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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36306
ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-7953-6665 |
Document type: | Tese |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Entre o prescrito e o realizado no Grupo Escolar Yolanda Jovino Vaz (1961-1971) |
Alternate title (s): | Between prescribed and realized in the Yolanda Jovino Vaz Elementary School (1961-1971) Entre lo prescrito y lo realizado en la Escuela Primaria Yolanda Jovino Vaz (1961-1971) |
Author: | Costa, Júlio Resende |
First Advisor: | Santos, Sônia Maria dos |
First member of the Committee: | Teixeira, Felismina Dalva |
Second member of the Committee: | Ribeiro, Betania de Oliveira Laterza |
Third member of the Committee: | Neto, Armindo Quillici |
Fourth member of the Committee: | Bitte, Regina Celi Frechiani |
Summary: | Esta tese de doutorado, vinculada à linha de pesquisa História e Historiografia da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, apresentou como propósito central reconstruir um fragmento da história da alfabetização no Grupo Escolar Yolanda Jovino Vaz, em Arcos, Minas Gerais, de 1961 a 1971. Definimos o seguinte objetivo geral para a pesquisa: a partir da História Oral Temática, identificar as práticas de leitura e escrita no Grupo Escolar Yolanda Jovino Vaz, no período compreendido entre 1961 e 1971. Assentamos nosso estudo nos postulados da História Cultural, que indicou a linha de pensamento adotada no texto e construiu as bases lógicas e conceituais necessárias para nossa argumentação. Para isso, elaboramos o referencial teórico a partir dos princípios da École des Annales, da História Oral e seus gêneros narrativos, das fontes documentais e iconográficas, que constituíram o percurso metodológico da pesquisa. Inicialmente, buscamos descobrir se as professoras do 1º ano primário seguiram o método de alfabetização prescrito nos programas oficiais de ensino ou se optaram por outras estratégias metodológicas para ensinar a leitura e a escrita, fio condutor da nossa tese. A década em estudo marcou a promulgação da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, resultante de um intenso debate iniciado na década de 1930, entre intelectuais escolanovistas e religiosos conservadores. Por meio da metodologia da História Oral, analisamos a narrativa de alfabetizadoras que lecionaram no 1º ano primário do referido grupo escolar. Os relatos orais revelaram o modus vivendi e o modus operandi das professoras alfabetizadoras. As narrativas evidenciaram, também, como se deram as práticas de ensino da leitura e escrita das professoras alfabetizadoras, assim como suas representações e contribuições para a construção de uma cultura escolar própria do Grupo Escolar Yolanda Jovino Vaz. A revisão documental compreendeu a análise de documentos escritos, iconográficos e artefatos do mobiliário escolar da época: livros de matrícula, de resultado final, inventário, jornais, dentre outros materiais. Iluminada pelo referencial teórico, a análise das narrativas se deu dialeticamente com as outras fontes utilizadas no estudo. Defendemos a tese de que, embora as orientações oficiais prescrevessem o método global de contos como a melhor estratégia para ensinar a leitura e a escrita nos grupos escolares, as professoras resistiram e optaram por outra estratégia metodológica que julgaram ser mais apropriada em suas práticas de alfabetização. Por meio dos relatos orais, perseguimos os indícios que conduziram à convicção de que, entre as alfabetizadoras, houve resistência ao método global de contos. Em suas práticas pedagógicas, elas optaram pela manutenção do método silábico ou pelo método de Maria Serafina, este último, uma variação do método global de contos. |
Abstract: | This doctoral thesis, linked to the research line of History and Historiography of Education of the Graduate Program in Education at the Federal University of Uberlândia, had as its central purpose to reconstruct a fragment of the history of literacy in the Yolanda Jovino Vaz School Group, in Arcos, Minas Gerais, from 1961 to 1971. We defined the following general objective for the research: from the Oral History, to identify the reading and writing practices in the Yolanda Jovino Vaz School Group, in the period between 1961 and 1971. We based our study on the postulates Cultural History, which indicated the line of thought adopted in the text and built the logical and conceptual bases necessary for our argument. For this, we prepare the theoretical reference from the principles of the Annales School, Oral History, documental and iconographic sources, which constituted the methodological course of the research. Initially, we sought to find out if the 1st grade teachers followed the literacy method prescribed in the official teaching programs or if they opted for other methodological strategies to teach reading and writing, the guiding thread of our thesis. The decade under study marked the enactment of the first Law of Directives and Bases for National Education, resulting from an intense debate that began in the 1930s between New School intellectuals and conservative religious people.Through the methodology of Oral History, we analyzed the narrative of literacy teachers who taught in the 1st primary year of that school group. Oral reports revealed the modus vivendi and modus operandi of literacy teachers. The narratives also showed how literacy teachers teaching practices of reading and writing took place, as well as their representations and contributions to the construction of a school culture specific to the Yolanda Jovino Vaz School Group. The document review comprised the analysis of written, iconographic documents and artifacts from school furniture of the time: enrollment books, final result books, inventory, newspapers, among other materials. Illuminated by the theoretical reference, the analysis of the narratives took place dialectically with the other sources used in the study. We defend the thesis that, although the official guidelines prescribed the global storytelling method as the best strategy to teach reading and writing in elementar school, the teachers resisted and opted for another methodological strategy that they judged to be more appropriate in their literacy practices. Through oral reports, we pursued the evidence that led to the conviction that, among the literacy teachers, there was resistance to the global method of short stories. They chose to maintain the syllabic method in their teaching practices. |
Keywords: | História da alfabetização Reformas educacionais Práticas de leitura e escrita Memórias de professoras Grupo Escolar History of literacy Educational reforms Reading and writing practices Memories of teachers Elementary School |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Subject: | Educação Alfabetização e letramento na sala de aula - Arcos (MG) Pesquisa em educação. Práticas de leitura e de escrita Escolas de ensino pré-escolar - Arcos (MG) |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Quote: | COSTA, Júlio Resende. Entre o prescrito e o realizado no Grupo Escolar Yolanda Jovino Vaz (1961-1971). 2022. 530 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.5337. |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.5337 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36306 |
Date of defense: | 23-Aug-2022 |
Appears in Collections: | TESE - Educação |
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