Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36155
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-1863-491X
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Caracterização de materiais suporte e substrato para sistemas de tratamento de efluentes wetlands.
Autor: Sousa, Rerisson Santos
Primer orientador: Bertolino, Sueli Moura
Primer miembro de la banca: Silva, Jose Geraldo Mageste da
Segundo miembro de la banca: Silva, Sthéferson Bruno da
Resumen: A necessidade de tratamento de águas residuais complexas impulsiona os estudos de sistemas de tratamentos cada vez mais eficazes e econômicos como os wetlands construídos ou wetlands artificiais, os quais possuem a capacidade de remoção de uma abundante série de contaminantes por meio da junção de processos químicos, físicos e biológicos de baixo custo, além de possuírem uma maior capacidade de melhoria na qualidade da água. O meio suporte dos wetlands vem sendo cada vez mais avaliado devido a variabilidade de materiais que podem ser utilizados e pela sua importância no sistema, no qual ocorre a remoção de poluentes pelos processos de filtração, adsorção e absorção, além de apoio para o crescimento das plantas e crescimento de microrganismos, principalmente, as bactérias redutoras de sulfato, bem como serão fonte de substrato e doadores de elétrons para estes organismos. O presente trabalho teve como objetivo caracterizar materiais suporte alternativos e substratos orgânicos com potencial de uso em sistemas de tratamento do tipo wetlands construídos (WC). Os materiais avaliados como material suporte foram: resíduo da construção civil (RCC), resíduo da indústria de celulose (Grits e Dregs) e pedra brita 01 e os materiais utilizados como fonte de carbono e elétrons foram: sabugo e esterco. Três WC’s de bancada foram preenchidos com estes materiais sendo diferenciados apenas pelo meio suporte utilizado, brita, RCC, grits e dregs. Esses foram caracterizados quanto à lixiviação de elementos químicos e Ponto de Carga Zero (PCZ). Os leitos WC’s foram monitorados quanto aos parâmetros físico-químicos (pH, turbidez, condutividade, oxigênio dissolvido e temperatura) durante 4 fases as quais totalizaram 91 dias análise. Os resultados do teste de lixiviação para os substratos no que se diz respeito a riscos potenciais ao meio ambiente e à saúde pública, encontram-se dentro do permitido conforme a resolução ABNT NBR Nº 10004/2004, já no que se refere a solubilidade, o material brita 01 excedeu o valor máximo permitido (VMP) para os elementos Al (0,9008mg/L) e Fe (1,619mg/L), o RCC excedeu o VMP de ferro (0,381mg/L) e o Grits excedeu para o elemento Al (0,3293mg/L). No teste de ponto de carga zero (PCZ), os resultados obtidos de 𝑝𝐻𝑃𝐶𝑍, através dos ensaios, foram de 8,8 para a brita, 8,55 para o RCC, 8,92 para o dregs e 8,84 para o grits os quais são considerados materiais suporte e para as fontes de carbono e inóculo foi de 8,46 para o esterco, e 5,25 para o sabugo de milho. Tendo como único substrato bom para adsorver cátions o sabugo, visto que sua superfície é carregada negativamente onde seu 𝑝𝐻𝑃𝐶𝑍 esteve dentro da faixa do pH de trabalho que está entre 4 e 5.
Palabras clave: Wetlands
Wetlands construídos
Drenagem ácida de minas (DAM)
Área (s) del CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SOUSA, Rerisson Santos. Caracterização de materiais suporte e substrato para sistemas de tratamento de efluentes wetlands. 2022. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36155
Fecha de defensa: 25-ago-2022
Aparece en las colecciones:TCC - Engenharia Ambiental e Sanitária

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CaracterizaçãoMateriaisSuporte.pdfTCC1.42 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.