Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36096
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-9232-0164
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Contação de história na primeira infância
Autor(es): Gomes, Beatriz Pereira Assis
Primeiro orientador: Perobelli, Mariene Hundertmarck
Primeiro membro da banca: Souza, Henrique Bezerra de
Segundo membro da banca: Silva, Renata Ferreira da
Resumo: Este trabalho é um memorial de processo a partir de estudos e criações de experiências artísticas na contação de histórias para primeira infância. Foram realizados estudos no campo da primeira infância e da contação de histórias. A participação de cursos e grupos de estudos em formato remoto contribuiu com a minha preparação, além dos estudos dos autores que são citados ao decorrer do texto. Neste sentido, foram objetivos deste trabalho realizar estudos teóricos e práticos sobre o desenvolvimento infantil como base para a criação da linguagem de contação de histórias adequada; pesquisar e criar histórias para serem contadas à primeira infância; observar, descrever e analisar as reações e impactos das histórias contadas para as crianças. Concluímos, com os estudos e as experiências, que as contações de histórias online realizadas com crianças – em razão da Pandemia - nesta fase da vida não é o formato mais adequado para que a experiência artística e o vínculo artista-criança aconteçam. No entanto, as formas remotas de trabalho contribuíram para fortalecer a rede de estudos e criações com contadoras/es de histórias e professoras de educação infantil.
Abstract: This work manuscript is a memorial of the process memorial from studies and creations of artistic experiences in storytelling in early childhood. Studies were carried out in the field of early childhood and storytelling. I also participated in courses and study groups in remote format, contributing to my preparation in addition to the studies of those authors. So, the main objectives of this work were to carry out theoretical and practical studies on childhood development as a basis for the creation of in order to create a storytelling language that is suitable for each stage of the early childhood; research and create stories to be told to early childhood and how children react to them; observe, describe, and analyze the reactions and impacts of the stories told to the children. We can conclude, with those studies and experiences, that online storytelling carried out with children (- due to the Pandemic) - at this stage of life is not the most appropriate way to incorporate the artistic experience and the artist-s and children bond to happen. However it is important to mention that, remote forms of work contributed to the strengthening the network of storytellers and early childhood teachers along with their creations and studies.
Palavras-chave: Contação de histórias
Storytelling
Pedagogia do teatro
Theater pedagogy
Primeira Infância
Early childhood
Teatro
Theater
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: GOMES, Beatriz Pereira Assis. Contação de histórias na primeira infância. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36096
Data de defesa: 12-Set-2022
Aparece nas coleções:TCC - Teatro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ContaçãoHistóriasPrimeira.pdfTCC1.34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.