Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36048
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGuimarães, Raquel Pereira-
dc.date.accessioned2022-09-12T20:12:43Z-
dc.date.available2022-09-12T20:12:43Z-
dc.date.issued2022-05-05-
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Raquel Pereira. Tecnologias digitais no ensino não presencial: desafios e possibilidades. 2022. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36048-
dc.description.abstractThe study discusses the issue of technologies in education starting from the issue of the challenges and possibilities of using technologies in non-presential teaching. The methodology sought a qualitative research approach through a bibliographic review carried out from the survey of scientific articles in two national research bases. The results indicate, in general, that, according to the selected articles, the insertion of digital technologies is a very welcome resource, which can provide participation and collaboration in education with the development of fun and enjoyable classes for students, however, it needs the teacher to have a more critical and reflective look, to think and use technologies according to each reality of their students, so that everyone can have access and understand the potential of pedagogical aid they can have. Among the challenges, studies show problems of lack of access to the internet and technological equipment, lack of preparation of teachers and families, among others. Thus, despite the challenges and inequalities of the insertion of digital technologies in non-face-to-face teaching, we saw that they are capable of providing diversified teaching and learning for students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectProcesso de ensino aprendizagempt_BR
dc.titleTecnologias digitais no ensino não presencial: desafios e possibilidadespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Raquel Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9208469507359517pt_BR
dc.contributor.referee1Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0767845397014319pt_BR
dc.contributor.referee2Nunes, Klívia de Cássia Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9412398959184082pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO estudo discute sobre a temática das tecnologias na educação partindo da problemática sobre os desafios e possibilidades do uso de tecnologias no ensino não presencial. A metodologia buscou uma abordagem de pesquisa qualitativa por meio de revisão bibliográfica realizada a partir do levantamento de artigos científicos em duas bases de pesquisas nacionais. Os resultados apontam, de maneira geral que, de acordo com os artigos selecionados, a inserção de tecnologias digitais é um recurso muito bem-vindo, que pode propiciar a participação e colaboração na educação com o desenvolvimento de aulas lúdicas e prazerosas para os alunos, porém necessita que o professor tenha um olhar mais crítico e reflexivo, para pensar e usar tecnologias de acordo com cada realidade de seus alunos, para que todos possam ter acesso e compreendam o potencial de auxílio pedagógico que elas podem ter. Dentre os desafios, os estudos mostram problemas de falta de acesso à internet e à equipamentos tecnológicos, falta de preparo dos professores e das famílias entre outros. Assim, apesar dos desafios e desigualdades da inserção de tecnologias digitais no ensino não presencial, vimos que elas são capazes de proporcionar um ensino aprendizagem diversificado para os alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration18pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TecnologiasDigitaisEnsino.pdf174.77 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons