Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36287
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-9506-9614
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Acessibilidade no processo de inclusão na graduação em Ciências Contábeis: um estudo na Universidade Federal de Uberlândia
Alternate title (s): Accessibility in the process of inclusion in undergraduate Accounting Sciences: a study at the Federal University of Uberlândia
Author: Souza, Matheus Silva
First Advisor: Silva, Marli Auxiliadora da
First member of the Committee: Miranda, Gilberto José
Second member of the Committee: Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto
Third member of the Committee: Costa, Flaviano
Summary: O acesso à educação das pessoas com deficiência no Brasil se deu inicialmente a partir da criação de institutos especializados em meados do século XIX. Na educação básica, esse acesso só foi assegurado na metade do século XX, a princípio em salas separadas dos demais alunos. Na medida em que os discentes com deficiência concluíram a educação no ensino regular, a demanda pelo acesso ao ensino superior por esse público aumentou. No entanto, barreiras diversas como a falta de acessibilidade, de recursos institucionais, necessidade de capacitação docente, entre outras, limitam a permanência e conclusão do ensino superior às pessoas com deficiência, e, por isso, a eliminação dessas barreiras é essencial para o sucesso acadêmico de discentes com deficiência, bem como para a garantia de direitos fundamentais como a educação, mantendo-se, dessa forma a justiça social (RAWLS, 1997). Ao se analisar a inclusão por meio das lentes das dimensões da acessibilidade (SASSAKI, 2009), busca-se identificar, como a acessibilidade, nas suas diferentes dimensões, é promovida e percebida nos cursos de Ciências Contábeis e na Universidade Federal de Uberlândia. A discussão foi realizada mediante o uso de uma abordagem qualitativa, e por meio da técnica de análise de conteúdo, buscou-se interpretar e atribuir significados aos termos e expressões usadas por um corpus investigado em relação à acessibilidade no processo de inclusão nos cursos de graduação em Ciências Contábeis ofertados pela Universidade Federal de Uberlândia. As categorias, objetos de análise, compreenderam a inclusão educacional; as dimensões da acessibilidade [arquitetônica, instrumental, comunicacional, metodológica, atitudinal, e programática]; desafios, conquistas e dificuldades da inclusão. Os resultados sugerem que as políticas públicas desempenharam um papel muito importante para a oportunização do acesso da pessoa com deficiência ao ensino superior. Entretanto, os discentes com deficiência do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia, relataram dificuldades durante o seu percurso formativo, em relação às dimensões de acessibilidade, destacando entre elas a sinalização irregular do piso tátil, estacionamento sem calçamento, elevadores com defeito, dificuldades de acesso ao auditório, necessidade de equipamentos de acessibilidade instrumental, dificuldades em atender a demanda por intérprete de Libras, indisponibilidade de guia-intérprete para alunos com deficiência visual, e ausência de material e acervo bibliográfico em língua de sinais ou em braile, a necessidade de formação do corpo docente, uso de termos técnicos que dificultam a compreensão de alunos surdos, e atitudes capacitistas no espaço universitário, falha de comunicação entre a direção, coordenação, Depae e discente quanto a matrícula e declaração de deficiência. Portanto, a efetivação da educação inclusiva de alunos com deficiência no ensino superior perpassa por diversos fatores - implantação de políticas públicas, aplicação de recursos e promoção da acessibilidade em suas dimensões.
Abstract: Access to education for people with disabilities in Brazil began with the creation of specialized institutes in the mid-19th century. In basic education, this access was only ensured in the mid-twentieth century, at first in separate classrooms from other students. As students with disabilities completed their education in regular education, the demand for access to higher education by this public increased. However, various barriers - lack of accessibility, lack of institutional resources, and need for teacher training - limit the guarantee of access, permanence, and completion of higher education for people with disabilities, and therefore the elimination of these barriers is essential for successful academic of students with disabilities, as well as for the guarantee of fundamental rights such as education, maintaining, thus social justice (RAWLS, 1997). When analyzing inclusion through the lens of accessibility dimensions (SASSAKI, 2009), we seek to identify how accessibility, in its different dimensions, is promoted [and perceived] in Accounting Sciences courses and at the Federal University of Uberlândia. The discussion was held through the use of a qualitative approach, and through the technique of content analysis, we sought to interpret and assign meanings to the terms and expressions used by a corpus investigated by 29 (twenty-nine) participants of this research, about accessibility in the process of inclusion in undergraduate courses in Accounting offered by the Federal University of Uberlândia. The categories, objects of analysis, comprised educational inclusion; the dimensions of accessibility [architectural, instrumental, communicational, methodological, attitudinal, and programmatic]; challenges, achievements and difficulties of inclusion. The results suggest that public policies played a very important role in providing access to people with disability to higher education. However, students with disabilities enrolled in the Accounting Sciences at the Federal University of Uberlândia reported difficulties during its formative path, regarding the different dimensions of accessibility, highlighting among them irregular signage on the tactile floor, unpaved parking, defective elevators, difficulties in accessing the auditorium, need for equipment of instrumental accessibility, difficulties in meeting the demand for a Libras interpreter, unavailability of guide-interpreter for students with visual impairments, and absence of material and bibliographic collection in sign language or Braille, the need to train to teach, use of terms technicians that make it difficult for deaf students to understand and disability discrimination attitudes in the space university, failure of communication between the direction, coordination, Depae, and student, regarding registration and declaration of disability. Therefore, the effectiveness of inclusive education for students with disabilities in higher education involves several factors - implementation of public policies, application of resources, and promotion of accessibility in its dimensions.
Keywords: Inclusão
Inclusion
Dimensões da acessibilidade
Dimensions of accessibility
Ensino Superior
Higher education
Ciências Contábeis
Accounting Sciences
Contabilidade
Accounting
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Subject: Contabilidade
Inclusão escolar
Pessoas com deficiência
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis
Quote: SOUZA, Matheus Silva. Acessibilidade no processo de inclusão na graduação em Ciências Contábeis: um estudo na Universidade Federal de Uberlândia. 2022. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5069.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5069
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36287
Date of defense: 29-Aug-2022
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AcessibilidadeProcessoInclusão.pdfDissertação6.06 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons