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ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-6162-5707
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Término do embargo: 2024-08-29
Título: Comparação entre superfícies texturizadas para anel-cilindro através de simulação determinística
Título(s) alternativo(s): A comparison of texturized surfaces for ring-cylinder through deterministic simulation
Autor(es): Silva, Samuel Anísio Nunes
Primeiro orientador: Costa, Henara Lillian
Primeiro coorientador: Profito, Francisco
Primeiro membro da banca: Rosenkranz, Andreas
Segundo membro da banca: da Silva, Washington Martins
Resumo: Uma comparação entre diferentes superfícies texturizadas é feita a partir de simulações determinísticas do regime misto de lubrificação com o objetivo principal de indicar uma superfície que mais beneficie uma aplicação em um par pistão-cilindro de motor de combustão interna. A simulação determinística da lubrificação mista é baseada no cálculo das pressões de contato entre asperidades e na solução da equação de Reynolds com modelo de cavitação conservativo para o cálculo da pressão hidrodinâmica média gerada entre superfícies rugosas reais. Fez-se a caracterização de quatro superfícies texturizadas, das quais se derivaram mais cinco, após executar uma remoção das asperidades mais acentuadas (em especial aquelas ao redor dos bolsos de texturização) e a modificação da densidade de texturas. As superfícies foram simuladas para doze diferentes velocidades para que fosse abrangido todo o percurso do pistão. Os resultados concluíram indicação da aplicação da superfície brunida com polimento superficial adicional nas regiões de Ponto Morto Superior e Ponto Morto Inferior, para evitar o desgaste, e a aplicação de superfície texturizada na região central, com a finalidade de diminuir o consumo de combustível. Ademais, a remoção de protuberâncias ao redor dos bolsos texturizados e a diminuição da densidade de texturização tende a aumentar a pressão hidrodinâmica.
Abstract: A comparison of different textured surfaces is made using a deterministic simulation analysis of mixed lubrication with the main objective of indicating a surface that most benefits an application in a piston-cylinder pair of an internal combustion engine. The lubrication simulation solves the modified Reynolds equation proposed by Elrod-Adams for the calculation of the scaled hydrodynamic pressure and the scaled hydrodynamic shear-stress. In addition, the simulation calculates a Li and Chen approach of contact roughness model for Twin Land Oil Control Rings (TLOCRs) to obtain the asperity contact curves. Four original textured surfaces were characterized and they generated five additional surfaces, four of them after removing the peaked asperities (especially those around textures) and one had its texture density modified. The surfaces were simulated for twelve different speeds to cover the entire piston stroke. The results concluded that there is an indication for an application of the honed-textured surface with additional polishing in the regions of Top Dead Centre and Bottom Dead Cent, to avoid wear, and the application of a textured surface in the central region, in order to reduce fuel consumption. Additionally, removing protuberances around the texture pockets and decreasing texture density tends to increase hydrodynamic pressure.
Palavras-chave: Texturização
Texturing
Lubrificação Mista
Mixed Lubrication
Modelagem Determinística
Deterministic Modeling
Simulação de Lubrificação
Lubrication Simulation
Tribologia
Tribology
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Assunto: Engenharia Mecânica
Tribologia
Motores de combustão interna
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica
Referência: SILVA, Samuel Anísio Nunes. Comparação entre superfícies texturizadas para anel-cilindro através de simulação determinística. 2022. 140 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Faculdade de Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.454.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.454
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36312
Data de defesa: 29-Ago-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Engenharia Mecânica

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