Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36081
Tipo do documento: Tese Professor Titular
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Pink Floyd: história, criação e diálogos intermidiáticos com as capas dos discos e com o filme
Título(s) alternativo(s): Pink Floyd: history, creation and intermedia dialogues with the album covers and the film
Autor(es): Ribeiro, Ivan Marcos
Primeiro membro da banca: Bertoldo, Ernesto Sergio
Segundo membro da banca: Reichmann, Brunilda Tempel
Terceiro membro da banca: Arbex, Marcia Maria Valle
Quarto membro da banca: Gomes, Márcia Maria
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de trazer à luz algumas características presentes na obra da banda de rock progressivo Pink Floyd, em especial dentro de três eixos basilares: primeiro, tentar-se-á retratar a trajetória da banda por meio de sua biografia e um histórico de suas produções, de modo a demonstrar que a banda atingiu sucesso absoluto, em meio a crises de estafa e de egos, sobretudo no fim dos anos setenta. Nesse sentido, foca-se na produção do Pink Floyd e o modo como a concepção dos álbuns veio a lume, tendo como criador mais importante o baixista Roger Waters. Um segundo eixo do trabalho é promover a discussão sobre as capas de discos da banda, maiormente criadas pela empresa Hipgnosis de Storm Thorgerson e Aubrey Powell, norteada pela ideia de se promover as obras a partir de elementos conceituais, que se conectam com as canções do grupo. Essa discussão é extremamente vital para o terceiro eixo deste trabalho, que é a compreensão do caráter intermidiático e multimidiático do Pink Floyd, cujo ápice se dá com o lançamento do disco The Wall, lançado em 1979. Essa obra, na esteira de Animals, de 1977, remete a uma essência autobiográfica de Waters, que foca na sua própria história para narrar a trajetória de Pink, a partir de três mídias: o disco com a capa do Muro, os concertos da turnê com diversos elementos intermidiáticos, em especial as animações de Gerald Scarfe, e a adaptação cinematográfica homônima, dirigida por Alan Parker. Assim, a proposta do trabalho é enfatizar o caráter multimidiático da banda Pink Floyd, trazendo para tal as imagens, animações, transposição fílmica e recursos diversos que denotem a visualidade presente na produção do grupo, Palavras-chave: Pink Floyd. Estudos de Intermidialidade. Multimidialidade. The Wall. Rock Progressivo.
Abstract: This work aims to shed light over a few characteristics in the works of the band Pink Floyd, especially towards three axes: firstly, the intention is to look at the band’s trajectory by means of its biography and a history of their works, aiming to highlight the band’s huge success, amidst internal ego conflicts and fatigue, mainly in the late seventies. Thus, we focus on Pink Floyd’s production and album conception, having the vocalist and bassist Roger Waters as Floyd’s most prominent creator. Secondly, we intend to promote a discussion about the band’s album covers, mainly those conceived by Storm Thorgerson’s and Aubrey Powell’s Hipgnosis, guided by the idea of disclosing the works from conceptual elements, which connects to the band’s tracks. Such discussion is extremely vital to reach the third axis of this work, which is to understand the inter/multimedia traits of the band, whose epitome occurs with the launch of The Wall in 1979. This work, released right after the album Animals in 1977, remits to an autobiographical essence of Roger Waters, who focuses on his own life to create the narrative of the character Pink, from the tripod album/concert/film; the album cover is totally represented by a wall, the tour concerts contain several intermedial elements, especially Gerald Scarfe’s animations, and the film, directed by Alan Parker, contains the same animations, besides telling the story from the perspective of the lyrics and the songs. Therefore, this work intends to emphasize Pink Floyd’s multimedia character, focusing on the images and pictures, the animations and the adaptation of The Wall, as well as other resources which state the visuality present in Floyd’s production. Keywords: Pink Floyd. Intermediality Studies. Multimidiality. The Wall. Progressive Rock.
Notas: Tese apresentada ao Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia, como exigência parcial para a promoção à Classe E de Professor Titular do Magistério Superior.
Palavras-chave: Pink Floyd
Estudos de Intermidialidade
Multimidialidade
The Wall
Rock Progressivo
Intermediality Studies
Multimidiality
Progressive Rock
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Assunto: Linguística
Pink Floyd (Conjunto musical) - História
Grupos de rock - História
Intermidialidade
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: ROBEIRO, Ivan Marcos. Pink Floyd: história, criação e diálogos intermidiáticos com as capas dos discos e com o filme. 2022. 133 f. Tese (Promoção para classe E - Professor Titular) - Instituto de Letras e Linguística, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.5027.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.5027
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36081
Data de defesa: 12-Set-2022
Aparece nas coleções:TESE - Professor Titular (ILEEL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PinkFloydHistória.pdf9.87 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons