Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36026
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-5124-0117
Document type: Tese
Access type: Acesso Aberto
Title: Formação didática de professoras da educação infantil com foco no desenvolvimento da personalidade desde a infância
Alternate title (s): Formación didáctica de profesoras de educación infantil centrada en el desarrollo de la personalidad desde la infancia
Author: Ferreira, Ione Mendes Silva
First Advisor: Longarezi, Andrea Maturano
First member of the Committee: Rosa, Sandra Valéria Limonta
Second member of the Committee: Araujo, Elaine Sampaio
Third member of the Committee: Nascimento, Rubem de Oliveira
Fourth member of the Committee: Pessoa, Camila Turati
Summary: Este trabalho está vinculado à Linha de Pesquisa Saberes e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/FACED/UFU) e ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente (GEPEDI). Vincula-se ainda a dois projetos de pesquisa financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), Formação de professores e didática desenvolvimental na Educação Básica e Superior: uma intervenção em escolas públicas mineiras e Ensino Desenvolvimental e pesquisas de intervenção didático-formativas: a unidade pesquisa-formação, ambos coordenados pela Prof.ª Dra. Andréa Maturano Longarezi. A investigação está orientada filosófica e epistemologicamente pelo Materialismo Histórico-dialético (MHD), pela Teoria Histórico-cultural (THC), pela Teoria Desenvolvimental (TD) e pela Teoria Histórico-cultural da Personalidade (THCP). Do ponto de vista metodológico a pesquisa foi desenvolvida a partir de uma Intervenção Didático-formativa (IDF) que se constitui numa ação investigativo-formativa, a partir da qual se faz, de forma intencional, uma intervenção no contexto educacional pela via da formação didática do professor/a. Duas professoras de Educação Infantil da Rede Municipal de Educação da cidade de Goiânia/GO participaram da fase de campo desta pesquisa que teve duração de dois semestre letivos (2º semestre de 2018 e 1º semestre de 2019). O objeto de estudo desta investigação é a relação entre formação didática de professores e o desenvolvimento da personalidade das crianças na Educação Infantil. Nosso problema de pesquisa se circunscreve em saber o que e como movimenta o processo formativo das professoras partícipes da pesquisa para a constituição de uma obutchénie desenvolvedora da personalidade das crianças na Educação Infantil. Definiuse como objetivo principal deste trabalho compreender e analisar o movimento formativo empreendido pelas professoras partícipes desta pesquisa para a organização de uma obutchénie desenvolvedora da personalidade na Educação Infantil. Assume-se como objetivos específicos: 1. propor um processo de IDF com foco na instrumentalização teórico-metodológica na perspectiva da THC e da TD; e 2. apreender as unidades dialéticas conteúdo-forma, imitaçãocriação e ruptura-desenvolvimento desencadeadoras da formação docente para a constituição de uma obutchénie desenvolvedora da personalidade. O método de exposição deste trabalho orientou-se por meio de Isolados, Episódios e Cenas nos quais foi possível identificar, por parte das professoras partícipes desta pesquisa, a vivência dessas unidades dialéticas que, em nossa compreensão, corroboram uma formação didática de orientação dialética e potencialmente desenvolvedora da personalidade das crianças desde a Educação Infantil. Nossas análises confirmaram a Tese de que a formação de professores de Educação Infantil numa perspectiva desenvolvimental, que se dê pela vivência das unidades dialéticas conteúdo-forma, imitaçãocriação e ruptura-desenvolvimento gera a possibilidade de um trabalho didático-pedagógico desenvolvedor da personalidade das crianças dessa etapa educativa e de suas professoras. Conclui-se que a docência e a formação didática desenvolvedora de professores precisam estar articuladas se de fato almejamos o desenvolvimento integral da personalidade de todos os sujeitos, crianças e professoras da Educação Infantil.
Abstract: This work is linked to the Knowledges and Educational Practices Research Line of the Postgraduate Program in Education of the Federal University of Uberlândia (PPGED/FACED/UFU) and the Group of Studies and Research in Developmental Didactics and Teacher Professionalization (GEPEDI). It is also linked to two research projects funded by the Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), Formação de professores e didática desenvolvimental na Educação Básica e Superior: uma intervenção em escolas públicas mineiras and Ensino Desenvolvimental e pesquisas de intervenção didático-formativas: a unidade pesquisa-traformation, both coordinated by Prof. Andréa Maturano Longarezi. The research is guided philosophically and epistemologically by the Historical- Dialectical Materialism (MHD), the Cultural-Historical Theory (THC), the Developmental Theory (TD), and the Cultural-Historical Theory of Personality (THCP). From the methodological point of view, the research was developed from a Didactic-Training Intervention (IDF), which is an investigative-training action, from which an intervention is intentionally made in the educational context through the didactic training of the teacher. Two Kindergarten teachers from the Municipal Education Network of the city of Goiânia/GO participated in the field phase of this research, which lasted two school semesters (second semester of 2018 and first semester of 2019). The object of study of this research is the relationship between didactic training of teachers and the development of children's personality in Early Childhood Education. Our research problem is circumscribed in knowing what and how the formative process of the teachers participating in the research moves towards the constitution of a personality-developing obutchénie of children in Early Childhood Education. The main objective of this work was to understand and analyze the formative movement undertaken by the teachers who participated in this research for the organization of a personality-developing obutchénie in Early Childhood Education. We assume as specific objectives: 1. to propose a process of IDF with focus on the theoretical-methodological instrumentalization in the perspective of THC and DT; and 2. to apprehend the dialectic units content-form, imitation-creation and rupture-development that triggered the teachers' formation for the constitution of a personality-developing obutchénie. The method of exposition of this work was guided by means of isolates, episodes, and scenes in which it was possible to identify, on the part of the teachers participating in this research, the experience of these dialectical units that, in our understanding, corroborate a didactic formation of dialectical orientation and potentially developing the personality of children since Kindergarten. Our analyses confirmed the thesis that the training of Kindergarten teachers from a developmental perspective, which is given by the experience of the dialectical units content-form, imitation-creation, and rupturedevelopment generates the possibility of a didactic-pedagogical work that develops the personality of the children of this educational stage and of their teachers. We conclude that the teaching and didactic developmental training of teachers need to be articulated if we really want the full development of the personality of all subjects, children and teachers of Early Childhood Education.
Keywords: educação infantil
formação de professores
personalidade
teoria histórico-cultural
teoria desenvolvimental
early childhood education
teacher education
personality
cultural-historical theory
developmental theory
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Subject: Educação
Professores - Formação
Educação infantil
Professores alfabetizadores
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: FERREIRA, Ione Mendes Silva. Formação didática de professoras da Educação Infantil com foco no desenvolvimento da personalidade desde a infância. 2021. 260 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.5327
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.5327
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36026
Date of defense: 2-Oct-2021
Appears in Collections:TESE - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FormaçãoDidáticadeProfessoras_pdfA.pdfTese4.02 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons