Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36294
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSousa, Fernanda Oliveira-
dc.date.accessioned2022-10-19T17:37:27Z-
dc.date.available2022-10-19T17:37:27Z-
dc.date.issued2021-09-01-
dc.identifier.citationSOUSA, Fernanda Oliveira. A variação estilístico-pramática sob a perspectiva do ensino reflexivo. 2021. 147 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5029pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36294-
dc.description.abstractThis is the result of a research for a Professional Master in Letters reseachPROFLETRAS, about reflective teaching of linguistic variation, especially stylistic variation. As a product, this research presents a proposal didactic to be developed with students of the 6th grade of Elementary School, Phase II. We chose the workshop model. Five workshops are presented that deal respectively with: (i) linguistic variation in general; (ii) the stylistic variation in a comprehensive way; (iii) stylistic variation in speech; (iv) stylistic variation in writing; (v) monitoring and linguistic freedom. We base ourselves on the proposal of a Culturally Sensitive Pedagogy, by Erickson (1987); in Educational Sociolinguistics, BortoniRicardo (2005), (2009); in the Pedagogy of Linguistic Variation, Faraco (2008) and Bagno (2007); in the analysis of the speech and writing continuums, Marchuschi (2004); and in the Pedagogy of Autonomy, Freire (2019). In addition, the proposal is in line with the development of skills and competencies required by Common National Curriculum Base (BNCC). Because of the 19 Covid pandemic, the didactic proposal was not implemented, and therefore there is no analysis of the data collected. Instead we developed a dedicated notebook for teachers with guidelines and suggestions to them. We believe that this study can corroborate teachers in the teaching of Portuguese language and the formation of linguistically more competent individuals, protagonists of their interactions and aware of your choices.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSociolinguística Educacionalpt_BR
dc.subjectVariação Estilísticapt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectReflexãopt_BR
dc.subjectEducational Sociolinguisticspt_BR
dc.subjectStylistic Variationpt_BR
dc.subjectPortuguese Languagept_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectReflectionpt_BR
dc.titleA variação estilístico-pragmática sob a perspectiva do ensino reflexivopt_BR
dc.title.alternativeThe pragmatic stylistic variation under the perspective of the reflective teachingpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Alves, Marlúcia Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8586899933763370pt_BR
dc.contributor.referee1Sousa, Fernanda Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8586899933763370pt_BR
dc.contributor.referee2Marine, Talita de Cássia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1206893628421376pt_BR
dc.contributor.referee3Leite, Camila Távares-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1972776363494170pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8586899933763370pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste é o resultado de uma pesquisa de Mestrado Profissional em LetrasPROFLETRAS, sobre o ensino reflexivo da variação linguística em especial a variação estilística. Como produto, esta pesquisa apresenta uma proposta didática a ser desenvolvida com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, II Fase. Escolhemos o modelo de oficinas. São apresentadas cinco oficinas que tratam respectivamente: (i) da variação linguística de forma geral; (ii) da variação estilística de forma abrangente; (iii) da variação estilística na fala; (iv) da variação estilística na escrita; (v) do monitoramento e da liberdade linguística. Embasamonos na proposta de uma Pedagogia Culturalmente Sensível, de Erickson (1987); na Sociolinguística Educacional, BortoniRicardo (2005), (2009); na Pedagogia da Variação Linguística, Faraco (2008) e Bagno (2007); na análise dos contínuos Fala e Escrita, Marchuschi (2004); e na Pedagogia da Autonomia, Freire (2019). Além disso, a proposta está alinhada aos desenvolvimentos de habilidades e competências requeridos pela BNCC. Por conta da pandemia de Covid 19, a proposta didática não foi aplicada, e, portanto, não há análise de dados coletados. Ao invés disso elaboramos um caderno dedicado aos professores contendo orientações e sugestões aos mesmos. Acreditamos que o presente trabalho pode corroborar com professores no ensino de Língua Portuguesa e na formação de indivíduos linguisticamente mais competentes, protagonistas de suas interações e cônscios de suas escolhas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration147pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5029pt_BR
dc.crossref.doibatchidb8d00e40-b24e-41bb-91d8-9af1e3c908fc-
dc.subject.autorizadoLinguagem - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.autorizadoSociolinguísticapt_BR
dc.subject.autorizadoLinguagem e línguas - Estilopt_BR
dc.subject.autorizadoLíngua portuguesa - Variaçãopt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VariaçãoEstilísticoPragmática.pdfDissertação2.48 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.