Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36075
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSoares, Sunamita da Silva-
dc.date.accessioned2022-09-14T16:53:13Z-
dc.date.available2022-09-14T16:53:13Z-
dc.date.issued2020-10-30-
dc.identifier.citationSOARES, Sunamita da Silva. O gênero conto como interface para o letramento literário a partir do tema feminicídio. 2020. 161 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.331pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36075-
dc.description.abstractIn order to increase the dissemination of literary reading and to provide to students the involvement with the literary text, the purpose of this research consists of the literary literacy proposed through the genre tale on the topic of feminicide. Besides that, in the research, a didactic proposal is presented, basing on the basic sequence of Rildo Cosson and the elements of Hans Kügler’s critical reading. The main objective of this work is to take students to critical reading and, consequently, to the literary literacy and to the underlying questions the texts related to feminicide. This proposal was developed in a class tantamount to an eighth grade class offered to adults that decided to resume their studies at Centro Educacional Incra 9, a rural school located in the satellite city of Ceilândia-DF. Bearing in mind that in order to achieve the objectives, it was necessary to work with the specificities of the genre tale, enhancing students’ reading and interpretation and providing opportunities for discussion about the texts read. It was also incited the dialogue between fictional texts and the historical and cultural context we liveby. Moreover, a reading diary was organized with the students during the application, which allowed us to observe their positions before the readings and whether the development of the proposal contributed to the construction of literary literacy. As a final product, a collective wall was created for them to express their critical positioning on the theme of femicide in line with the literary content that was proposed.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramento Literáriopt_BR
dc.subjectContopt_BR
dc.subjectInterfacept_BR
dc.subjectFeminicídiopt_BR
dc.subjectLiterary Literacypt_BR
dc.subjectTalept_BR
dc.subjectInterfacept_BR
dc.subjectFemicidept_BR
dc.titleO gênero conto como interface para o letramento literário a partir do tema feminicídiopt_BR
dc.title.alternativeThe short story genre as an interface for literary literacy from the theme of femicidept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Khalil, Marisa Martins Gama-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9430138689219946pt_BR
dc.contributor.referee1Coito, Rosilene de Fátima-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4593755793342327pt_BR
dc.contributor.referee2Biella, João Carlos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0293852928162135pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3610822600688240pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoCom o intuito de aumentar a difusão da leitura literária e de proporcionar aos estudantes o envolvimento com o texto literário, a presente pesquisa tem como finalidade o letramento literário através do gênero conto com a temática feminicídio, e apresenta uma proposta didática baseada na sequência básica de Rildo Cosson e nos elementos da leitura crítica de Hans Kügler, tendo como principal objetivo levar os estudantes à leitura crítica e, consequentemente, ao letramento literário e aos questionamentos subjacentes aos textos relacionados ao feminicídio. Essa proposta foi desenvolvida em uma turma de 9º ano do segundo segmento da EJA – Educação de Jovens e Adultos – no Centro Educacional Incra 9, escola rural situada na cidade satélite de Ceilândia-DF. Para atingir os objetivos foi necessário trabalhar as especificidades do gênero conto, valorizando a leitura e interpretação dos estudantes e oportunizando a discussão sobre os textos lidos. Também foi instigado o diálogo entre os textos ficcionais e o contexto histórico e cultural em que vivemos. Além disso, um diário de leitura foi organizado com os estudantes durante a aplicação, o que permitiu observar seus posicionamentos diante das leituras e se o desenvolvimento da proposta contribuiu para a construção do letramento literário. Como produto final, foi criado um mural coletivo para que eles expressassem seus posicionamentos críticos sobre o tema feminicídio em consonância com o conteúdo literário proposto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration161pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.331pt_BR
dc.orcid.putcode119047130-
dc.crossref.doibatchide72b5109-30b5-440f-b725-5e2ba2fdd804-
dc.subject.autorizadoLinguísticapt_BR
dc.subject.autorizadoLetramentopt_BR
dc.subject.autorizadoLiteratura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.autorizadoMulheres - Crimes contrapt_BR
dc.subject.autorizadoLeitura e críticapt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GêneroContoComo.pdfDissertação3.81 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.