir a acumulação e a cooptação da classe trabalhadora, de forma que as políticas públicas educacionais, a pedagogia hegemônica, em especial da “competência”, e o próprio currículo (BNCC) são partes constitutivas do centro do capitalismo, mas também com a anuência e dependência das burguesias nacionais, para preservar o poder econômico, político e cultural sobre as outras economias, em particular dos países periféricos. Dessa forma, a manutenção de uma educação técnico-profissional, presente inclusive nos IFs, voltada para os filhos das classes trabalhadoras (manuais), é incapaz de articular e integrar conhecimento geral mais amplo (propedêutico), o que obstaculariza, ainda mais, as transformações sociais e a própria condição, em que estamos imersos, de país fornecedor de commodities, estratégia do capital para “retroalimentar seu sistema sociometabólico”. Com esse trabalho, concluímos então que o marxismo continua sendo um referencial metodológico e de leitura crítica fundamental para construir formas de sociabilidade que não sejam de aprisionamento da subjetividade e das potencialidades humanas, a despeito dos que insistem em negá-lo, apagá-lo, esquecê-lo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration252pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.5020pt_BR
dc.crossref.doibatchidd08e2949-21b4-4b91-b223-d09f1b847d90-
dc.subject.autorizadoEducaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoNovo ensino médio - Ituiutaba (MG)pt_BR
dc.subject.autorizadoEducação integral - Ituiutaba (MG)pt_BR
dc.subject.autorizadoInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - Ituiutaba (MG)pt_BR
dc.subject.autorizadoCurrículos - Avaliação - Ituiutaba (MG)pt_BR
Appears in Collections:TESE - Educação

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