Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36087
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Características associadas ao desenvolvimento de competências e habilidades na graduação em contabilidade
Título(s) alternativo(s): Characteristics associated with the development of hard and soft skills in the accounting undergraduate course
Autor(es): Severino, Carolina
Primeiro orientador: Silva, Denise Mendes da
Primeiro membro da banca: Leal, Edvalda Araújo
Segundo membro da banca: Vendramin, Elisabeth de Oliveira
Resumo: As habilidades profissionais e competências técnicas representam um conjunto de aptidões necessárias à atuação do contador, e são componentes dos Padrões Internacionais de Educação, conhecidos como International Education Standards (IES), desenvolvidos pelo International Accounting Education Standards Board (IAESB). Tais padrões são divulgados por meio do Handbook of International Education Pronouncements e, dentre eles, são contemplados neste estudo, o IES 2, o qual aborda as competências técnicas, o IES 3, relativo às habilidades, e o IES 4 que trata dos valores, ética e atitudes profissionais. O objetivo da presente pesquisa é avaliar a associação entre aspectos curriculares, metodologias ativas, determinantes do desempenho acadêmico e o desenvolvimento de competências e habilidades na percepção de discentes e docentes do curso de graduação em Ciências Contábeis. Para alcançar o objetivo proposto, foram pesquisados os discentes e docentes ativos nos cursos presenciais de graduação em Ciências Contábeis, oferecidos por uma universidade federal mineira, no primeiro semestre de 2022, período em que as aulas estavam sendo ministradas na modalidade remota. Complementarmente, o estudo possibilita analisar a percepção de discentes e docentes acerca da importância das competências técnicas, habilidades e atitudes, bem como sobre o desenvolvimento das habilidades e competências profissionais. A amostra do estudo corresponde a 170 discentes e 23 docentes. No tratamento dos dados, utilizou-se estatística descritiva, testes de médias e testes não paramétricos. O estudo oferece contribuições para a educação contábil, demonstrando se os requisitos profissionais propostos pelo IAESB estão sendo alcançados, por meio das variáveis analisadas, além de contribuir na avaliação da importância percebida pelos discentes e docentes acerca dos IES 2, 3 e 4. Os resultados apontaram que os aspectos curriculares, as metodologias ativas e os determinantes do desempenho acadêmico estão associados ao desenvolvimento de habilidades e competências técnicas, o que demonstra a importância de se manter no projeto pedagógico, a oferta de disciplinas e métodos de ensino atualizados e condizentes com os requisitos profissionais. Além disso, foi identificado um alinhamento entre a percepção dos discentes e docentes pesquisados quanto à importância dos IES 2, 3 e 4, o que pode sinalizar que o perfil profissional formado pela instituição pesquisada está em consonância com aquele que o mercado deseja.
Abstract: Professional skills and technical competences represent a set of skills necessary for the accountant's performance, and are components of the International Education Standards, (IES), developed by the International Accounting Education Standards Board (IAESB). Such standards are published through the Handbook of International Education Pronouncements and, among them, IES 2, which addresses technical competences, IES 3, related to skills, and IES 4, which deals with values, are included in this study. ethics and professional attitudes. The objective of the present research is to evaluate the association between curricular aspects, active methodologies, determinants of academic performance and the development of competences and abilities in the perception of students and professors of the undergraduate course in Accounting Sciences. In order to achieve the proposed objective, active students and professors in on-site undergraduate courses in Accounting Sciences, offered by a federal university in Minas Gerais, were surveyed in the first half of 2022, a period in which classes were being taught remotely. In addition, the study makes it possible to analyze the perception of students and teachers about the importance of technical skills, abilities and attitudes, as well as the development of professional skills and competences. The study sample corresponds to 170 students and 23 professors. In the treatment of data, descriptive statistics, mean tests and non-parametric tests were used. The study offers contributions to accounting education, demonstrating whether the professional requirements proposed by the IAESB are being achieved, through the variables analyzed, in addition to contributing to the assessment of the importance perceived by students and teachers about IES 2, 3 and 4. The results showed that the curricular aspects, the active methodologies and the determinants of academic performance are associated with the development of skills and technical competences, which demonstrates the importance of maintaining the pedagogical project, the offer of subjects and teaching methods updated and consistent. with professional requirements. In addition, an alignment was identified between the perception of students and teachers surveyed regarding the importance of HEIs 2, 3 and 4, which may indicate that the professional profile formed by the researched institution is in line with what the market wants.
Palavras-chave: competências e habilidades
ciências contábeis
aspectos curriculares
metodologias ativas
desempenho acadêmico
competences and skills
accounting
curricular aspects
active methodologies
academic performance
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Assunto: Contabilidade
Contadores - Estudo e ensino
Contabilidade - Estudo e ensino
Educação baseada na competência
Currículos - Avaliação
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis
Referência: SEVERINO, Carolina. Características associadas ao desenvolvimento de competências e habilidades na graduação em contabilidade. 2022 99 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5331
Identificador do documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5331
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36087
Data de defesa: 9-Ago-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CaracterísticasAssociadasDesenvolvimento.pdfDissertação1.56 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.