Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36161
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Estudo do impacto da infiltração de ar em armazéns
Autor(es): Mendonça, Giovana Barbosa
Primeiro orientador: Arouca, Fábio de Oliveira
Primeiro coorientador: Gedraite, Rubens
Primeiro membro da banca: Barbosa, Rafael Yuri Medeiros
Segundo membro da banca: Blind review
Resumo: Armazéns são instalações mantidas em localizações estratégicas com a finalidade de organizar, alocar e gerenciar mercadorias de modo a regular o fluxo entre oferta e demanda. Tratando-se do armazenamento de grãos, o seu manejo é primordial para assegurar a integralidade e preservar a qualidade dos mesmos, evitando posterior perdas de produto. Os parâmetros de umidade e temperatura, quando não controlados, podem propiciar a proliferação de fungos, acelerando o processo de deterioração. Nesse sentido, este trabalho estudou o comportamento da temperatura de um armazém típico em resposta ao ar infiltrado em seu interior devido à abertura e fechamento da porta de acesso de empilhadeiras. Foi proposto um modelo matemático simplificado do processo considerado, como base na equação de balanço global de energia aplicado ao volume de controle definido pelo armazém em estudo. Para realizar a simulação foi utilizado o software Matlab/Simulink™ e considerado o tempo de simulação de 24 horas de operação do armazém. A análise realizada neste trabalho focou única e tão somente o processo de infiltração do ar, sem levar em conta as outras variáveis que participam do processo, pois o foco foi avaliar o impacto da entrada de ar externo e saída do ar do armazém sobre a sua temperatura. Foram consideradas perturbações na temperatura de ar externo infiltrado, do tipo pulso único, com amplitude igual a 10°C e diferentes durações variando entre 20s e 120s, e do tipo sequência contínua de pulsos, de amplitude igual a 10°C e duração igual a 120s, cada, aplicados a partir do início da simulação. O período adotado para a sequência de pulsos foi de 1.200 s. Concluiu-se que o comportamento da temperatura do ar no interior do armazém praticamente não é afetado pelo distúrbio do tipo pulso único, independentemente da sua duração. Já para o distúrbio caracterizado como sequência de pulsos, a temperatura do ar no interior do armazém é afetada, apresentando uma variação de aproximadamente 8ºC. Este aumento era esperado, pois a quantidade de calor introduzida no armazém a cada abertura e fechamento da porta de carregamento implica na introdução de calor no armazém.
Palavras-chave: Troca térmica
Infiltração de ar
Modelagem matemática
Matlab/Simulink™
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MENDONÇA, Giovana Barbosa. Estudo do impacto da infiltração de ar em armazéns. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36161
Data de defesa: 19-Ago-2022
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EstudoImpactoRenovacao.pdf1.15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.