Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36165
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | História e cultura Afro-Brasileira e indígena nas escolas municipais de Uberlândia: a implementação das Leis nº10639/2003 e nº11645/2008 na educação física escolar |
Autor(es): | Silva, Clara Karolina Rodrigues da |
Primeiro orientador: | Antunes, Marina Ferreira de Souza |
Primeiro membro da banca: | Nicolino, Aline da Silva |
Segundo membro da banca: | Caixeta, Sara da Silva |
Resumo: | O presente trabalho objetivou identificar como as leis 10639/03 e 11645/08 têm sido tratadas nos documentos orientadores para as aulas de educação física nas escolas municipais de Uberlândia. Especificamente buscou: 1) Identificar os documentos orientadores sobre as leis 10639/2003 e 11645/2008 no município de Uberlândia. 2) Identificar como aparecem as orientações relativas às leis 10639/2003 e 11645/2008 nos PPPs das escolas.3) Identificar os documentos orientadores sobre as leis 10639/03 e 11645/08 no município de Uberlândia, no âmbito da disciplina educação física. 4) Organizar e analisar os documentos encontrados. 5) Analisar como os documentos tratam a questão das leis 10639/2003 e 11645/2008 no município de Uberlândia, especificamente para a disciplina educação física. Metodologicamente é uma pesquisa de caráter qualitativo-descritivo de natureza aplicada, fundamentado nos pressupostos de uma pesquisa documental. A análise foi feita por meio da leitura individual dos documentos referenciais do governo municipal, como o Plano Municipal de Educação, as Diretrizes Curriculares, o Plano de Ação Referência da Rede Municipal de Ensino - Arte (Artes visuais, música e Teatro), Educação Física e Ensino Religioso e os Projetos Políticos Pedagógicos das Escolas Municipais, os quais constituíram o corpus desta investigação. Motivada por experiências pessoais nos anos denominados fundamentais juntamente com situações compartilhadas no Grupo de Estudos em Raça, Cultura e Educação Física (GERCEF), com vivências negativamente marcantes na formação educacional, reforçados pelo processo histórico do país, foram os motivos iniciais desta investigação. A busca se deu por um percurso turbulento já que os Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) não foram facilmente disponibilizados para estruturação do trabalho, em contrapartida, os resultados encontrados reafirmam a motivação da pesquisa já que, apesar de orientados, os projetos não seguem e até mesmo não citam as leis 10.639/2003 e 11.645/2006. Com isso, os resultados servem de alavanca para permanecer buscando e compreendendo a falha nesse processo que legalmente é reconhecido como importante e não perpassam com tanta abrangência às margens do papel, refletindo nos vários níveis das documentações utilizadas como ponto de partida para estruturação deste trabalho. No entanto, identificar como os ordenamentos legais tratam essas questões é fundamental para fazer com que as Leis sejam, de fato, implementadas e que ações afirmativas possam acontecer no ambiente escolar, contribuindo para uma formação emancipadora e livre de preconceitos raciais. |
Abstract: | The present work aimed to identify how the laws 10639/03 and 11645/08 have been treated in the guiding documents for the physical education classes in the municipal schools of Uberlândia. Specifically sought to: 1) Identify the guiding documents on laws 10639/2003 and 11645/2008 in the city of Uberlândia. 2) Identify how the guidelines related to laws 10639/2003 and 11645/2008 appear in the PPPs of schools.3) Identify the guiding documents on laws 10639/03 and 11645/08 in the city of Uberlândia, within the scope of the physical education discipline. 4) Organize and analyze the documents found. 5) Analyze how the documents deal with the issue of laws 10639/2003 and 11645/2008 in the city of Uberlândia, specifically for the discipline of physical education. Methodologically, it is a qualitative-descriptive research of an applied nature, based on the assumptions of a documentary research. The analysis was carried out through individual reading of reference documents from the municipal government, such as the Municipal Education Plan, the Curricular Guidelines, the Reference Action Plan of the Municipal Education Network - Art (Visual Arts, Music and Theater), Physical Education and Religious Education and the Political Pedagogical Projects of Municipal Schools, which constituted the corpus of this investigation. Motivated by personal experiences in the so-called fundamental years together with situations shared in the Group of Studies on Race, Culture and Physical Education (GERCEF), with negatively marked experiences in educational training, reinforced by the country's historical process, were the initial reasons for this investigation. The search took place through a turbulent path since the Pedagogical Political Projects (PPP) were not easily available for structuring the work, on the other hand, the results found reaffirm the motivation of the research since, despite being guided, the projects do not follow and even they do not even cite laws 10,639/2003 and 11,645/2006. With this, the results serve as a lever to keep looking for and understanding the failure in this process that is legally recognized as important and does not permeate so comprehensively at the margins of the paper, reflecting on the various levels of documentation used as a starting point for structuring this work. However, identifying how the legal systems deal with these issues is essential to ensure that the Laws are, in fact, implemented and that affirmative actions can take place in the school environment, contributing to an emancipatory training free of racial prejudice. |
Palavras-chave: | Políticas educacionais Educational policies Políticas afirmativas Affirmative policies Preconceito Preconception Racismo Racism |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | SILVA, Clara Karolina Rodrigues da. História e cultura afro-brasileira e indígena nas escola municipais de Uberlândia: a implementação das leis nº10639/2003 e nº11645/2008 na educação física escolar. 2022. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) -- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36165 |
Data de defesa: | 16-Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Educação Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
HistóriaCulturaAfro.pdf | TCC | 345.7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons