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dc.creatorFreitas, Guilherme Henrique Arantes-
dc.date.accessioned2022-09-08T16:01:55Z-
dc.date.available2022-09-08T16:01:55Z-
dc.date.issued2022-08-11-
dc.identifier.citationFREITAS, Guilherme Henrique Arantes. O ensino de Geografia e a relevância do livro didático nos primeiros anos de escolarização. 2022. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36020-
dc.description.abstractThe textbook has been present for a long time in the student's life, according to the National Development and Education Fund (FNDE), the National Textbook Plan (PNLD) is one of the founders of literary works of a didactics in Brazil. The textbook is a very important pedagogical instrument for the teaching-learning of any student, historically this instrument is present in the student's life since the imperial period dated in 1822-1889, passing through the First Republic dated in 1889-1930 getting more strong during these two important periods in the history of Brazil. Geography has a range of themes to study and develop, with this the various thoughts, positions and other schools that seek to understand the relationship of how to proceed in the face of a certain geographical thought. This work aimed to carry out a critical analysis of textbooks and the Netbil Educacional teaching platform (both from elementary school grades I, 1st to 5th year), observing how they present the teaching of geography; Associate both teaching instruments in the plan proposed by the National Common Curricular Base (BNCC); Work on the discipline of geography and its elements through the textbook. Taking into account the analysis carried out in the textbooks of the National Book and Teaching Material Program (PNLD) and the Netbil Educacional platform, it is noted that these materials, in general, cover the approach of the content charged by the National Common Curricular Base (BNCC) in relation to the discipline of geography, but certain subjects are incomplete or even lacking.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectLicenciaturapt_BR
dc.subjectGraduationpt_BR
dc.subjectNetbilpt_BR
dc.titleO ensino de Geografia e a relevância do livro didático nos primeiros anos de escolarizaçãopt_BR
dc.title.alternativethe teaching of geography and the relevance of the textbook in the first years of schoolingpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Andreia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2409270362286843pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Andreia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2409270362286843pt_BR
dc.contributor.referee2Magrini, Maria Angélica-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8654620429205520pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Gilma-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8654620429205520pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4214803513856794pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO livro didático se faz presente desde muito tempo na vida do/a aluno/a, de acordo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento e Educação (FNDE), o Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) é um dos fundadores de obras literárias de cunho didáticas no Brasil. O livro didático é um instrumento pedagógico bastante importante para o ensino-aprendizado de qualquer aluno/a, historicamente este instrumento está presente na vida do estudante desde o período imperial datado em 1822-1889, perpassando a Primeira República datado em 1889-1930 ficando mais forte durante esses dois períodos importantes para a história do Brasil. A geografia tem-se um leque de temáticas para se estudar e desenvolver, com isso ocorre os vários pesnamentos, posicionamentos e outras escolas que buscam entender a relação de como proceder diante a determinado pensamento geográfico. Este trabalho teve como objetivo realizar uma analise critica dos livros didáticos e da plataforma de ensino Netbil Educacional (ambos das séries do ensino fundamental I, 1° ano ao 5° ano), observando como estes apresentam o ensino da disciplina de geografia; Associar ambos os instrumentos de ensino no plano proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Trabalhar a disciplina de geografia e seus elementos através do livro didático. Levando em consideração a análise realizada nos livros didáticos do Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) e da plataforma Netbil Educacional, nota-se que esses materiais, de modo geral, contemplam a abordagem do conteúdo cobrado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em relação a disciplina de geografia, porém determinados assuntos mostram-se incompletos ou até mesmo faltosos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseGeografiapt_BR
dc.sizeorduration53pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Geografia (Ituiutaba / Pontal)

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