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ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-4852-7111
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O Programa Jovem de Futuro no contexto da privatização da educação em Minas Gerais: incidências sobre o currículo e a gestão escolar
Título(s) alternativo(s): Le Programme Jeune de Future dans le contexte de la privatisation de l'éducation à Minas Gerais: incidences sur le curriculum et la gestion scolaire
The Youth of the Future Program in the context of privatization of education in Minas Gerais: incidences on the curriculum and school management
Autor(es): Brito, Ana Paula Gonçalves
Primeiro orientador: Silva, Maria Vieira
Primeiro membro da banca: Cossetin, Márcia
Segundo membro da banca: Souza, Vilma Aparecida de
Resumo: A presente dissertação insere-se na linha de pesquisa Estado, Políticas e Gestão da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e deriva da pesquisa nacional intitulada Análise do mapeamento das estratégias de privatização da educação básica no Brasil: atores, programas e consequências para a educação pública. O estudo tem como objetivo precípuo analisar as incidências do Programa Jovem de Futuro no currículo e na gestão de escolas públicas de ensino médio mineiras no contexto atual. As análises colocam em relevo os processos de privatização que permeiam as políticas públicas de educação no Brasil e, especificamente, em Minas Gerais, e sua relação com as novas configurações do Estado a partir da influência do neoliberalismo. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, cuja metodologia abrange a análise bibliográfica e documental. Verificou-se que o Instituto Unibanco consolidou sua influência no cenário educacional em nível nacional, atuando de forma incisiva nos processos organizativos e diretrizes operacionais do ensino médio. Dentre seus principais interesses estão o de manter a reputação do conglomerado do qual faz parte como empresas de “responsabilidade social” como também garantir mecanismos de produção de subjetividades dos estudantes em consonância com a lógica gestorial empresarial. Constatou-se que o Programa Jovem de Futuro incidiu sobre a gestão escolar e o currículo de escolas públicas mineiras em 2019, na medida em que introduziu, por meio do método Circuito de Gestão, os valores mercantis, cuja racionalidade passou a transversalizar as distintas dimensões do trabalho pedagógico e organizacional do ensino médio. Além disso, produziu intensificação de atividades laborais de servidores. Concluiu-se que não restou comprovada a melhoria do desempenho discente nem de índices de evasão escolar a partir da inserção do Programa, como era o objetivo do agente privado.
Abstract: The present dissertation is part of the research line State, Policies and Management of Education, of the Graduate Program in Education of the College of Education of Uberlandia Federal University (UFU) and derives from the national research entitled Analysis of the mapping of strategies for privatization of elementary education in Brazil: actors, programs and consequences for public education. The main objective of the study is to analyze the incidences of the Youth of the Future Program in the curriculum and management of public high schools in Minas Gerais in the current context. The analyzes highlight the privatization processes that permeate public education policies in Brazil and, specifically, in Minas Gerais, and their relationship with the new configurations of the State from the influence of neoliberalism. This is a qualitative research, whose methodology includes bibliographic and documental analysis. It was found that Instituto Unibanco consolidated its influence in the educational scenario at the national level, acting in an incisive way in the organizational processes and operational guidelines of high school. Among its main interests are to maintain the reputation of the conglomerate of which it is a part as “social responsibility” companies, as well as guaranteeing mechanisms for the production of student subjectivities in line with the business managerial logic. It was found that the Jovem de Futuro Program focused on school management and the curriculum of public schools in Minas Gerais in 2019, as it introduced, through the Management Circuit method, mercantile values, whose rationality began to transversalize the different dimensions of pedagogical and organizational work in high school. In addition, it produced an intensification of the work activities of servers. It was concluded that there was no evidence of improvement in student performance or in school dropout rates from the insertion of the Program, as was the objective of the private agent.
Palavras-chave: privatização da educação
parceria público-privada
Programa Jovem de Futuro
Minas Gerais
privatization of education
public-private partnership
Youth of the Future Program
Educação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
Assunto: Educação
Educação básica
Privatização na educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: BRITO, Ana Paula Gonçalves. O Programa Jovem de Futuro no contexto da privatização da educação em Minas Gerais: incidências sobre o currículo e a gestão escolar. 2022. 202 f. Dissertação (Mestrado em educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5344
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5344
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36199
Data de defesa: 24-Ago-2022
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