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dc.creatorLima, Gabriel Henrique Arruda Tavares de-
dc.date.accessioned2022-10-04T14:14:50Z-
dc.date.available2022-10-04T14:14:50Z-
dc.date.issued2022-09-19-
dc.identifier.citationLIMA, Gabriel Henrique Arruda Tavares de. Análise dinâmica de vigas longas de concreto protendido pré-moldadas durante operações de içamento.2022.101 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.552pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36223-
dc.description.abstractThe tendency to use slender cross-sections due to the use of high-performance materials makes beams more prone to the phenomenon of lateral instability during transient phases, especially during lifting. Precast concrete beams are lifted during construction by cranes. Several movements must be performed to assemble the structure. However, there is no recommendation for specific operating speeds for long beams, but several collapses have been reported at this stage of construction. In the technical literature so far this problem has only been addressed through static analysis. Therefore, the present research aims to investigate the dynamic behavior of long prestressed beams, identifying critical operating speeds according to crane movements. The eccentricity of the prestressing cables and positioning deviations of the lifting loops were considered in the analysis, as they accentuate the risks of instability. In the research, modal analysis and transient dynamic analysis were performed considering the geometric non-linearity, for a prestressed concrete beam with a span of 40 m. The analysis was performed with a 3D finite element model, and the system with multiple degrees of freedom was tested in upward, downward and lateral movement. The most critical movement observed was the lateral movement, as it mobilizes more the lateral stiffness of the slender beams, exciting oscillation frequencies close to the natural frequency of the beam. Safety against cracking and subsequent failure during vertical and lateral movements was verified for crane operating speeds of 36 cm/s and 17 cm/s, respectively. For the most critical case analyzed, the dynamic analysis showed 12 times increase in tensile stresses compared to the static equilibrium situation of the beam, 80% in compressive stresses and a 5 times amplification in beam rotation.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectcomportamento dinâmicopt_BR
dc.subjectestrutura pré-moldadapt_BR
dc.subjectfases transitóriaspt_BR
dc.subjectfator de impactopt_BR
dc.subjectestabilidade lateralpt_BR
dc.subjectdynamical behaviorpt_BR
dc.subjectprecast structurespt_BR
dc.subjecttransitory phasespt_BR
dc.subjectimpact factorpt_BR
dc.subjectlateral stabilitypt_BR
dc.titleAnálise dinâmica de vigas longas de concreto protendido pré-moldadas durante operações de içamentopt_BR
dc.title.alternativeDynamical analysis of long precast prestressed concrete beam during lifting operationspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Krahl, Pablo Augusto-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6910799550680489pt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Maria Cristina Vidigal de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2787104367701931pt_BR
dc.contributor.referee1Gonçalves, Lauren Karoline de Sousa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7447850644499380pt_BR
dc.contributor.referee2Siqueira, Tiago Morkis-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8232923286252648pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8006732238965584pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA tendência da utilização de seções transversais esbeltas devido à utilização de materiais de alto desempenho, tornam as vigas mais propensas ao fenômeno de instabilidade lateral durante as fases transitórias, especialmente no içamento. As vigas de concreto pré-moldado são levantadas durante a construção por guindastes. Vários movimentos devem ser realizados para montar a estrutura. No entanto, não há recomendação para velocidades de operação específicas para vigas longas, mas vários colapsos foram relatados nessa etapa de construção. Na literatura técnica até então este problema só foi abordado por meio de análise estática. Portanto, a presente pesquisa tem como objetivo investigar o comportamento dinâmico de vigas protendidas longas, identificando velocidades operacionais críticas de acordo com a movimentação dos guindastes. A excentricidade dos cabos de protensão e desvios de posicionamento das alças de içamento foram consideradas na análise, por acentuarem os riscos de instabilidade. Na pesquisa, foram realizadas análise modal e análise dinâmica transiente considerando a não linearidade geométrica, para uma viga de concreto pré-moldado protendido com 40 m de vão. A análise foi realizada com um modelo 3D de elementos finitos, e o sistema com múltiplos graus de liberdade foi testado em movimentos ascendente, descendente e lateral. O movimento mais crítico observado foi o movimento lateral, pois mobiliza mais a rigidez lateral das vigas esbeltas excitando as frequências de oscilação próximas à frequência natural da viga. A segurança contra a fissuração e subsequente falha durante os movimentos verticais e laterais foi verificada para velocidades de operação do guindaste de 36 cm/s e 17 cm/s, respectivamente. Para o caso mais crítico analisado, evidenciou-se na análise dinâmica um aumento de 12 vezes nas tensões de tração comparada à situação de equilíbrio estático da viga, 80% nas tensões de compressão e uma amplificação de 5 vezes na rotação da viga.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.sizeorduration101pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ESTRUTURAS::ESTRUTURAS DE CONCRETOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.552pt_BR
dc.crossref.doibatchidf48fdcaa-d011-4796-900e-261f80fa0a9f-
dc.subject.autorizadoEngenharia Civilpt_BR
dc.subject.autorizadoVigas de concreto protendidopt_BR
dc.subject.autorizadoConcreto pré-moldadopt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Engenharia Civil

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