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ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-8034-5727
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Desbravando o sertão, fazendo arte: memórias e experiências da companhia nômade de teatro em Iturama - MG
Autor(es): Mendonça, Frederico Santos de
Primeiro orientador: Santos, Rosimeire Gonçalves dos
Primeiro membro da banca: Arantes, Luiz Humberto Martins
Segundo membro da banca: DANTAS, Emanuelle Anne da Silva
Terceiro membro da banca: Asevedo, Marcial de
Resumo: O presente trabalho acadêmico tem por objetivo investigar a história e memória do teatro amador brasileiro, a partir do estudo de caso da Companhia Nômade de Teatro em Iturama, Minas Gerais, cujas atividades se deram entre 1995 e 2013. Para isso, utilizamos os métodos da autoetnografia, entrevistas com participantes do grupo e consulta a um acervo pessoal com fotografias, cartazes, roteiros e recortes de jornal. Fizemos uma cronologia crítica de suas ações, sejam elas espetáculos, oficinas ou projetos sociais, buscando conectar tais eventos às relações de ordem social, econômica e política, nos níveis municipal, estadual e federal. As fontes são instrumentalizadas a partir de conceitos como Teatro Fora do Eixo, Teatro Regional, Micro-História e Circularidade de Ideias. Centramos nossas hipóteses e argumentos nas discussões sobre história, memória, arquivos e políticas públicas. E descortinamos as múltiplas ferramentas que esse coletivo utilizou para continuar e resistir enquanto agente cultural, durante seus 18 anos de história.
Abstract: The present academic work aims to investigate the history and memory of Brazilian amateur theater, based on the case study of the Companhia Nômade de Teatro in Iturama, Minas Gerais, whose activities took place between 1995 and 2013. For this the methods of autoethnography were use, interviews with group participants and consultation of a personal collection with photographs, posters, scripts and newspaper clippings. We made a chronology review of their actions, be they shows, workshops or social projects, seeking to connect such events to social, economic and political relations, at the county, state and federal levels. The sources are instrumentalized from concepts such as Teatro Fora do Eixo, Regional Theater, Micro-History and Circularity of Ideas. We center our hypotheses and arguments on discussions about history, memory, archives and public policies. And we unveil the multiple tools that this collective used to continue and resist as a cultural agent, during its 18 years of history.
Notas: Arquivo Memorial Companhia Nômade de Teatro no Google Drive https://drive.google.com/drive/folders/1CuGxeyh9PeUkDXpUBhxo0FwzlmTEj36H?usp=sharing
Palavras-chave: Teatro amador
Teatro regional
Políticas públicas
Políticas culturais
História
Memória
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MENDONÇA, Frederico Santos de. Desbravando o sertão, fazendo arte: memórias e experiências da companhia nômade de teatro em Iturama - MG. 2021. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36275
Data de defesa: 15-Jun-2021
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