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dc.creatorFaria, Victor Henrique da Cunha-
dc.date.accessioned2022-10-05T13:38:17Z-
dc.date.available2022-10-05T13:38:17Z-
dc.date.issued2022-09-16-
dc.identifier.citationFARIA, Victor Henrique da Cunha. Desenvolvimento de plataforma de instrumentação virtual para o acionamento, controle e monitoramento de um motor a relutância variável 8/6. 2022. 134 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5346.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36236-
dc.description.abstractThe objective of this work is to develop a virtual instrumentation platform that would allow the drive of an 8/6 SRM, and allow the monitoring of fundamental magnitudes for their study during the experiments, grouping all the functionalities in a single interface. Therefore, this work aimed to contribute to the development of platforms for driving SRM with the aid of techniques from virtual instrumentation, enabling the implementation of future studies on the machine. A robust drive system was used, with capacity to apply the control was embedded in DSP/FPGA of myRIO-1900, communicating with a graphic interface programmed in LabVIEW. The applied data acquisition system was composed by current, voltage, position and torque sensors, providing information for the drive control and for real time inspection of the quantities. To demonstrate the capacity of the platform created, several tests were performed, including the drive with a hysteresis current regulator, speed control and application of an torque estimator. The experimental results showed that the developed platform presented reliable operation, with low measurement errors, and evidenced its flexibility in the insertion of new features.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMotor a Relutância Variávelpt_BR
dc.subjectInstrumentação Virtualpt_BR
dc.subjectLabVIEWpt_BR
dc.subjectSwitched Reluctance Motorpt_BR
dc.subjectVirtual Instrumentationpt_BR
dc.subjectEngenharia elétricapt_BR
dc.titleDesenvolvimento de plataforma de instrumentação virtual para o acionamento, controle e monitoramento de um motor a relutância variável 8/6pt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of a virtual instrumentation bench for driving, controlling and monitoring an 8/6 switched reluctance motorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Gomes, Luciano Coutinho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3372531394380706pt_BR
dc.contributor.referee1Silveira, Augusto Wohlgemuth Fleury Veloso da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0283876707718262pt_BR
dc.contributor.referee2Kimpara, Marcio Luiz Magri-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7856806846775795pt_BR
dc.contributor.referee3Santos Neto, Pedro José dos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7639620909227183pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1360734487481460pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi desenvolver uma plataforma de instrumentação virtual que permitisse o acionamento de um MRV 8/6, tanto quanto, permitisse o monitoramento de grandezas fundamentais para seu estudo durante os experimentos, agrupando todas as funcionalidades em uma única interface. Portanto, esse trabalho buscou contribuir com o desenvolvimento de plataformas de acionamento de MRVs com o auxílio de técnicas oriundas da instrumentação virtual, possibilitando a implementação de estudos futuros sobre a máquina. Foi utilizado um sistema de acionamento robusto, com capacidade de aplicar o controle implementado através do DSP/FPGA do myRIO-1900, comunicando com uma interface gráfica programada em LabVIEW. O sistema de aquisição de dados aplicado foi composto por sensores de corrente, de tensão, de posição e de conjugado, fornecendo informações para o controle do acionamento e para inspeção em tempo real das grandezas. Para demonstração da capacidade da plataforma criada realizou-se diversos ensaios, englobando o acionamento com regulador de corrente por histerese, controle de velocidade e aplicação de um estimador de conjugado. Os resultados experimentais demonstraram que a plataforma desenvolvida apresentou resultados confiáveis, com baixos erros de medição, e evidenciou a flexibilidade na inserção de novas funcionalidades.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Elétricapt_BR
dc.sizeorduration134pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::SISTEMAS ELETRICOS DE POTENCIApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5346pt_BR
dc.orcid.putcode120269601-
dc.crossref.doibatchidf48fdcaa-d011-4796-900e-261f80fa0a9f-
dc.subject.autorizadoEngenharia elétricapt_BR
dc.subject.autorizadoMotores elétricos - Controle eletrônicopt_BR
dc.subject.autorizadoMáquinas-ferramenta - Controle numérico - Programaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoSistemas humano-máquinapt_BR
dc.subject.autorizadoEngenharia de sistemaspt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Engenharia Elétrica

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