Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36186
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-9162-5492
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Metodologias para análise espacial da resistência do solo à penetração
Autor(es): Cruz, Matheus Costa
Primeiro orientador: Hurtado, Sandro Manuel Carmelino
Primeiro membro da banca: Batista, Araína
Segundo membro da banca: Kikuti, Hamilton
Resumo: O processo de compactação é associado a mudanças nos atributos físicos do solo e tem como principal indicador à resistência mecânica à penetração (RP). Diversos tipos de penetrômetros são utilizados na avaliação da RP, no entanto, os valores obtidos divergem entre si. O objetivo proposto com o presente estudo foi comparar a variação de leituras de RP obtidas em duas datas, a partir de três métodos de avaliação, a partir do uso dos penetrômetros de impacto, eletrônico e de bancada. A área de estudo está situada na Fazenda Experimental Capim Branco, pertencente à Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em Uberlândia-MG. O talhão experimental, de 25 ha, apresenta solo da classe Latossolo Vermelho distrófico, classe textural franco-argilo-arenosa e vem sendo cultivado com a sucessão soja-milho/sorgo em plantio direto. Na área foram realizadas avaliações de resistência à penetração (RP) seguindo uma malha regular de 2 pontos por hectare, com espaçamento médio de 75 m entre pontos. A avaliação da RP foi realizada na profundidade de 0-0,2 m, nos meses de novembro de 2017 e abril de 2018 e três métodos de leitura de acordo aos tipos de penetrômetro de impacto, eletrônico ou bancada. Os valores de RP apresentaram diferença em relação ao tipo de penetrômetro, sendo as menores leituras (1,27 MPa) obtidas quando utilizado o penetrômetro eletrônico e as maiores (4,58 MPa), quando utilizado o de bancada. Os valores de resistência à penetração apresentam-se discrepantes entre as metodologias utilizando os penetrômetros de impacto, eletrônico e de bancada. De forma espacial, a avaliação da resistência à penetração permite reconhecer a existência de padrões de variação similares para os métodos de análise utilizando os penetrômetros de impacto, eletrônico e de bancada.
Palavras-chave: Agricultura de precisão
Compactação
Variabilidade espacial
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: CRUZ, Matheus Costa. Metodologias para análise espacial da resistência à penetração do solo. 2022. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36186
Data de defesa: 18-Ago-2022
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MetodologiasParaAnálise.pdfTCC775.57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.