Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36041
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Componentes produtivos da cultura da soja em áreas com diferentes potenciais produtivos
Autor(es): Casemiro, Rodrigo Figueiredo
Primeiro orientador: Hurtado, Sandro Manuel Carmelino
Primeiro membro da banca: Oliveira, João Paulo Ribeiro de
Segundo membro da banca: Soares, Dayene Cássia de Paula
Resumo: A soja (Glycine max (L.) Merrill) é uma das maiores commodities negociada na bolsa de Chicago (USA). O manejo de uma lavoura, no qual a agricultura de precisão auxilia para as tomadas de decisão, está ligado à interação entre planta e ambiente, o que provoca influência nos componentes de produção da cultura e na expressão do seu potencial produtivo. O objetivo do estudo foi avaliar a interferência que diferentes zonas de manejo e densidades populacionais podem apresentar sobre a definição dos componentes produtivos da cultura da soja. O experimento foi realizado na Fazenda Eldorado, Uberlândia – MG. Para definição das zonas de manejo (ZM) foi realizado a coleta de dados de altitude, condutividade elétrica aparente do solo (CE), matéria orgânica do solo (MOS), argila e capacidade de troca catiônica (CTC). Com os dados e fazendo uso de análises de agrupamento por lógica Fuzzy, definiram-se duas ZM, sendo definidas como de alto e baixo potencial produtivo. Em cada ZM foram estabelecidas parcelas considerando três densidades populacionais para semeadura da soja (230 mil plantas ha-1, 280 mil plantas ha-1 e 330 mil plantas ha-1) e três repetições. Em uma parcela útil de 8 m2 foram coletados dados de altura de plantas, número total de vagens por planta, número de vagens com 1, 2, 3 e 4 grãos e estimada a produtividade de grãos. Os dados permitem concluir diferença para os componentes produtivos da soja para zonas de diferentes potenciais produtivos.
Palavras-chave: Agricultura de precisão
Densidade de plantas
Zonas de manejo
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: CASEMIRO, Rodrigo Figueiredo. Componentes produtivos da cultura da soja em áreas com diferentes potenciais produtivos. 2022. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36041
Data de defesa: 12-Ago-2022
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ComponentesProdutivosCulturas.pdfTCC639.64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.