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dc.creatorPuchalski, Karine Barbosa-
dc.date.accessioned2022-10-05T16:32:26Z-
dc.date.available2022-10-05T16:32:26Z-
dc.date.issued2022-08-10-
dc.identifier.citationPUCHALSKI, Karine Barbosa. Opinião de discentes do curso de enfermagem e medicina acerca da religiosidade e espiritualidade na formação acadêmica. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36242-
dc.description.abstractThe present study aims to identify the perception of nursing and medical students about religiosity and spirituality in health and the approach to the topic in their academic training. This is an observational, cross-sectional and descriptive study carried out at a Federal University, in which students of Nursing and Medicine courses answered sociodemographic questionnaires, about religiosity and about spirituality/religiosity (S/R) in clinical practice and training. A total of 260 people participated. Of these, 219 (84,2%) indicated that there is much or extreme influence of S/R on patients' health, but 122 (46,9%) participants felt moderately prepared for such an approach. The biggest barrier is fear of imposing beliefs (n=66, 25,4%). Two hundred twenty-seven (87,3%) participants also reported that academic training offers little or no information to the student, and also agreed that S/R should be part of the curriculum (n=195, 75%). We conclude that the implementation of educational resources is necessary for the student to understand the spiritual spectrum in the health of his patients, making him an increasingly qualified professional.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEspiritualidadept_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectEducação em enfermagempt_BR
dc.titleOpinião de discentes de enfermagem e medicina acerca da religiosidade e espiritualidade na formação acadêmica.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Scalia, Luana Araújo Macedo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8088836332961672pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Livia Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4452605246663278pt_BR
dc.contributor.referee2Raimondi, Gustavo Antônio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8042687654173704pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9271635669230117pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem por objetivo identificar a percepção dos estudantes dos cursos de Enfermagem e Medicina acerca da religiosidade e espiritualidade na saúde e a abordagem do tema em sua formação acadêmica. Trata-se de um estudo observacional, transversal e descritivo realizado em uma Universidade Federal, em que discentes dos cursos de Enfermagem e Medicina responderam questionários sociodemográficos, de religiosidade e sobre espiritualidade/religiosidade (R/E) na prática clínica e formação. Participaram 260 pessoas. Destes, 219 (84,2%) indicam que há muita ou extrema influência na R/E na saúde dos pacientes, porém 122 (46,9%) participantes se sentem moderadamente preparados para tal abordagem. A maior barreira é o medo de impor crenças (n=66, 25,4%). Duzentos e vinte e sete (87,3%) participantes também relataram que a formação acadêmica oferece pouco ou nem um pouco de informações para o discente, além de concordarem que a R/E deveria fazer parte da grade curricular (n=195, 75%). Conclui-se que é necessária implementação de recursos educacionais para que o discente compreenda o espectro espiritual na saúde de seu paciente, tornando-o profissional cada vez mais qualificado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEnfermagempt_BR
dc.sizeorduration29pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICApt_BR
dc.embargo.termsartigos publicados em revistas científicas cujo contrato firmado com os autores apresente cláusula que impeça a disponibilização daqueles em repositórios de livre acessopt_BR
dc.orcid.putcode120269858-
Appears in Collections:TCC - Enfermagem

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