Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36133
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-1169-9614
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Índice de vegetação, altitude e produtividade de grãos na definição de zonas de manejo
Autor(es): Menezes, Gustavo Pimenta Guimarães
Primeiro orientador: Hurtado, Sandro Manuel Carmelino
Primeiro membro da banca: Batista, Araína Hulmann
Segundo membro da banca: Kikuti, Hamilton
Resumo: Para economia e melhor aproveitamento dos insumos podem ser gerados mapas identificando zonas de manejo (ZM) a partir de índices de vegetação e atributos de solo do talhão. Neste sentido, o trabalho teve por objetivo definir zonas de manejo a partir de dados de altitude, índices de vegetação e mapas de produtividade e realizar a sua validação a partir de parâmetros de fertilidade do solo e resistência à penetração (RP). O experimento foi desenvolvido na fazenda Mandaguari, no município de Indianópolis, Minas Gerais, nas safras de verão 2020/21 e segunda safra do ano de 2021. Para a coleta dos atributos de solo (fertilidade e RP) foi delimitada uma malha regular com 62 pontos, a partir do software Qgis (Qgis Development Team, 2020). Foram definidas duas estratégias para a definição das zonas homogêneas. A primeira utilizando a altitude e o índice de vegetação por diferença normalizada na borda do vermelho - NDRE, e a segunda, utilizando a altitude, o índice de vegetação NDRE e os dados de produtividade. Para a elaboração do mapa temático de zonas homogêneas foi realizada a interpolação dos dados por krigagem, com auxílio do programa Smart Map Plugin (SMP), em ambiente Qgis. A partir dos mapas das ZM foram identificadas a existência de duas zonas de manejo. A validação das zonas de manejo foi realizada a partir de dados da resistência à penetração (RP) em conjunto com os valores dos atributos pH H2O, fósforo mehlich1, potássio, cálcio, magnésio e saturação por bases. A informação disponibilizada pelo índice de vegetação NDRE guarda estreita relação com os dados de produtividade. A associação do índice de vegetação NDRE com os dados de altitude possibilita a identificação de zonas de manejo com diferenças de potenciais produtivos. Valores de resistência a penetração superiores a 2000 kPa avaliados na camada de 0,0-0,4m, comprometem o normal desenvolvimento de plantas de milho e soja.
Palavras-chave: Fertilidade
Variabilidade
Precisão
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::FITOTECNIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MENEZES, Gustavo Pimenta Guimarães. Índice de vegetação, altitude e produtividade de grãos na definição de zonas de manejo. 2022. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) -- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36133
Data de defesa: 18-Ago-2022
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ÍndiceVegetaçãoAltitude.pdfTCC809.87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.