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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36069
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Peixinho, Aline de Jesus | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-14T15:15:26Z | - |
dc.date.available | 2022-09-14T15:15:26Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-19 | - |
dc.identifier.citation | PEIXINHO, Aline de Jesus. A construção da escola nacional Florestan Fernandes e a formação político-ideológica dos trabalhadores rurais. 2022. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36069 | - |
dc.description.abstract | This work has as its object the Florestan Fernandes National School (Escola Nacional Florestan Fernandes, ENFF) as a locus of political-ideological training of rural workers organized in the Landless Rural Workers Movement (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, MST). ENFF is an MST enterprise in response to its training necessity to self-organize and train itself in view of the conquest of its struggle flags. Our research, therefore, aims to analyze the process of creating the ENFF, its motivations and its purposes.This study was guided by the following issue: what were the historical determinations that motivated the Landless Rural Workers Movement to create a political-ideological training school? Our study focused on documentary research, which the sources were the documents prepared by the Movement itself on the subject of education, entitled Notebook n°8 “Principles of education in the MST” and Notebook n° 29 “Campaign for the construction of the national school of the MST”. We also resorted to bibliographic research that enabled us to carry out the compared analyses, through the specialized literature of theoretical references, to question and understand the educational thought of the MST and its proposals. Our research allowed us to conclude that the MST, historically, took on the political and formative characteristics of the political party, in the Gramscian conception, namely, organizing, directing and educating its militants according to its own worldview suited to its political purposes. The ENFF, therefore, can be considered the materialization of the educational efforts of the MST and the proof that the Movement was constituted as a collective intellectual, as it offers a political-ideological formation for the Landless rural workers that is organized around themselves. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra | pt_BR |
dc.subject | Landless Rural Workers Movement.Florestan Fernandes National School | pt_BR |
dc.subject | Escola Nacional Florestan Fernandes | pt_BR |
dc.subject | Political party | pt_BR |
dc.subject | Partido político | pt_BR |
dc.title | A construção da escola nacional Florestan Fernandes e a formação político-ideológica dos trabalhadores rurais | pt_BR |
dc.title.alternative | The construction of the Florestan Fernandes national schooland the political-ideological training of rural workers | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Borges Netto, Mario | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7631482288936524 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Quillici Neto, Armindo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6897277608755605 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Morais, Sérgio Paulo | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1338723525544602 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2944544065870912 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objeto a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) enquanto locus de formação político-ideológica dos trabalhadores rurais organizados no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A ENFF é um empreendimento do MST como resposta à sua necessidade formativa. Necessidade esta de se auto-organizar e formar a si mesmo em vista da conquista de suas bandeiras de luta. Nossa pesquisa, portanto, tem por objetivo analisar o processo de criação da ENFF, suas motivações e suas finalidades. Este estudo se orientou pelo seguinte problema: quais as determinações históricas que motivaram o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, criar uma escola de formação política-ideológica? Nosso estudo privilegiou a pesquisa documental, cujas fontes foram os documentos elaborados pelo próprio Movimento sobre a temática da educação, intitulados de Caderno n°8 “Princípios da educação no MST” e Caderno n° 29 “Campanha de construção da escola nacional do MST”. Ainda recorremos a pesquisa bibliográfica que nos possibilitou a realização das análises cotejadas, por meio da literatura especializada dos referenciais teóricos, problematizar e compreender o pensamento educacional do MST e suas propostas. Nossa pesquisa nos permitiu concluir que o MST, historicamente, assumiu as características políticas e formativas do partido político, na concepção gramsciana, quais sejam, organizar, dirigir e educar os seus militantes segundo visão de mundo própria adequado às suas finalidades políticas. A ENFF, portanto, pode ser considerada a materialização dos empenhos educacionais do MST e a prova de que o Movimento se constituiu um intelectual coletivo, pois oferece uma formação político-ideológica para os/as trabalhadores/as rurais Sem Terra que se organiza em torno de si. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 34 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 119046395 | - |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal) |
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